Nossa progamação da 13° Semana do Folclore e Culturas Populares do NUFOLK foi dividida em diversos momentos durante a semana. Desde já agradecemos a cada parceria presente neste projeto, aos bolsistas e professores que fizeram esta ação acontecer!
Com isso, confiram a baixo sobre cada atividade e seus momentos:
Dia: 19/08/2024 – Oficina Brincando e Cantando Terno de Reis – Isadora Martins
A atividade de abertura foi realizada na escola E.M.E.F. Luciana de Araújo, em Pelotas/RS, a oficina intitulada “Brincando e Cantando Terno de Reis” aconteceu com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. Tendo sua duração de uma hora, contou com a presença da bolsista como ministrante Isadora Marten Brião, e como equipe de apoio o bolsista Nathanael Peres Martins e o coordenador do projeto, Marco Aurélio da Cruz Souza.
Nesta oficina foi exxpliado sobre a manifestação “Terno de Reis” com contação de história, prática com pinturas de moldes representando as coroas dos Reis Magos e cantoria de uma das músicas que é cantada pelos seus participantes.
Veja alguns de seus momentos:
Dia: 20/08/2024 – Oficina Brincar de Boi – Nathanael Peres
Ministrada pelo bolsista Nathanael Peres, com apoio do bolsista Mayson Gonçalves e os professores Marco Aurelio e Thiago Amorim, a oficina “Brincar de Boi” foi realizada para as crianças do 3° ano da escola E.M.E.F. Luciana de Araújo. Com objetivo de apresentar a manifestação cultural do Bumba-Meu-Boi de Encruzilhada do Sul/RS, a ideia da oficina surgiu a partir das atividades do nosso grupo de estudos no NUFOLK, onde temos uma presença ativa dentro dessa manifestação popular.
Nesta atividade foi realizada uma contextualização sobre o boizinho e a história dessa manifestação cultural. Para isso foi expliacado sobre e apresentado um boi de papelão construído pelo ministrante. As crianças foram convidadas a personalizá-lo com desenhos, frases ou qualquer outra marca que desejassem deixar e a brincarb com este boi sendo a “tripa” dele ou apenas fugindo do mesmo, demonstrando grande alegria e interesse ao participar da brincadeira. Veja os momentos:
Dia: 20/08/2024 – Palestra: Caprichoso e Garantido: uma tradição centenária do Boi Bumbá
No mesmo dia, ao final da tarde, foi realizada a palestra “ Caprichoso e Garantido: uma tradição centenária do Bumbá” pelos palestrantes: Carlos Felipe Macedo e Frances Carlos de Oliveira, no Prédio da Dança e Teatro do Centro de Artes. Estiveram presentes os professores Marco Aurelio e Thiago Amorim e os bolsistas Ana Carolina Freitas, Nathanael Peres e Yago Rodrigues, juntamente do público presente.
Sendo uma palestra expositiva dialogada, apresentou-se sobre o Festival de Parintins, seu contexto e história, momentos e categorias com vídeos e imagens para ilustrar e facilitar a compreensão de todos.
A palestra representou um momento significativo de conhecimento, valorização e imersão cultural dentro da vivência e história dos Bois Bumbás Caprichoso e Garantido, bem como, sobre a importância que ambos possuem para a sociedade. Veja o registro:
Dia: 21/08/2023 – Oficina Danças Brasileiras de Roda – Yago Rodrigues
A oficina no terceiro dia do evento, realizada com a turma de 4°ano da E.M.E.F Luciana de Araújo, foi desenvolvida com uma metodologia teórico – prática com contextualização da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras e realização da dança de Ciranda.
