Início do conteúdo
Cruz Alta

O Município

A população de Cruz Alta e região, principalmente as pessoas de média e baixa renda, sempre encontraram dificuldades de acesso ao ensino público superior pela distância geográfica dos centros que possuem universidades públicas e também pela dificuldade de manter-se nas cidades com oferta de cursos superiores públicos.
Em 11 de abril de 2006, o poder público municipal formalizou proposta junto ao MEC para a criação do polo que se chamaria Polo de Apoio Presencial Cruz Alta/RS e estaria localizado na Rua Fernando Ferrari, bairro Brum I, s/n, junto da Escola Municipal de ensino Fundamental Professor Frederico Baiocchi.
Na proposta em questão, o poder público municipal buscava com a ação contribuir com a ampliação de políticas para a universalização do acesso à educação para os moradores de Cruz Alta e da região, que tinham dificuldades no acesso ao ensino superior. Na ocasião a gestão municipal preocupou-se não apenas com a oferta do ensino público superior no município, mas também com a qualidade dessa educação. Nesse sentido, viabilizou outro espaço físico para o Polo UAB, não mais compartilhado com uma escola municipal, o que dificultaria a realização das atividades acadêmicas e optou por mudar o polo de local. Um imóvel localizado no centro do município foi destinado ao polo, possuindo três pavimentos destinados a compor a estrutura acadêmica e de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo e para as atividades de ensino dos cursos e programas do sistema UAB em Cruz Alta.
O Polo UAB Cruz Alta iniciou suas atividades acadêmicas no dia 11 de fevereiro de 2008, ofertando os seguintes cursos: Graduação em Pedagogia pela UFSM, Especialização em Formação de Professores de Tradução Literária em Línguas Inglês/Espanhol e Especialização em Controladoria de Gestão Pública pela UFSC e registrou o seu ato de inauguração em 26 de junho do mesmo ano.
O primeiro convênio de Cooperação Técnico Científica para a oferta do ensino público superior, celebrado entre o MEC e o município de Cruz Alta/RS, mantenedor do Polo, no ato representado pelo prefeito do município e pela UFSM, foi assinado em 07 de outubro de 2007 com vigência de 10 anos.
O novo acordo de cooperação técnica foi celebrado entre o município,
mantenedor do polo, no ato representado pelo prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES, em 27 de novembro de 2017 com vigência de 10 anos, a partir da data de sua assinatura.

Cidade/Estado: Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil
Endereço: Rua Guilherme Costa, 314 – Bairro São Genaro
Telefone: (55) 9 9958 7666 | (55) 3322 6541
Email: uabpolocruzalta@gmail.com
Coordenadora: Isabel Cristina Oliveira de Mello

Redes Sociais: Facebook

Veja os cursos e atividades da UFPel desenvolvidas na cidade de Cruz Alta