UFPel Sem distância: Venha dialogar conosco em um evento sobre tecnologias digitais na educação!

UFPel sem distância

A UFPel é uma universidade essencialmente presencial e assim permanecerá. As discussões sobre o ensino a distância, total ou parcialmente em cursos que são propícios a este formato, se tornam importantes, sobretudo pelo movimento e avanços na área tecnológica. Tais avanços não podem ser ignorados; mudanças no contexto político, econômico e social com consequências, dentre outras, nas possibilidades concretas das pessoas ingressarem e se manterem na universidade devem ser discutidas bem como as formas tradicionais de organização, remetendo para a busca de alternativas de mudanças, garantindo a qualidade reconhecida nas IFEs públicas.

Nos últimos anos, a EaD tem experimentado um aumento expressivo no número de cursos e estudantes matriculados. Com a pandemia da COVID-19, essa tendência se intensificou ainda mais, tornando a EaD uma modalidade importante no cenário do ensino superior. Dados do último Censo da Educação Superior (2021), mostram que, de um total de aproximadamente quatro milhões de ingressantes, 62% ingressaram em cursos a distância. Também é possível verificar que, em relação ao total de matriculados em cursos superiores – perto de 9 milhões – 41% estão vinculados a cursos EaD.

Nesse contexto, é fundamental que as universidades públicas, como a nossa, estejam à frente na produção e disseminação de conhecimento sobre essa modalidade de ensino. Entender as melhores práticas, os desafios enfrentados e as oportunidades oferecidas pela EaD é crucial para garantir que nossos estudantes e docentes possam usufruir de experiências educacionais que já se mostraram ricas e significativas. Também é importante estarmos atentos às novas tecnologias digitais e seus impactos na educação, em especial a Inteligência Artificial (IA), que tende a influenciar cada vez mais o ensino presencial e, principalmente, a EaD. Acompanhar e compreender essas tendências tecnológicas nos permitirá integrar essas inovações em nossas práticas pedagógicas.

Assim, acompanhar e compreender essas tendências tecnológicas nos permitirá integrar essas inovações em nossas práticas pedagógicas.

Seguem links que permitirão a participação:

Caso tenha interesse em assistir a palestras, oficinas, práticas exitosas e conhecer pesquisas relacionadas a tecnologias digitais na educação e EaD, faça sua inscrição como ouvinte – inscrições no seguinte link: https://l.ufpel.edu.br/Inscricoeseventouabnuped

Você também pode enviar seu resumo sobre práticas exitosas e/ou pesquisas – inscrições até 23/06/2023: https://l.ufpel.edu.br/inscricaodeartigosUABNUPED

Cronograma (atualizado dia 02/06): Construção_Programação evento UAB

Publicado em 29/05/2023, na categoria Notícias.