13° Semana do Folclore e Culturas Populares do NUFOLK

A 13° Semana do Folclore e Culturas Populares 2024 aconteceu entre os dias 19 e 24 de agosto do presente ano. O evento, que ocorre anualmente como uma das principais ações do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel – NUFOLK, gira em torno do dia 22 de agosto, data em que é comemorado o Dia Mundial do Folclore. Essa data marca o momento em que o termo “folklore” foi utilizado pela primeira vez pelo arqueólogo inglês William John Thoms em uma carta à revista Atheneum, em 1846. Desde então, o termo ficou conhecido e tem sido empregado para designar o estudo das manifestações da sabedoria popular.

Criada visando encontrar formas de fomentar e democratizar o acesso às Artes Populares por meio de diferentes ações que envolvem a comunidade universitária e a comunidade em geral. Para este ano, o projeto teve como objetivo o intuito de divulgar e trabalhar as manifestações populares do Rio Grande do Sul que encontram-se nos dias atuais, entrelaçando a universidade com o âmbito escolar e a comunidade local.

Com essa característica de pensar o ensino do folclore e cultura popular, o evento foi organizado em programações diversas em sua construção. Neste ano, nossa relação com a educação na comunidade foi através da Escola Municipal Luciana Araújo, onde nossos bolsistas realizaram oficinas que desenvolviam sobre os temas de suas pesquisas realizadas dentro do projeto. Todas de uma hora por dia com cada turma durante o período matutino. Para além da escola, realizamos atividades com as parcerias do projeto, como a Abambaé e o Curso de Dança-Licenciatura UFPel.

Algumas de nossas parcerias:

Esta entrada foi publicada em Semana do Folclore e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.