e-Prevenção

Com a intenção de prevenir e combater a corrupção diminuindo as fragilidades da UFPel,  a Instituição, no ano de 2021, aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Fraude e Corrupção (PNPC). O PNPC é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) e foi desenvolvido sob a coordenação do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU). 

A primeira fase do trabalho, que teve como objetivo identificar as vulnerabilidades das organizações públicas quanto à fraude e à corrupção, consistiu na realização de um autodiagnóstico das organizações públicas por meio do sistema e-Prevenção. Nesse escopo, novamente sob a coordenação do Núcleo de Governança e Controle (NGC), as respostas relativas ao levantamento de 2021 foram construídas com a participação de representantes da gestão nas diversas áreas afins. 

Com base nos resultados individuais do Levantamento realizado, pôde-se observar que, não obstante ter restado evidenciado que a UFPel necessita fortalecer suas práticas de combate à fraude e à corrupção, de maneira a compatibilizá-las com seu poder de compra e/ou de regulação, aquelas relativas à investigação se encontram dentro do nível aceitável de suscetibilidade. 

Neste contexto, importante se faz ressaltar a relevância desses tipos de diagnósticos, uma vez que contribuem para o direcionamento dos esforços que vêm sendo empregados, no âmbito da Universidade Federal de Pelotas, com vistas ao alinhamento de suas ações às melhores práticas em matéria de governança.