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Anelise do Pinho Cossio

Doutoranda em Estudos da Criança com Especialização em Educação Especial, pela Universidade do Minho (UM), Braga/Portugal. Mestre em Educação Especial com Especialização em Intervenção Precoce, pela Universidade do Minho (UM), Braga/Portugal. Especialista em Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Estimulação Precoce pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL), Curitiba - PR/Brasil. Graduada em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC/Brasil.

Pesquisadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd/UM), Portugal; Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA) /CNPq/UFPel, Brasil; e Membro da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Portugal. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Especial; Intervenção Precoce; Práticas Centradas na Família; e Atitudes entre pares.

Antonio Olvedo Rodrigues Neves

Graduado em Psicologia.

Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (UFPel/ CNPQ) - Linha principal de atuação: "Dificuldades, Problemas, Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem". Consultor administrativo na CONHECER Consultoria Educacional e Empresarial, empresa especializada em consultoria, assessoria e formação continuada de profissionais das áreas educacional, empresarial, saúde e social. Também é Gestor do CENSUPEG FRONTEIRA SUL (Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação). 

Clarissa Berdete Bilhalva

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Pelotas Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem - UFPEL.

Colaboradora do Projeto Intervenção Precoce com crianças que apresentam TEA (Transtorno do Espectro Autista) - Universidade Federal de Pelotas - Instituto de Educação - Universidade do Minho - PT.

Francele de Abreu Carlan

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela (UFSM).

Atualmente é professora Assistente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - atuando no curso de Ciências Biológicas / Licenciatura. Tem experiência na área de Educação com ênfase na utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de Biologia e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com finalidade educativa. Atualmente é professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas e professora na especialização em Educação Ambiental - espaços educadores sustentáveis desta mesma instituição.

Maria da Graça Gonçalves Cunha Neves

Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México); Mestre em Letras (Linguística/Neurolinguistica) pela UCPel (Universidade Católica de Pelotas/RS). Psicopedagoga (TITULAR) credenciada e reconhecida pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Possui graduação em Pedagogia Habilitação Supervisão Escolar, Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais. Possui formação em Psicopedagogia Clínica pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires (EPsiBA/ Argentina). É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Psicopedagogia para Pessoas com Necessidades Especiais, Neuropsicologia e em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva. Também faz formação em Psicanálise Clínica. Psicopedagoga clínica do Centro de Estudos e Estimulação ao Desenvolvimento Cognitivo - CEEDEC/ ACADEMIA DO CÉREBRO (consultório Neuropsicopedagógico) em Bagé e Pelotas/RS.

Membro do Grupo de Pesquisa 'Gestão, Currículo e Políticas Educativas' UFPel. Membro Pesquisador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Cognição e Aprendizagem da UFPel. E membro pesquisador do LEAL (Laboratório de Estudos Avançados sobre Linguagem) da UCPel. Líder do NuEP NEURO (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Neurodesenvolvimento, Neurocognição, Neuroaprendizagem e Neurolinguística) CEEDEC/CONHECER, Bagé/RS. Professora Pesquisadora e Formadora do PROJETO GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE BIOLOGIA/FACULDADE DE EDUCAÇÃO (UFPEL/CAPES/SECADI/MEC), pertencente à REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/MEC. Membro do quadro docente do CENSUPEG (Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação) professora nos pós-graduações nas áreas de Neurociências, Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação inclusiva. Sócia da CONHECER Consultoria Educacional e Empresarial (GONÇALVES & CUNHA LTDA), atua como consultora nas áreas Pedagógica e Psicopedagógica em instituições educacionais, empresas, jornais e revistas, bem como em cursos de formação continuada para profissionais das áreas empresarial, educacional e saúde.

Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (1990), Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Pós-doutorado em Educação - Estudos da Criança, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal (2014).

Docente da Universidade Federal de Pelotas no curso de Ciências Biológicas, e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática/FAE/UFPEL. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem e do Núcleo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia.. Participa como pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em formação de professores de Ciências e Biologia.. Coordenadora do Projeto Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola/SECADI/MEC/UFPEL. Chefia o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão\UFPEL. Desenvolve pesquisas na área de Neurociências, Necessidades Educativas Especiais, Processos de Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem, Políticas públicas e de inclusão, Formação de Professores e Transtornos do Espectro do Autismo.