Doutora pelo Núcleo de Estudos em Políticas Educacionais publica tese de doutorado

Está disponível no repositório institucional da UFPel (Guaiaca) e no site do NEPPE (aba Publicações > Teses) a tese de doutorado da doutora Flávia Marchi Nascimento, produzida sob orientação da coordenadora do Núcleo, Profª Drª Maria de Fátima Cóssio.

Com o título “Avaliação no ensino superior: pistas para pensar as concepções e práticas avaliativas”,  a tese tem o seguinte resumo:

Entender o que é a avaliação, bem como compreender que está inserida na prática pedagógica, pode auxiliar nas reflexões necessárias às mudanças nos processos educativos atuais. No ato de ensinar e aprender estão imbricadas as maneiras como o professor planeja, executa e avalia. Encontra-se, atravessada na prática do professor, sua trajetória de vida, incluindo seus processos formativos. Também influenciam agentes externos, como o governo e as políticas públicas. Assim, questiona-se em quais momentos o professor reflete e discute sobre a avaliação do ensino-aprendizagem, por compreender a avaliação como parte fundamental da ação educativa e que este aspecto é pouco valorizado na formação do professor universitário?

Esta pesquisa tem como objetivo principal instigar os professores a refletirem sobre as concepções e as práticas avaliativas realizadas em seus cursos de graduação. Para isso, lançamos como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais os possíveis efeitos nas concepções e nas práticas dos professores universitários ao refletirem sobre a avaliação do ensino-aprendizagem que realizam? Para o desenvolvimento deste estudo, de ordem qualitativa, utilizamos a pesquisaação com sete professores/as dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e de diferentes áreas do conhecimento. Para a produção dos dados foram realizados, em 2021, oito encontros sobre avaliação, que aconteceram de maneira virtual por conta da imposição do sistema remoto de ensino pelo advento da Pandemia de Covid-19. Os encontros foram gravados em vídeos, transcritos e compreendidos a partir de análise de conteúdo de Bardin (2011). Após esta etapa, obtivemos três grandes categorias: 1. Trajetória, formação e trabalho docente: elementos constituintes da pedagogia universitária; 2. Avaliação do ensinoaprendizagem: tipos, formas e finalidades; 3. A pesquisa, a força do coletivo e a UFPel. Como principais resultados podemos destacar que a avaliação do ensinoaprendizagem é um elemento pedagógico complexo e ainda pouco tratado durante a formação para a docência no ensino superior, sendo (re)pensado a partir de contextos que emergem durante o trajeto profissional do/a professor/a, como o ensino remoto; a avaliação durante o desenvolvimento dos componentes curriculares foi considerada um caminho importante para a aprendizagem dos alunos. A variedade e a quantidade de avaliações empregadas nesse percurso indicam a tendência do coletivo em buscar avaliações de maneira processual. No entanto, identificamos desafios que dificultam essa maneira de avaliar, considerando que o ensino tradicional ainda está presente nas ações pedagógicas em boa parte das instituições educacionais; as condições do trabalho docente, com turmas numerosas de alunos; a relação com os pares que têm resistências a mudanças e, também, a lógica neoliberal, presente nas mais diversas formas de avaliação, desde a avaliação em larga escala até as avaliações escolares. Após os Encontros sobre Avaliação, podemos afirmar que quando instigamos os/as professores/as a refletirem sobre suas concepções e práticas pedagógicas, com foco nas avaliações que realizam em sala de aula, é possível que ocorram mudanças. Por fim, destacamos a potência de um trabalho baseado na pesquisa-ação crítica-colaborativa. A pesquisa reuniu um pequeno grupo de professores, dispostos à reflexão sobre as práticas pedagógicas. Talvez o grande desafio para pesquisas e ações futuras, seja encontrar pistas de como mobilizar outros/as docentes às reflexões sobre elementos constituintes da pedagogia universitária.

Publicado em 15/07/2023, na categoria Notícias.