EDITAL CLHD 04/2022 – TUTORIA PRESENCIAL
EDITAL CLHD 04/2022 – TUTORIA PRESENCIAL
Resultado Parcial
Maiores informações no arquivo abaixo:
EDITAL CLHD 04/2022 – TUTORIA PRESENCIAL
Resultado Parcial
Maiores informações no arquivo abaixo:
Homologação das Inscrições
Maiores informações no arquivo a seguir:
Confira mais detalhes no link abaixo
Para maiores informações consulte o link abaixo.
Para maiores informações confira o link abaixo.
Para maiores informações clique no link abaixo.
Para mais informações veja o arquivo abaixo
A Pró-Reitoria de Ensino, torna pública a abertura de processo seletivo para seleção de BOLSISTAS, AUXILIARES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS I e II , que atuarão junto ao Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED), conforme editais que seguem:
Maiores informações podem ser obtidas pelo email: nuped@ufpel.edu.br
O NUPED divulga a programação do evento “Diálogos sobre Experiências Exitosas no Ensino Remoto”
Manhã do dia 26/09
9h – Abertura e composição da Mesa
9h30min às 10h30min – Compartilhando experiência sobre o ERE e seus impactos no presencial: A EAD como valor estratégico para IES Federais.
Os participantes serão: Christiano Otero Ávila (UFPel) e Rosaura Espírito Santo da Silva (UFPel) , Zélia Couto (FURG), Cristiane Quintana (FURG) e Alexandre Quintana (FURG) e representantes da UFSM.
10h30min às 10h45min – Intervalo
10h 45min às 11h 15min – Oficina de Software Livre no suporte ao ensino remoto e a EaD na UFPel – Equipe SGTIC
11h 15min às 11h 45min – Oficina de Software Livre na educação e recursos educacionais abertos (REA) – Equipe NUPED
Tarde do dia 26/09
Sessões Temáticas a partir dos resumos recebidos – cada autor terá 10 minutos para expor sua experiencia exitosa. Torna importante esclarecer que não há necessidade da confecção de slides, pois trata-se de uma roda de conversa.
Auditório – Élio Paulo Zonta (UFPEL – Campus Anglo)
13h30min às 15h: Primeira Roda de Conversa – Método Ativo de Ensino
Ordem de Apresentação | Título | Autores |
1 | A PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE MATEMÁTICA POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA DURANTE O ENSINO REMOTO | CÍDERO NACHTIGALL; CARLA DENIZE OTT FELCHER |
2 | UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA O INCREMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | HELENA BÜLOW MATIAS; SANDRA MARA DA ENCARNAÇÃO FIALA RECHSTEINER; HENRIQUE DE FREITAS JALIL; ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES |
3 | PROJETO GAMA: ACOMPANHANDO A APRENDIZAGEM E INCENTIVANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES DURANTE O ENSINO REMOTO | LUCIANA CHIMENDES; REJANE PERGHER; CÍCERO NACHTIGALL |
4 | O USO DO PADLET EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO | TANISE PAULA NOVELLO; CARLA DENIZE OTT FELCHER |
5 | ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA UFSM/FREDERICO WESTPHALEN-RS |
SIDNEI RENATO SILVEIRA; CRISTIAN O BERTOLINI |
6 | GERAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA | JERRI TEIXEIRA ZANUSSO; JÚLIA MARTINS RODRGUES |
Intervalo das 15h às 15h30
Sala 415 (UFPEL – Campus Anglo)
15h30 às 17h – Segunda Roda de Conversa – Métodos Inovadores de Ensino
Ordem de Apresentação | Título | Autores |
1 | CRIAÇÃO DE MEMES POR LICENCIANDOS: UMA PRÁTICA DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO | CARLA DENIZE OTT FELCHER; TANISE PAULA NOVELLO |
2 | A APRENDIZAGEM QUE FAZ SENTIDO: VERSÕES DA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO | GIOVANA FAGUNDES LUCZINSKI; AMANDA HARTWIG DE HARTWIG; LUISA LISLIE BOTH GRIEBLER |
3 | PRÁTICAS ONLINE DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA DAS BLOGUEIRAS | RENATA TOMAZ DO AMARAL RIBEIRO; GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES; JANICE ALVES TRAJANO; RENATA MENASCHE |
4 | ENVOLVENDO FILOSOFIA-MATEMÁTICA-PENSAMENTO COMPUTACIONAL X TEMPOS PANDÊMICOS | VANESSA MATTOSO CARDOSO; ELIEZER DOS SANTOS OLIVEIRA; WALKIRIA CORDENONZI |
5 | O ENSINO REMOTO: AÇÕES QUE ULTRAPASSAM FORTEIRAS DA UNIVERSIDADE | LARISSA TAVARES MARTINS |
6 | O TEATRO FÓRUM NO FORMATO DE RÁDIO NOVELA NA DISCIPLINA LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES | LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN; DIULIANA LEANDRO; OTTONI DE LEON |
Auditório – Élio Paulo Zonta (UFPEL – Campus Anglo)
15h30 às 18h:Terceira Roda de Conversa – Utilização de TIC como suporte a Métodos Inovadores e Avaliação.
Ordem de Apresentação | Título | Autores |
1 |
A PRÁTICA DA DISCIPLINA DE HISTOLOGIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) |
SANDRA MARA DA ENCARNAÇÃO FIALA RECHSTEINER; ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES; HENRIQUE DE FREITAS JALIL |
2 | A PRÁTICA DA DISCIPLINA DE GEOQUÍMICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | VITER MAGALHÃES PINTO; EMANUÉLLE SOARES CARDOZO; JOHNY BARRETO ALVES |
3 | FERRAMENTAS E-LEARNING PARA O ENSINO EM ANATOMIA HUMANA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) | MATEUS CASANOVA DOS SANTOS; JULIA BRAGA DIAS, GABRIELA KRAUSE DA SILVA |
4 | A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E O POTENCIAL DO TRABALHO EM COLABORAÇÃO | FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO; ANALISA ZORZI; ANDRISA KAMEL ZANELLA |
5 | AVALIAÇÃO FORMATIVA MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO POTENCIALIZADOR PARA AS APRENDIZAGENS | PHILIPPE RIEFFEL BREIDE; LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN |
6 | QUAL É A MINHA RAÇA UFPEL? | CÁSSIO CASSAL BRAUNER; GIOVANI FIORENTINI, ISADORA RODRIGUES DE OLIVEIRA, RAFAELLA DA ROSA DE BARROS, KAUANI BORGES CARDOSO |
7 |
REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ENSINO REMOTO EM CONDI- Ç ÕES EMERGENCIAIS: UMA AN ÁLISE FRENTE AS DIFERENTES APRENDIZAGENS ENVOLVIDAS |
FRANCIELLE MOLON DA SILVA |
Para maiores informações acesse o arquivo abaixo.
Ficha de Inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfpUde86WDgs-hN-ekuN6ShPJvcwzgZjhhB5uieDHZAIoEUJw/viewform