Início do conteúdo

Histórico do Núcleo de Polícias de Educação a Distância – NUPED/UFPEL

 

O ano de 2020 foi marcado pela eclosão da pandemia de COVID-19, que impôs severos desafios em diversos âmbitos, entre eles a educação. Com a suspensão das atividades presenciais em março de 2020, devido à pandemia, a Universidade Federal de Pelotas – UFPel iniciou um processo de migração do ensino presencial para uma modalidade emergencial, mediada por tecnologias digitais, denominada como Ensino Remoto Emergencial – ERE. O intuito dessa medida foi diminuir os danos no processo educacional dos discentes da instituição, além de instituir um calendário acadêmico alternativo.  

No sentido de auxiliar no processo de transição e implementação do ERE e do calendário acadêmico alternativo, dois importantes comitês foram criados em março de 2020: o “Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia” e o “Comitê Acadêmico”. Por meio das discussões desses dois comitês, foi criado um terceiro comitê – o “Comitê UFPel Digital” –, que tinha como objetivos qualificar e ampliar as ferramentas e a plataforma de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Uma das ações primordiais do Comitê UFPel Digital foi a cocriação do e-AULA, a plataforma moodle das disciplinas, além da integração dessa plataforma com o sistema de gestão acadêmica – Cobalto e o de webconferências – WebConf. Esses processos já estavam sendo trabalhados antes da pandemia de 2020. 

Fruto das discussões dos comitês, principalmente do “Comitê UFPel Digital”, foi criado em junho de 2020 o Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais – NATE, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino – PRE/UFPEL. A criação do Núcleo objetivou estimular e orientar sobre as ferramentas e plataformas digitais educacionais, além de buscar manter a proximidade entre docentes e discentes que, naquele período, estavam sem contato presencial. O NATE, em pouco tempo e por meio do esforço conjunto de colaboradores, coordenadores e bolsistas, além dos servidores da área de Tecnologia de Informação – TI/UFPel, criou diversos materiais que foram importantes para aquele período de ensino remoto emergencial e que continuam tendo validade mesmo após a pandemia. Alguns dos trabalhos que foram desenvolvidos na época ainda podem ser acessados em: https://docs.google.com/document/d/1Lx-rip3PaGu9nPHjREta5SsVlM0ScigHko8XnnDIcZM/edit?usp=sharing).

Em 2021, o NATE se tornou Núcleo de Políticas de Educação a Distância – NUPED, após debates internos e reunião do Conselho Universitário – CONSUN. Mais importante do que a mudança na nomenclatura, a criação do NUPED simbolizou a compreensão de que o Ensino a Distância – EaD e a utilização de ferramentas pedagógicas digitais, seja no EaD ou no ensino presencial, devem ser entendidas como realidades permanentes. Naquele momento, foi incorporado um suporte para a UAB, e técnicos administrativos foram lotados no Núcleo. Dessa forma, o NUPED tem como um dos objetivos, além daqueles propostos em 2020, auxiliar a UFPel como um todo no enfrentamento dos desafios da educação no século XXI.  Atualmente, o NUPED fornece suporte a todo o ensino mediado por tecnologia digital na UFPel, tanto nos cursos na modalidade EaD ligados à Universidade Aberta do Brasil – UAB, como em componentes curriculares a distância no ensino presencial (Portaria Nº 2.117/2019). Possui em seu quadro de colaboradores de 20 pessoas, entre coordenadores, técnicos, equipe multidisciplinar e bolsistas de graduação e de pós-graduação. 

 

A estrutura do NUPED é composta por: 

Seção de Apoio a Tecnologias Educacionais – SATE: presta apoio na utilização de tecnologias para o ensino na universidade, assim como na preparação de materiais didáticos e na formação de docentes e discentes para o contato com ferramentas educacionais digitais. 

Seção de Políticas Institucionais para EaD – SPIEAD: responsável pela proposição e implantação de políticas institucionais relativas ao EaD.

Unidade Universidade Aberta do Brasil – UAB: presta atendimento administrativo e pedagógico aos cursos do Programa Universidade Aberta do Brasil.

Além dos materiais que já foram feitos durante o período de existência do NATE, o NUPED oferece uma série de outros documentos para auxiliar tanto discentes quanto docentes sobre as ferramentas digitais educacionais, como cursos, moocs e e-books. Uma parte desses materiais está disponibilizada no espaço de “curadoria” no site do NUPED – https://wp.ufpel.edu.br/nuped/curadoria-2/. Também no canal do NUPED no YouTube estão disponíveis diversos vídeos tutoriais e informativos, assim como palestras sobre temas diversos relacionados ao ensino mediado por tecnologias digitais: <https://www.youtube.com/@nuped__ufpel/featured>. No site do NUPED também está disponível o e-book “Relatos de práticas exitosas no ensino remoto” desenvolvido pelo NUPED: <https://wp.ufpel.edu.br/nuped/relatos-de-praticas-exitosas-no-ensino-remoto/>. O e-book consiste em um compilado de experiências exitosas associadas aos processos educacionais realizados durante o Ensino Remoto Emergencial entre os anos de 2020 a 2022. Também estão disponíveis no site inúmeros materiais de apoio, além de informações sobre vestibulares e processos seletivos para tutores e docentes. 

A modalidade de EaD faz parte da UFPel desde 2006 e foi ampliada em 2008 com a vinculação junto à UAB e também com a inclusão de componentes EaD no ensino presencial. Dos 100 cursos ativos da UFPel, 30 possuem uma parte de sua carga horária associada ao EaD. Atualmente, a UFPel, em parceria com a UAB, possui quatro cursos de licenciatura e quatro cursos de especialização EaD, e a tendência é que esse número aumente com novos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior VCAPES e, também, devido aos esforços da instituição e daqueles que estão envolvidos de forma direta com a modalidade a distância de ensino. 

 

Abaixo os links para acessar conteúdos e entrar em contato com o NUPED: 

Site – https://wp.ufpel.edu.br/nuped/ 

Youtube – https://www.youtube.com/@nuped__ufpel/featured

Instagram – https://www.instagram.com/nuped.ufpel/

Facebook –  https://www.facebook.com/nupedUFPel

X (Twitter) – https://twitter.com/NUPEDUFPel 

Publicado em 25/08/2021, na categoria Notícias.