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  • Manual de Permanência

    O Manual de Permanência tem o objetivo de auxiliar os(as) docentes no acompanhamento dos(as) estudantes no ambiente e-AULA. Conheça os relatórios e as formas de comunicação que podem auxiliar a reduzir a evasão no Calendário Alternativo. Acesse em: Manual de Permanência

  • AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DE SUPORTE AOS DOCENTES DESENVOLVIDAS PELO NATE-UFPel

    Frente ao calendário remoto e as atualizações feitas nas plataformas digitais destinadas à oferta de disciplinas, o NATE desenvolveu uma série de ações visando auxiliar os professores e dar suporte técnico e pedagógico durante este período excepcional.

    O Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais tem enfrentado o desafio de, neste curto espaço de tempo, garantir suporte, atendimento, materiais e canais de apoio aos docentes que estão ofertando disciplinas ou qualquer outro componente curricular durante o calendário remoto. As atividades de apoio são fruto de uma intensa discussão promovida partir da Pró-Reitoria de Ensino onde articula-se uma gama de parceiros, como: o Núcleo de Formação Docente (NUFOR), o Núcleo de Acessibilidade e inclusão (NAI), o Centro de Engenharias (CEng), o comitê UFPel DIGITAL, as Unidades que compuseram desde o início da discussão a Rede NATE e o conselho do NATE.

    Destacam-se sete ações que garantem atendimento personalizado ou acesso a informações para capacitação do docente frente às possibilidades e desafios no ensino online. Conheça quais são:

     

    O “GUIA DOCENTE”

    O “Guia Docente” é um material de apoio que reúne informações sobre o e-AULA. Esta peça constitui um tutorial, passo a passo, das principais funções disponíveis ou necessárias de serem executadas dentro da plataforma:

    https://wp.ufpel.edu.br/nuped/files/2020/09/Guia-Docente.pdf

     

    O “ATENDIMENTO”

    O Atendimento é um canal institucional de suporte no qual o docente pode ter suas dúvidas atendidas individualmente. Neste canal, a equipe de suporte do NATE oferece assistência individual aos docentes e discentes da UFPel. As solicitações devem ser feitas pelo link abaixo:

    https://atendimento.ufpel.edu.br/

     

    As “SALAS DE ATENDIMENTO”

    Quando as demandas levadas até o canal de atendimento não podem ser resolvidas por meio de atendimento assíncrono, ou mesmo por uma questão de preferência do docente, pode ser agendado um atendimento via web conferência, onde há sempre dois bolsistas disponíveis para tirar dúvidas e dar suporte técnico e pedagógico aos docentes de uma forma mais acolhedora e com um feedback instantâneo.

     

    As “OFICINAS DE CAPACITAÇÃO”

    A partir do mês de setembro deste ano, iniciou-se a oferta de oficinas de capacitação aos docentes de cada unidade da universidade. Estas oficinas consistem em encontros síncronos nos quais os docentes acompanham uma exposição preparada pela equipe do NATE e podendo sanar suas dúvidas específicas. Já foram realizadas quatorze oficinas, outras atividades do mesmo cunho já estão previstas neste início de segundo semestre. Em média foram atendidos cinquenta professores por oficina. As oficinas foram notícia no Portal da UFPel:

    http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/09/23/familiarizando-se-com-o-e-aula-e-tema-de-capacitacao-para-docentes/

     

    A “CURADORIA”

    A curadoria é um tipo de suporte que tem ganhado destaque nas metodologias de ensino online. O NATE, que acompanha esta discussão bem de perto, preparou a “Curadoria” voltada para as principais dúvidas identificadas em nossa comunidade. Acesse no link abaixo:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/curadoria/

     

    A “PLAYLIST DO NATE”

    O NATE possui uma Playlist dentro do canal da UFPel no Youtube. Através desta playlist estão ofertados os links de acesso aos principais vídeos tutoriais de suporte ao e-AULA. Confira:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/playlist/

     

    A “CHECKLIST DO NATE”

    A Checklist do NATE é uma publicação de nosso site com uma checklist que deu suporte às oficinas para os docentes. Neste rápido documento apresenta-se uma lista de tarefas básicas que devem ser realizadas sempre que um docente oferece uma disciplina no e-AULA. Segue o link de acesso:

    https://wp.ufpel.edu.br/nate/2020/09/28/checklist-do-nate/

     

  • CONFIRA OS RESULTADOS PRELIMINARES DA PESQUISA SOBRE O CALENDÁRIO REMOTO

    Entre os dias 20 de agosto e 02 de setembro foi realizada uma pesquisa na comunidade acadêmica buscando dados sobre o calendário acadêmico remoto junto à professores/as e estudantes da universidade.

    A pesquisa, de acompanhamento do calendário alternativo, teve como objetivo geral identificar como o NATE/UFPel pode qualificar suas ações e agir em tempo hábil para prover alternativas de auxílio a professores/as e estudantes nesse período de calendário remoto, bem como para o próximo semestre. Após elaboração e apreciação das questões e questionários pela equipe e conselho do NATE, foi solicitado junto à Progic/UFPel os dados sobre matrículas e ofertas de disciplinas constantes no Cobalto.

    Por meio do LimeSurvey (SurveyUFPel), foram enviados os convites para participação na pesquisa. Os questionários dirigiram-se especificamente para cada um dos 7 grupos  analisados: monitores virtuais; estudantes de pós-graduação regularmente matriculados/as e NÃO matriculados no calendário alternativo; estudantes de pós-graduação regularmente matriculados/as e matriculados no calendário alternativo; docentes (de graduação e pós) que ofertaram disciplinas no calendário alternativo; docentes (de graduação e pós) que NÃO ofertaram disciplinas no calendário alternativo; estudantes de graduação regularmente matriculados/as e NÃO matriculados no calendário alternativo e estudantes de graduação regularmente matriculados/as e matriculados no calendário alternativo.

