Enfim estreiou o novo espetáculo da Abambaé, uma das parceiras do Núcleo de Folclore da UFPel. Nesta segunda, 13, as 18h30 na Fábrica Cultural, a atração que fez parte da programação do Projeto Sete ao Entardecer de 2014, emocionou um público de mais de 200 pessoas que conseguiram entrar no local. É válido dizer que em torno de 100 pessoas ficaram do lado de fora pois não conseguiram entrar devido a lotação do espaço.
A viagem por algumas manifestações do nordeste do Brasil a que a companhia se propôs a levar os seus expectadores, arrancou lágrimas, sorrisos, aplausos e muita emoção. O ambiente ganhou um brilho ofuscante com a chegada dos Sóis e o ambiente devidamente preparado por uma Defumação. Durante 45min passamos pela Lavagem das Escadarias do Nosso Senhor do Bomfim, encontramos no caminho Iemanjá e Oxalá, que juntos a Oxum nos apresentaram o Afoxé, rimos e nos deliciamos com a graça da Ciranda e a diversão do Côco de Praia e do Samba de Roda, com toda reverência recebemos a Corte do Maracatu e suas Catirinas, e fomos surpreendidos ao literalmente pular no palco o povo do Frevo. Nossa viagem acabou com a doçura, alegria e lágrimas dos bailarinos, mas não sem antes presenciarmos a participação do bailarino que deteve por um bom tempo todos os olhares ao seu girar e se mover com toda energia contagiante de uma criança.
Mais lágrimas ao final quando presenciamos e testemunhamos um momento sensível e mais uma vez emocionante no qual a Abambaé ofereceu seu espetáculo em homenagem a Janaína Jorge (in memoriam) coreógrafa, integrante e uma das fundadoras da companhia que dança hoje por outros planos.
Emoção foi a palavra da noite, e o NUFOLK se orgulha em poder contribuir com um trabalho tão expressivo e que busca constantemente mostrar o mais próximo possível o folclore brasileiro. Que continuem nesse trabalho e nossos parceiros nesse processo de pesquisar e difundir o nosso Brasil através da dança.
ABERTURA SÓIS
DEFUMAÇÃO
LAVAGEM DAS ESCADARIAS DO NOSSO SENHOR DO BOMFIM
IEMANJÁ
OXALÁ
AFOXÉ
CIRANDA
CÔCO DE PRAIA
SAMBA DE RODA
MARACATU
FREVO
ENCERRAMENTO