Início do conteúdo
Dados Preliminares da Pesquisa sobre o Calendário Acadêmico com Ensino remoto

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E NATE DIVULGAM OS RESULTADOS PRELIMINARES DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO COM ENSINO REMOTO DESTE SEMESTRE

Estudantes matriculados/as e docentes com disciplinas neste calendário foram consultados através de um questionário. Cerca de 4  mil estudantes matriculados/as e 800 docentes com disciplinas nesta fase do calendário responderam ao questionário. A pesquisa visa avaliar as atividades remotas, produzindo um diagnóstico que possibilite sua gradual qualificação. A pesquisa contou com ampla divulgação dos canais do NATE e o apoio da Coordenadoria de Comunicação Social da UFPel.

A pesquisa, com objetivo geral de avaliar questões pertinentes ao calendário remoto iniciado em outubro, busca a qualificação das ações de ensino não-presencial. As questões e questionários foram elaborados pela equipe  e conselho  do NATE e através da colaboração da Progic/UFPel, os convites foram enviados a partir das informações disponíveis no Cobalto. Nesta etapa, participaram docentes com disciplinas no calendário remoto e estudantes matriculados/as, tanto de graduação como de pós-graduação. 

Utilizando  o LimeSurvey (SurveyUFPel), em 23/11/2020 foram enviados os convites para os/as 17.166  estudantes  matriculados/as  e os/as 1.297 docentes que ofertaram disciplinas no calendário acadêmico, iniciado em outubro. Os questionários ficaram disponíveis até  30/11/2020 e,  no período, 3.819 estudantes responderam,  conforme mostra a Tabela 1. Deste total, 3.105 respondentes são estudantes matriculados/as na graduação e 714 na pós-graduação. 

Tabela 1. Resumo dos/as estudantes participantes. Fonte: LimeSurvey

Já entre docentes, 786 responderam ao questionário, conforme pode ser observado na Tabela abaixo. O número representa  60,6%  de todos/as os/as docentes com disciplinas no calendário acadêmico com ensino remoto emergencial.

Tabela 2. Resumo dos/as professores participantes. Fonte: LimeSurvey

A PRE e o NATE agradecem o apoio e a participação de todos/as. Confira os resultados preliminares:

Translate »