No final de semana de 8,9 e 10 de agosto ocorreu em Olímpia/SP o II Congresso IOV Jovem Brasil.
As bolsistas Fernanda Thiel (NUFOLK) e Débora Cardoso (LAPS), junto ao coordenador dos projetos Prof. Thiago Amorim e a extencionista do NUFOLK Sabrina Manzke estiveram presente no evento que ocorreu em paralelo ao primeiro final de semana do 50º Festival de Folclore de Olímpia, um dos maiores festivais de folclore do país.
No dia 08, além da recepção aos participantes, ocorreu a abertura oficial do evento na Câmara de Vereadores da cidade, onde pudemos já escutar algumas palavras do Sr. George Frandsen, secretário geral da IOV Mundial que esteve presente em todo o evento.
O segundo dia foi de intensa programação com palestras, workshops, roda de discussão onde pudemos debater algumas questões relacionadas ao folclore, a IOV, legislação e patrimônio cultural, companhias de danças folclóricas e entre outros.
A extencionista Sabrina Manzke propôs a discussão: “A legislação do IPHAN, MINC, UNESCO realmente está protegendo o patrimônio cultural ou está voltada a benefícios próprios aos autores destas leis?”
Já o prof Thiago Amorim, além de realizar o Workshop prático de Danças Brasileiras, onde trabalhou danças dos estados do Rio Grande do Sul e Pará, propôs a discussão “Gestão administrativa de grupos folclóricos”.
A noite foi de programação especial, a abertura do 50º Festival de Folclore de Olímpia. Presenciamos um momento lindo e emocionante ao assistirmos a abertura sendo realizada por um número em torno de 300 de crianças da rede pública de ensino, que apresentaram uma coreografia em homenagem ao folclore das diferentes regiões do Brasil. Após a cerimônia de abertura e desfile de alguns grupos participantes, ocorreram apresentações no palco dando início então ao festival. A noite terminou com um show do músico e compositor Renato Teixeira.
No dia 10, pela manhã, nosso último dia de congresso, foi realizado um workshop onde cada um de nós pode confeccionar um estandarte que nos representasse junto ao folclore e a IOV, além do último bate-papo sobre organização de eventos culturais.
O encontro finalizou com grandes perspectivas de trabalho junto a IOV em prol da cultura popular e do folclore. Ainda antes de embarcarmos de volta para nossas cidades, visitamos o Museu do Folclore onde os visitantes podem fazer uma grande viagem pela cultura popular que já passou por Olímpia e que ainda está lá presente.
A experiência foi muito importante para as alunas/bolsistas que puderam estar mais próximas à entidade parceira da UFPel e NUFOLK, além de estar presente em um dos maiores festivais de folclore do Brasil, mesmo que por uma noite.
II CONGRESSO IOV JOVEM BRASIL
O FESTIVAL
MUSEU DO FOLCLORE