[Divulgação] – GPRPPE realiza o “II Seminário Redefinições das fronteiras entre o público e o privado”

O Grupo de Pesquisa Relações entre o Público e o Privado em Educação (GPRPPE/UFRGS) realizará a II reunião ampliada de pesquisa com pesquisadores brasileiros e latino-americanos que fazem parte do projeto “A Relação Público-Privado na América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela”. O evento ocorrerá entre os dias 25 a 28 de novembro de 2019, na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre/RS. As inscrições já se encontram encerradas.

A programação do evento conta com 3 dias intensos, que incluem apresentações de trabalhos, mesas redondas e programação cultural.

link completo do evento: https://www.ufrgs.br/gprppe/?page_id=87

25/11 – segunda-feira

• 17:00 – 18:30 Credenciamento
  • 18:30 – 22:00 Mesa de Abertura: América Latina: análise do contexto social, político e econômico na conjuntura de ataque à democracia

Palestrantes: Pablo Martinis – Universidad de La República Uruguay (UDELAR); Susana Elba Vior – Universidad Nacional de Luján (UNLu); Víctor Luis Tapia– Universidad Mayor de San Andres (La Paz – Bolivia); Sebstián Orellana Calderón – Universidad de Chile (UCHILE); e Vera Peroni – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Palestrante da Venezuela (a confirmar) por vídeo conferência.

26/11 – terça-feira

• 08:30 – 12:00 Mesa 1: A relação público-privado na América Latina e as implicações para a democratização da Educação – Argentina, Chile, Uruguai

Palestrantes: Susana Elba Vior – Universidad Nacional de Luján (UNLu); Víctor Sebstián Orellana Calderón – Universidad de Chile (UCHILE); Pablo Martinis – Universidad de La República Uruguay (UDELAR).

• 14:00 – 17:30 Mesa 2: A relação público-privado na América Latina e as implicações para a democratização da Educação – Venezuela, Bolívia e Brasil

Palestrantes: Luis Tapia – Universidad Mayor de San Andres (La Paz – Bolivia); Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Vera Peroni – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Palestrante da Venezuela (a confirmar) por vídeo conferência.

27/11 – quarta-feira

• 08:30 – 12:00 Sessão 1 – Apresentação de trabalhos
  • 14:00 – 17:30 Sessão 2 – Apresentação de trabalhos
  • 18:00 – 21:00 Programação Cultural

28/11 – quinta-feira

• 08:30 – 12:00 Mesa 3: Processos de privatização no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta

Palestrantes: Daniela Pires – Universidade Federal do Paraná (UFPR); Alexandre Rossi – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Liane Bernardi – Rede Municipal de Porto Alegre; Lúcia Uczak – Universidade Feevale; Paula Valim de Lima – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Valdelaine Mendes – Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

• 14:00 – 17:30 Mesa 4: Múltiplas formas de privatização do público no Brasil

Palestrantes: Cristina Oliveira – Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Scheiler Carvalho – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Luciani Comerlato – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Elma Carvalho – Universidade Estadual de Maringá (UEM); Maria Otília K. Susin – Rede Municipal de Porto Alegre; Monique Montano – Conselho Municipal de Educação Porto Alegre; Romir Rodrigues – Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

• 18:00 – 21:00 Mesa de encerramento
Publicado em 16/10/2019, na categoria Notícias.