Início do conteúdo
    Notícias
  • SUBMISSÕES DE RESUMO PRORROGADAS – “Diálogos sobre Experiências Exitosas no Ensino Remoto”

    O Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove, no dia 26 de setembro, o evento “Diálogos sobre Experiências Exitosas no Ensino Remoto”. O encontro e o e-book constituído das publicações feitas no evento têm a intenção de dialogar com os docentes sobre as experiências vivenciadas durante a imersão no ensino remoto emergencial (ERE), no intuito de identificar as possibilidades e limites trazidos pelo ERE e suas implicações no retorno a presencialidade. As submissões foram prorrogadas até o dia 21 de setembro.
    Experiências/práticas exitosas são experiências que tratam não somente de aprendizagem ou de ensino de conteúdos, mas também de aprendizagem ou de ensino de atitudes, de comportamentos que potencializam as capacidades de aprender e de ajudar os outros, que cada participante do processo possui. Outro ponto que é possível relacionar ao uso de práticas exitosas está associado aos diferentes recursos de aprendizagem que um professor busca utilizar para se sentir mais próximo de seu aluno/a/e, compreendê-lo/a/e em suas especificidades e, assim, promover uma aprendizagem mais significativa para cada um.
    Para participar do evento ou como autor, ou como ouvinte, realize sua inscrição no link: https://l.ufpel.edu.br/6pcxb5
    Para o envio de resumos, é necessário fazer download do template e enviar seu resumo até 21/09/2022: https://l.ufpel.edu.br/rynwcm

    Estamos ansiosos pela sua colaboração.

  • Inscrições abertas para o MOOC H5P!

    O Mooc H5P foi cocriado com objetivo de auxiliar o professor a introduzir elementos de “gamificação”, (metas, regras, engajamento e sistema de feedbacks), ao longo da disciplina, tornando os conteúdos mais atrativos para os acadêmicos, potencializando o processo de aprendizado.

    Àqueles a bordo, podem esperar por diversão e aprendizado.

    Estação Espacial: e-PROJETO.

    As condições meteorológicas não vão atrapalhar a missão.

    Para fazer parte desta aventura, basta se inscrever em: https://l.ufpel.edu.br/qw2q6t

    Assim como foguete, o aprendizado não tem ré!

  • EDITAL CLHD 03/2022 – TUTORIA PRESENCIAL – Reabertura

    A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a formação de Cadastro de Reserva de bolsistas UAB/CAPES para a função de TUTORIA PRESENCIAL junto ao Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD).

    Os bolsistas serão selecionados e atuarão no apoio ao Curso de Licenciatura em História a Distância atendendo ao regramento estabelecido pela Portaria CAPES Nº 102, de 10 de maio de 2019; Portaria CAPES 139, de 13 de julho de 2017; Portaria CAPES nº 183, de 21 de outubro de 2016 e demais regulamentações aplicáveis.

    Maiores informações no arquivo a seguir:

    edital tutores presenciais reabertura (1)

  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – “Diálogos sobre Experiências Exitosas no Ensino Remoto”

    CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

    Em março de 2020 o mundo se deparou com a pandemia causada pela COVID19, uma das maiores crises sanitárias já vivenciadas pela humanidade. A situação pandêmica alterou o cotidiano da educação superior exigindo novas formas de organização do trabalho docente. Em um curto prazo, professores e estudantes migraram do ensino presencial para o ensino remoto emergencial.

    Imersos nesse “novo” contexto educacional, o evento “Diálogos sobre Experiências Exitosas no Ensino Remoto” e o e-book constituído das publicações feitas no referido Evento têm a intenção de dialogar com os docentes sobre as experiências vivenciadas durante a imersão no ensino remoto emergencial (ERE), no intuito de identificar as possibilidades e limites trazidos pelo ERE e suas implicações no retorno a presencialidade.

    Torna importante esclarecer que experiências/práticas exitosas são experiências que tratam não somente de aprendizagem ou de ensino de conteúdos, mas também de aprendizagem ou de ensino de atitudes, de comportamentos que potencializam as  capacidades de aprender e de ajudar os outros, que cada participante do processo possui. Outro ponto que podemos relacionar ao uso de práticas exitosas está associado aos diferentes recursos de aprendizagem que um professor busca utilizar para se sentir mais próximo de seu aluno/a/e, compreendê-lo/a/e em suas especificidades e, assim, promover uma aprendizagem mais significativa para cada um. 

    Para participar do evento ou como autor, ou como ouvinte, realize sua inscrição no link: https://l.ufpel.edu.br/6pcxb5

    Para o envio de resumos, é necessário fazer download do template e enviar seu resumo até 02/09/2022: https://l.ufpel.edu.br/rynwcm

    Aguardamos sua colaboração.

  • Edital CLHD 02/2022 Professor Formador – Retificado

    Edital nº 02/2022, de 23 de junho de 2022, da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função temporária de PROFESSOR FORMADOR – áreas de História da Idade Média e de Fundamentos Socio-Históricos e Filosóficos da Educação – para atuar no Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância, dentro do Programa da Universidade Aberta do Brasil, atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público e de acordo com a RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 26, de 5 de junho de 2009 e suas alterações, com a Resolução Nº 8, DE 30 DE ABRIL DE 2010 e pelo Ofício 20/2011 da DED/CAPES, e com as Portarias CAPES nº 183 de 21/10/2016, n°15 de 23/01/2017, nº 249 de 08/12/2018.

    Maiores informações no arquivo a seguir:

    Edital História da Idade Média

    Atenção: O Quadro “Critérios para avaliação do currículo (para uso dos candidatos)” deverá ser enviado junto com os demais documentos.

    quadro pontos candidatos – Versão Word

    quadro pontos candidatos – Versão PDF