Homologação – Edital No 01/2023 – Seleção Professor Formador
Maiores informações no arquivo a seguir:
Maiores informações no arquivo a seguir:
Convidamos todos os estudantes de licenciatura a se juntarem a nós para uma palestra enriquecedora com a Professora Cris Elena. Com uma sólida formação em matemática e uma paixão pela aplicação de programação e robótica em sala de aula, a Professora Cris Elena apresenta novas perspectivas para a educação básica. Esta é uma oportunidade imperdível para aqueles que buscam inspiração e ferramentas para motivar e engajar suas futuras gerações de alunos.
A programação e a robótica vão além do entretenimento. Elas são poderosas aliadas para o desenvolvimento de competências essenciais, como a capacidade de abstração, decomposição de problemas, generalização e o pensamento algorítmico. Ao incorporar essas habilidades em suas práticas pedagógicas, você estará preparando seus alunos para os desafios do século XXI.
A Professora Cris Elena compartilhará suas experiências de anos utilizando a programação e a robótica em sala de aula, apresentando um panorama realista e inspirador das possibilidades que essas ferramentas podem trazer para a educação. Não perca a chance de se juntar a esta jornada de descoberta e transformação educacional. Venha e descubra como você pode fazer a diferença na vida de seus futuros alunos!
Salas:
A UFPel é uma universidade essencialmente presencial e assim permanecerá. As discussões sobre o ensino a distância, total ou parcialmente em cursos que são propícios a este formato, se tornam importantes, sobretudo pelo movimento e avanços na área tecnológica. Tais avanços não podem ser ignorados; mudanças no contexto político, econômico e social com consequências, dentre outras, nas possibilidades concretas das pessoas ingressarem e se manterem na universidade devem ser discutidas bem como as formas tradicionais de organização, remetendo para a busca de alternativas de mudanças, garantindo a qualidade reconhecida nas IFEs públicas.
Nos últimos anos, a EaD tem experimentado um aumento expressivo no número de cursos e estudantes matriculados. Com a pandemia da COVID-19, essa tendência se intensificou ainda mais, tornando a EaD uma modalidade importante no cenário do ensino superior. Dados do último Censo da Educação Superior (2021), mostram que, de um total de aproximadamente quatro milhões de ingressantes, 62% ingressaram em cursos a distância. Também é possível verificar que, em relação ao total de matriculados em cursos superiores – perto de 9 milhões – 41% estão vinculados a cursos EaD.
Nesse contexto, é fundamental que as universidades públicas, como a nossa, estejam à frente na produção e disseminação de conhecimento sobre essa modalidade de ensino. Entender as melhores práticas, os desafios enfrentados e as oportunidades oferecidas pela EaD é crucial para garantir que nossos estudantes e docentes possam usufruir de experiências educacionais que já se mostraram ricas e significativas. Também é importante estarmos atentos às novas tecnologias digitais e seus impactos na educação, em especial a Inteligência Artificial (IA), que tende a influenciar cada vez mais o ensino presencial e, principalmente, a EaD. Acompanhar e compreender essas tendências tecnológicas nos permitirá integrar essas inovações em nossas práticas pedagógicas.
Assim, acompanhar e compreender essas tendências tecnológicas nos permitirá integrar essas inovações em nossas práticas pedagógicas.
Seguem links que permitirão a participação:
Caso tenha interesse em assistir a palestras, oficinas, práticas exitosas e conhecer pesquisas relacionadas a tecnologias digitais na educação e EaD, faça sua inscrição como ouvinte – inscrições no seguinte link: https://l.ufpel.edu.br/Inscricoeseventouabnuped
Você também pode enviar seu resumo sobre práticas exitosas e/ou pesquisas – inscrições até 23/06/2023: https://l.ufpel.edu.br/inscricaodeartigosUABNUPED
Cronograma (atualizado dia 02/06): Construção_Programação evento UAB
Para maiores informações consulte o arquivo abaixo
EDITAL 01 de 2023 para Professor Pesquisador do curso de Letras Espanhol EAD – Resultado
Maiores informações no arquivo a seguir:
A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), por meio da Pró-Reitoria de Ensino, torna pública a abertura de processo seletivo para seleção de BOLSISTAS, alunos de pós-graduação, que atuarão como AUXILIARES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS II junto ao Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED).
Maiores informações no arquivo a seguir:
A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), por meio da Pró-Reitoria de Ensino, torna pública a abertura de processo seletivo para seleção de BOLSISTAS, alunos de graduação, que atuarão como AUXILIARES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS I junto ao Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED).
Maiores informações no arquivo a seguir:
Resultado final do Edital nº 0084/2023 – Vagas Remanescentes Seleção de Estudante Regular (01/2023).
Para conferir o resultado clique aqui
Edital nº 01/2023, de 17 de MARÇO de 2023, da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado, para a função de PROFESSOR FORMADOR I para atuar no Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol na modalidade a distância, dentro do Programa da Universidade Aberta do Brasil, atendendo à PORTARIA Nº 102, DE 10 DE MAIO DE 2019, que regulamenta o Art. 7º da Portaria CAPES nº 183, de 21 de outubro de 2016, que prevê a realização de processo seletivo com vistas à concessão das bolsas UAB criadas pela Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, e à PORTARIA Nº 139, DE 13 DE JULHO DE 2017, que por sua vez altera a Portaria nº 183, de 21 de outubro de 2016, que regulamenta as diretrizes para concessão e pagamento de bolsas aos participantes da preparação e execução dos cursos e programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Maiores informações no arquivo a seguir:
Edital complementar para seleção de alunos do curso de especialização em Educação Física Escolar.
Maiores informações no arquivo a seguir: