Início do conteúdo
    Notícias
  • SELEÇÃO DE AUXILIARES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS I e II – NUPED/PRE/UFPEL

    A Pró-Reitoria de Ensino, torna pública a abertura de processo seletivo para seleção de BOLSISTAS, AUXILIARES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS I e II , que atuarão junto ao Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED), conforme editais que seguem:

    ERRATA:
    No Edital 002 – ATPII onde se lê:
    3.3. As inscrições para este Processo Seletivo deverão ser realizadas no período compreendido entre 15 (quinze) e 17 (dezessete) do mês de Junho, através do preenchimento do formulário de inscrição
    on-line, disponível em https://l.ufpel.edu.br/bolsistaposgradnuped.
    Leia-se:
    3.3. As inscrições para este Processo Seletivo deverão ser realizadas no período compreendido entre 27 (vinte e sete) e 29 (vinte e nove) do mês de Setembro, através do preenchimento do formulário de inscrição
    on-line, disponível em https://l.ufpel.edu.br/bolsistaposgradnuped.
    No Edital 002 – ATPII onde se lê:
    Anexo I, na função “Revisão Linguística”, na Descrição:
    Revisa materiais informativos, manuais, tutoriais, materiais de divulgação, impressos e digitais, entre outros, do Departamento de Educação a Distância do Instituto Federal de Santa Catarina, de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.
    Leia-se:
    Revisa materiais informativos, manuais, tutoriais, materiais de divulgação, impressos e digitais, entre outros, de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

     

    Maiores informações podem ser obtidas pelo email: nuped@ufpel.edu.br

  • Programação do evento “Diálogos sobre Experiências Exitosas no Ensino Remoto”

     

    O NUPED divulga a programação do evento “Diálogos sobre Experiências Exitosas no Ensino Remoto”

     

    Manhã do dia 26/09

    9h – Abertura e composição da Mesa

    9h30min às 10h30min – Compartilhando experiência sobre o ERE e seus impactos no presencial: A EAD como valor estratégico para IES Federais.

    Os participantes serão: Christiano Otero Ávila (UFPel) e Rosaura Espírito Santo da Silva  (UFPel) , Zélia Couto (FURG), Cristiane Quintana (FURG) e Alexandre Quintana (FURG) e representantes da UFSM.

    10h30min às 10h45minIntervalo

    10h 45min às 11h 15min – Oficina de Software Livre no suporte ao ensino remoto e a EaD na UFPel – Equipe SGTIC

    11h 15min às 11h 45min – Oficina de Software Livre na educação e recursos educacionais abertos (REA) – Equipe NUPED

     

     

    Tarde do dia 26/09

    Sessões Temáticas a partir dos resumos recebidos – cada autor terá 10 minutos para expor sua experiencia exitosa. Torna importante esclarecer que não há necessidade da confecção de slides, pois trata-se de uma roda de conversa.

     

    Auditório – Élio Paulo Zonta (UFPEL – Campus Anglo) 

    13h30min às 15h: Primeira Roda de Conversa – Método Ativo de Ensino

     

    Ordem de Apresentação Título Autores
    1 A PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE MATEMÁTICA POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA DURANTE O ENSINO REMOTO CÍDERO NACHTIGALL; CARLA DENIZE OTT FELCHER
    2 UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA O INCREMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL HELENA BÜLOW MATIAS; SANDRA MARA DA ENCARNAÇÃO FIALA RECHSTEINER; HENRIQUE DE FREITAS JALIL; ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES
    3 PROJETO GAMA: ACOMPANHANDO A APRENDIZAGEM E INCENTIVANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES DURANTE O ENSINO REMOTO LUCIANA CHIMENDES; REJANE PERGHER; CÍCERO NACHTIGALL
    4 O USO DO PADLET EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO TANISE PAULA NOVELLO; CARLA DENIZE OTT FELCHER
    5 ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA UFSM/FREDERICO WESTPHALEN-RS

    SIDNEI RENATO SILVEIRA; CRISTIAN

    O BERTOLINI

    6 GERAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA JERRI TEIXEIRA ZANUSSO; JÚLIA MARTINS RODRGUES

     

    Intervalo das 15h às 15h30

     

    Sala 415 (UFPEL – Campus Anglo) 

    15h30 às 17h – Segunda Roda de Conversa – Métodos Inovadores de Ensino

     

    Ordem de Apresentação Título Autores
    1 CRIAÇÃO DE MEMES POR LICENCIANDOS: UMA PRÁTICA DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO CARLA DENIZE OTT FELCHER; TANISE PAULA NOVELLO
    2 A APRENDIZAGEM QUE FAZ SENTIDO: VERSÕES DA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO GIOVANA FAGUNDES LUCZINSKI; AMANDA HARTWIG DE HARTWIG; LUISA LISLIE BOTH GRIEBLER
    3 PRÁTICAS ONLINE DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A EXPERIÊNCIA DAS BLOGUEIRAS RENATA TOMAZ DO AMARAL RIBEIRO; GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES; JANICE ALVES TRAJANO; RENATA MENASCHE
    4 ENVOLVENDO FILOSOFIA-MATEMÁTICA-PENSAMENTO COMPUTACIONAL X TEMPOS PANDÊMICOS VANESSA MATTOSO CARDOSO; ELIEZER DOS SANTOS OLIVEIRA; WALKIRIA CORDENONZI
    5 O ENSINO REMOTO: AÇÕES QUE ULTRAPASSAM FORTEIRAS DA UNIVERSIDADE LARISSA TAVARES MARTINS
    6 O TEATRO FÓRUM NO FORMATO DE RÁDIO NOVELA NA DISCIPLINA LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN; DIULIANA LEANDRO; OTTONI DE LEON

     

    Auditório – Élio Paulo Zonta (UFPEL – Campus Anglo) 

    15h30 às 18h:Terceira Roda de Conversa – Utilização de TIC como suporte a Métodos Inovadores e Avaliação.

     

    Ordem de Apresentação Título Autores
    1

    A PRÁTICA DA DISCIPLINA DE HISTOLOGIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

    EMERGENCIAL (ERE)

    SANDRA MARA DA ENCARNAÇÃO FIALA RECHSTEINER; ROSANGELA FERREIRA

    RODRIGUES; HENRIQUE DE FREITAS JALIL

    2 A PRÁTICA DA DISCIPLINA DE GEOQUÍMICA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL VITER MAGALHÃES PINTO; EMANUÉLLE SOARES CARDOZO; JOHNY BARRETO ALVES
    3 FERRAMENTAS E-LEARNING PARA O ENSINO EM ANATOMIA HUMANA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) MATEUS CASANOVA DOS SANTOS; JULIA BRAGA DIAS, GABRIELA KRAUSE DA SILVA
    4 A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E O POTENCIAL DO TRABALHO EM COLABORAÇÃO FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO; ANALISA ZORZI; ANDRISA KAMEL ZANELLA
    5 AVALIAÇÃO FORMATIVA MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO POTENCIALIZADOR PARA AS APRENDIZAGENS PHILIPPE RIEFFEL BREIDE; LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN
    6 QUAL É A MINHA RAÇA UFPEL? CÁSSIO CASSAL BRAUNER; GIOVANI FIORENTINI, ISADORA RODRIGUES DE OLIVEIRA, RAFAELLA DA ROSA DE BARROS, KAUANI BORGES CARDOSO
    7

    REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ENSINO REMOTO EM CONDI-

    Ç ÕES EMERGENCIAIS: UMA AN ÁLISE FRENTE AS DIFERENTES APRENDIZAGENS ENVOLVIDAS

    FRANCIELLE

    MOLON DA SILVA