Governança

Governança pública organizacional compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Governança não é o mesmo que gestão. Enquanto a governança é a função direcionadora, a gestão é a função realizadora.

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Gestão de Riscos

Trata-se de um processo de trabalho de natureza permanente, estabelecido pela alta administração, que contempla as atividades de identificação, análise e avaliação de riscos, decisões sobre estratégias de resposta a riscos, planejamento e execução de ações para modificar o risco, além de monitoramento contínuo e comunicação, com vistas ao efetivo alcance dos objetivos institucionais.

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Tomada de Contas Especial

Tomada de Contas Especial (TCE) é um processo administrativo devidamente formalizado, com rito próprio, para apurar responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública federal, com apuração de fatos, quantificação do dano, identificação dos responsáveis e obter o respectivo ressarcimento, conforme dispõe o art. 2º, caput, da IN/TCU 71/2012.

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Governança e Gestão de Riscos

A UFPEL está dando um passo importante em relação à Governança e Gestão de Riscos. Você já sabe o que é Gestão de Riscos? A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, unidade central do Sistema de Gestão de Riscos do TCU, disponibiliza vídeos educativos para auxiliar o aprendizado sobre o tema e entender os conceitos a ele relacionados.

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