Início do conteúdo
Hulha Negra

O Município

O município de Hulha Negra surgiu em torno da estação rodoviária construída em 1884, em torno da qual se formou uma comunidade, inicialmente batizada de Rio Negro, nome alterado na década de 40. A pecuária e as charqueadas foram as principais atividades econômicas até o final dos anos 30, substituídas pelo frigorífico, hoje Pampeano. A colonização alemã, que teve início em 1925, também foi muito importante para o município. A principal atividade econômica desses colonizadores era o plantio do trigo, que inclusive deu nome a comunidade chamada Trigolândia. A exploração do carvão também foi uma atividade econômica desenvolvida no município até o início dos anos 50 e ainda tem potencial para exploração futura. No final dos anos 70 teve início o processo de assentamento de famílias provenientes da reforma agrária, sendo que hoje o município possui 23 assentamentos, com mais de 800 famílias. O município, antes distrito de Bagé, teve sua emancipação em 1992.

A Educação

Com relação à educação, o município conta hoje com uma estrutura que vai desde a Educação Infantil até o Ensino Superior através do Polo da Universidade Aberta do Brasil. A educação a distância tem representado para os moradores do município e de municípios próximos, a oportunidade de ingressar no Ensino Superior, pois, de outro modo teriam que se deslocar até o município de Bagé, gerando custos e demanda maior de tempo. Além disso, a vinda de alunos e professores de outros municípios tem gerado um movimento maior no comércio local, gerando renda para o município.

O Polo

O Polo UAB de Hulha Negra foi inaugurado em 20 de julho de 2007. Possui laboratório com 30 computadores, biblioteca, secretaria, banheiros e também temos a possibilidade de utilizar as instalações da escola municipal que fica anexa ao Polo.

Cidade/Estado: Hulha Negra, Rio Grande do Sul, Brasil
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, S/nº
Telefone: (53) 3249-1365
Email: polouabhulhanegra@gmail.com
Coordenadora: Profª Ariane Ribeiro Souza

Redes Sociais: Facebook

Veja os cursos e atividades  da UFPel desenvolvidas na cidade de Hulha Negra