    Destaca-se a participação de todos/as convidados/as, entre eles/as, os/as docentes que ofertaram disciplinas no calendário alternativo: em 25/08/2020 todos/as os/as 842 docentes deste grupo receberam o questionário e até 01/09/2020, final do prazo para participação, obtivemos 481 questionários concluídos, o que representa 57,1% do número de convites enviados e um intervalo de confiança de 99,9%, conforme cálculo realizado utilizando o OpenEpi.

    Confira os detalhes nos PDF’s abaixo:

    Pesquisa com docentes (de graduação e/ou pós)que ofertaram disciplinas

    Pesquisa com docentes (de graduação e/ou pós) sem oferta de disciplinas

    Pesquisa com estudantes de graduação matriculados

    Pesquisa com estudantes de graduação sem matrícula

    Pesquisa com estudantes de pós-graduação matriculados

    Pesquisa com estudantes de pós-graduação sem matrícula

    Divulgacão NATE-UFPel

  • Você sabe o que é FAQ?

    São as iniciais de Frequently Asked Questions, isto é: Questões Perguntadas Frequentemente, ou o mais usual: PERGUNTAS FREQUENTES.

    Visando dar fluidez ao atendimento da comunidade acadêmica da UFPel durante o Calendário Alternativo, o Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais da UFPel (NATE-UFPel) elaborou nossa própria FAQ.

    Quer saber as dificuldades mais comuns no início do primeiro semestre de 2020? Acesse a matéria e o gráfico que montamos pra você: https://wp.ufpel.edu.br/nate/2020/08/05/as-duvidas-surgem-no-caminho/

    Mas se quiser ir para nossa FAQ e encontrar as respostas que procura é só clicar na imagem:

    Imagem do FAQ

    Divulgacão NATE-UFPel
  • As dúvidas surgem no caminho!

    Sabemos que o acesso à tecnologia digital em nossa sociedade, mesmo no meio acadêmico, ainda é limitado. Além disto, o bom uso das ferramentas na plataforma usada pela universidade (Moodle) será fruto do próprio exercício de produção de conhecimento. No entanto, as dúvidas surgem no caminho e é neste momento que o NATE pode lhe ajudar. Acesse o atendimento.ufpel.edu.br! Este é o canal para quem quer encontrar soluções para seus questionamentos.

    Confira no gráfico de nosso suporte às principais dúvidas do início do semestre:

    Gráfico de ações do NATE

    FAQ Atendimento

    Munidos com estas informações montamos um sistema de perguntas frequentes (FAQ) que contém a solução para as dúvidas que mais recebemos, visando dar agilidade e comodidade para os professores e estudantes que precisem de ajuda.

    Acesse nossa FAQ pelo link: https://wp.ufpel.edu.br/nate/suporte/perguntas-freq-faq/

    Divulgacão NATE-UFPel
  • Curadoria Digital

    Você sabe o que é curadoria digital? É o processo de encontrar, selecionar, agrupar, organizar e compartilhar material relevante sobre assunto específico (CAMAS; FOFONCA; HARDAGH, 2020).

    Na curadoria é possível selecionar conteúdos específicos e científicos para a composição e desenvolvimento de uma aula interessante e criativa com ênfase no ensino-aprendizagem e construção do conhecimento científico. Tal estratégia, proporciona que o acadêmico possa construir, co-criar e ressignificar os conteúdos compartilhados pelo docente.

    Etimologicamente, a palavra curadoria tem origem do latim “curator”, que quer dizer “aquele que administra”, “aquele que tem cuidado e apreço”. O ato de “curar” está relacionado com o zelo, cuidado e atenção com alguma coisa.
    A curadoria parecer ser um assunto novo no meio acadêmico digital, mas é relevante e se bem elaborado torna-se parte da didática-pedagógica digital. O intuito da curadoria são os conteúdos digitais, possibilitar os múltiplos formatos e linguagens como estratégias no ensino-aprendizagem.

    O NATE tem essa preocupação em propiciar aos formandos do curso do NATE digital, este aporte diversificado de materiais didático-pedagógicos para uma melhor prática no ensino-aprendizagem. Motivar aos docentes do ensino superior, a investigar a prática da curadoria, para otimização de seus processos pedagógicos, para diversificação dos conteúdos digitais e para um ensino-aprendizagem mais interativo, colaborativo e científico. Propiciar aos discente este aprendizado crítico-reflexivo, criativo, inovador, tecnológico, versando sempre com o ensino-aprendizagem científico.

    A curadoria é uma temática que pode auxiliar os docentes em suas práticas pedagógicas e tecnológicas, por isso, é uma abordagem convidativa que sugere investigação e análise para melhor conhecer os processos para a implantação da curadoria. Neste sentido, o NATE Formação pode ajudá-los, nos processo pedagógicos e tecnológicos e no desenvolvimento da curadoria digital. Caso você tenha interesse em conhecer os projetos e ações do NATE, entre em contato conosco, teremos o privilégio de ajudá-los através desse sentimento e prática colaborativa.

    Divulgacão NATE-UFPel

  • Novo canal de atendimento

    Consultou nossa FAQ (perguntas frequentes) e não encontrou uma reposta para sua dúvida? O Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE) possui um novo canal de atendimento disponível em: https://atendimento.ufpel.edu.br/, abra um ticket para que possamos lhe ajudar.

  • Materiais de Apoio

    Acesse os documentos orientadores produzidos pelo Comitê UFPel Digital, Pró-Reitorias e o Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE) neste link aqui. Novos materiais são incluídos diariamente!