Realizada também no pátio da escola, ao levar e mostrar os principais passos que compõem a coreografia para a turma, foi proposto que os alunos pudessem continuar o processo de experimentações e ir conhecendo mais sobre a ideia de celebração, coletividade e atenção que eram necessários para que esta dança acontecesse. As crianças dançaram e brincaram bastante com nossas danças que valorizam o folclore e as culturas populares. A segui alguns regitros:
Dia: 21/08/2023 – Aula aberta de Danças Brasileiras – Abambaé Companhia de Danças Brasileiras
A aula aberta da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras é uma ação importante através de um evento que já faz parte da cultura da Companhia. Sendo esse, um momento de interação, um espaço que através da dança é compartilhado saberes e experimentações práticas, representando assim, um lugar de conhecimento sobre a vasta cultura popular das diferentes regiões do Brasil.
Sendo uma das ações da do evento, teve por objetivo promover um aula aberta que trouxesse para as pessoas presentes uma vivência dentro da cultura brasileira e dentro da própria Abambaé através do repertório de coreografias da Companhia que foram escolhidos para o momento. As bailarinas da Companhia que estavam responsáveis pelas atividades trouxeram como repertório passos das coreografias Afoxé, Lundu e Carimbó.
Além da prática em danças, aconteceu uma conversa final para apresentar brevemente a história da Companhia e também para escuta do pessoal que participou da aula aberta e entender como se sentiram e suas percepções.
Dia: 22/08/2024 – Oficina Tabuleiro da Cavalhada – Mayson Gonçalves
A dinâmica com o título “Tabuleiro das Cavalhadas” foi uma atividade realizada na turma do 5° ano da E.M.E.F Luciana de Araújo, ministrada pelo nosso bolsita Mayson Gonçalves e com apoio de Yago Rodrigues,Thiago Amorim e Rose Miranda. Nela, após uma introdução sobre esta manifetação, os alunos se dividiram em dois grupos diferentes nas cores azul e vermelho que simboliza os Cristão e os Mouros (participantes das Cavalhadas) e percorreram sobre um tabuleiro respondendo as perguntas corretamente que tinham como base alguns aspectos importantes sobre a manifestação pesquisada. Levando a pesquisa realizada pelo noso grupo para as crinça se divertirem e aprenderem.
Confira com os registros:
Dia: 23/08/2024 – Oficina Festejo das Congadas do RS- Ana Carolina Freitas
No quinto dia, nossa bolsista Ana Carolina Freitas ministrou a oficina “Festejo das Congadas do RS”, com o apoio de Isadora Briao (bolsista do NUFOLK) e do Prof. Thiago Amorim, com o objetivo principal de proporcionar conhecimento sobre a cultura popular e o folclore, com foco nas Congadas e seus estilos.
A oficina, realizada com a turma do 2º ano, se dividiu em momentos de introdução e explicação sobre o Dia do Folclore, logo após direcionando para as Congadas presente no Rio Grande do Sul. Sobre este folguedo, a atividade incluiu uma contação de história, na qual abordamos brevemente o mito de origem, os elementos culturais africanos e europeus presentes, seus significados, tradições, figuras centrais (Rei Congo e Rainha Ginga) e os instrumentos de percussão. Para ajudar as crianças a visualizar uma das vestimentas das Congadas, confeccionamos com a cartolina um chapéu adornado com fitas coloridas, simbolizando a riqueza cultural e o significado do folguedo. Se tornando então um momento de muita diversão e conhecimento para as crinaças ali presentes.
Dia: 24/08/2024 – Oficina Brincadeira Tradicionais – Rose Miranda
No nosso último dia da 13° Semana do Folclore e Culturas Populares foi realizado a oficina “Brincadeiras Tradicionais”, com nossa coordenadora adjunta Rose Miranda, levando uma trilha folclórico com crianças de 3 a 12 anos da Coordenação da Associação FRAGET. Como auxialiadores, Alexandre, Tamara, Tatiana, Cristiane e Tânia da coordenação do ambiente.
Ficamos felizes que as crianças brincaram bastante com nossa cultura folclórica e estão aprendendo sobre as culturas populares. Agradecemos a Associação pela parceria neste evento, aos ministrantes.
Você precisa fazer login para comentar.