
Projeto Destaque
Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI)
Parceria Oficial: MEC/Secadi & UFPel
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), lançou o Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI). A cerimônia marcou um novo capítulo para a inclusão no Brasil.
O ProAPI surgiu a partir de ações, estudos e propostas desenvolvidas pelo NEPCA/UFPel. O objetivo central é oportunizar práticas de intervenção precoce em contexto brasileiro, com foco nas crianças da educação infantil em risco de desenvolvimento e naquelas apoiadas pela educação especial.
🔬 Base Científica
“De acordo com a Associação Nacional de Intervenção Precoce (Anip, 2016), as evidências científicas realizadas em países da Europa e nos Estados Unidos revelam que a intervenção precoce na infância, o trabalho e o envolvimento com as famílias, os contextos naturais e nas rotinas oportunizam o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.”
Com base nessas evidências, o MEC e a UFPel propõem o ProAPI, alicerçado em práticas que sustentam a abordagem centrada na família e nas redes de apoio transdisciplinar (Educação, Saúde e Assistência Social).
O projeto não só acompanhará as crianças a partir de uma perspectiva da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, mas também valorizará os saberes pedagógicos na perspectiva intersetorial. Além de acolher essas 100 crianças em várias escolas na região de Pelotas, ele vai fazer a produção de conhecimento científico […] que pode servir de referência para fundamentar em outros locais do País.
Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secadi
O Projeto Piloto em Pelotas (Bairro Fragata)
- Análise Etnográfica: Mapeamento da região de Fragata, escolas, serviços de saúde, crianças e contextos familiares.
- Formação Continuada: Capacitação para professores (Educação Infantil e AEE) e profissionais da Saúde/Assistência.
- Monitoramento do Desenvolvimento: Avaliação dos marcos de autonomia e aprendizagem de crianças (0-6 anos) apoiadas pela educação especial.
- Parceria com Famílias: Construção de práticas pedagógicas inclusivas baseadas no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).
- Planejamento Estratégico: Elaboração do Plano de Atenção Precoce à Infância (Eixos Família e Escola).
Fonte original: Portal do MEC ↗
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