Aluno
Entre no site do e-AULA (https://e-aula.ufpel.edu.br), clique em acesse, o sistema irá pedir suas credenciais do cobalto (CPF e senha), após informá-las, clique em enviar. Se suas credenciais estiverem corretas, você entrará no e-AULA.
tag: #comoacessar
Verifique se suas credenciais do Cobalto estão corretas (CPF e senha), caso tenha esquecido de sua senha e também não consiga entrar no Cobalto, redefina sua senha na página do Cobalto (https://cobalto.ufpel.edu.br), na aba “esqueceu a sua senha”.
tag: #comologar
Verifique se você está matriculado, o procedimento é: acessar o seu Cobalto -> aluno -> consulta -> matrícula. Analise as turmas em que está matriculado, as disponíveis no calendário alternativo são as que estão compreendidas entre 50 e 70 precedidas por M ou T, por exemplo M51, T53. Se você possui matrícula em alguma turma nas condições citadas e ela não aparece no e-AULA, entre em contato conosco.
tag: #turmas-desaparecem
Os encontros síncronos são os momentos de encontros em “sala de aula”, ao vivo, entre professores e suas turmas de alunos (não necessitando o uso de vídeo o tempo todo), não devendo ficar centrado na figura do professor.
Já as atividades assíncronas permitem o desenvolvimento de atividades com o uso de ferramentas propícias para esse tipo de interação, como os fóruns em ambientes virtuais de aprendizagem, por exemplo. Esses encontros exigem menos consumo de dados e conexão de internet em comparação com sessões de vídeo online.
tag: #encontros-sinc-asinc
DEPENDE! Se você é novo na área acadêmica, você é automaticamente cadastrado pela UFPEL nas cadeiras da grade curricular! Olha que ajudinha em Calouro? Mas depois do 1º Semestre é com você ! Primeiramente é necessário você conhecer o COBALTO! O sistema cobalto é o site no qual a maioria dos elementos relacionados à sua vida acadêmica está registrada e organizada! Se você ainda não sabe utilizar essa ferramenta é importante correr acessar esse link para ter mais informações!
https://wp.ufpel.edu.br/cti/servicos/cobalto-gestao-academica/
tag: matricula-acesso-e-aula
Modificando seu perfil no e-aula uma vez acessado o menu Perfil (Ícone do seu nome/foto), selecione a engrenagem no lado direito da página, e clique Modificar Perfil. Você pode escolher o tema de sua preferência no item Tema preferido, conforme indicado a seguir. Após realizar as configurações desejadas em sua página inicial do e-aula clique no botão atualizar Perfil a fim de visualizar a sua nova página, já personalizada.
tag: atualizacao-no-perfil
Para acessar suas disciplinas pelo cobalto siga o caminho: logue no cobalto → clique em aluno → consultas → matrícula → na coluna curso no e-aula, clique em link do curso referido a disciplina que você deseja e você será redirecionado ao e-AULA.
tag: acesso-pelo-cobalto
Professor
O e-AULA é um ambiente destinado apenas para componentes curriculares cadastrados no Cobalto (como oferta de disciplinas). O AVA institucional (http://ava.ufpel.edu.br/) continua sendo utilizado para projetos e outras atividades.
tag: #qualplataforma
Apenas os alunos regularmente matriculados devem acessar as aulas.
tag: ouvintes
É preciso encontrar um mecanismo para formalizar institucionalmente a participação. A orientação do comitê UFPel Digital é ter no e-AULA professores, monitores e estudantes que estejam regularmente formalizados no sistema acadêmico.
tag: #incluirprofessores
Se for um professor vinculado a UFPel, o responsável pela disciplina deve entrar em contato com a sua unidade para solicitar a vinculação desse professor à disciplina que irá participar. Feito isso, basta acessar o módulo Professor -> turmas no e-AULA, dentro do Cobalto, para atualizar a turma conforme instruções disponíveis em: https://www.youtube.com/watch?v=h__d3yYXdUw.
tag: #incluirprofessoresouvintes
Não é possível utilizar a webconf integrada ao e-AULA para visitantes (que não tenham vínculo formal com a turma). Neste caso, a orientação é utilizar as salas das webconferências externas, disponíveis em https://webconf.ufpel.edu.br/ pois não é possível incluir convidados eventuais na webconf integrada ao e-AULA.
tag: #acessoprofessoresconvidados
O manual do professor está sendo desenvolvido pela equipe NATE e em breve estará disponível para consulta. Temos o FAQ, onde tentamos responder às dúvidas de maneira pontual e direcionar para as páginas de tutoriais específicas, e temos, também, o canal de atendimento (https://atendimento.ufpel.edu.br/) e, para questões técnicas, o canal de suporte (https://suporte.ufpel.edu.br/).
tag: #manualprofessor
Os encontros síncronos são os momentos de encontros em “sala de aula”, ao vivo, entre professores e suas turmas de alunos (não necessitando o uso de vídeo o tempo todo), não devendo ficar centrado na figura do professor.
Já as atividades assíncronas permitem o desenvolvimento de atividades com o uso de ferramentas propícias para esse tipo de interação, como os fóruns em ambientes virtuais de aprendizagem, por exemplo. Esses encontros exigem menos consumo de dados e conexão de internet em comparação com sessões de vídeo online.
tag: #diferencaencontros
Indicamos que utilize o Webconf do e-AULA de sua disciplina, preferencialmente no horário para encontros estabelecido no plano de ensino. Entretanto, caso seja necessária a participação de um convidado externo(palestrante, profissional da área, etc) recomendamos que utilize o Webconf UFPel (https://webconf.ufpel.edu.br/b), pois assim o convidado poderá ter acesso a sala.
tag: #ferramentasincronos
A melhor alternativa é gravar previamente um vídeo e disponibilizá-lo aos alunos (na plataforma Moodle ou por meio de um link) para uma discussão mais curta e objetiva sobre o vídeo, em um encontro síncrono. Se o vídeo for longo, é recomendado dividi-lo ou gravá-lo em partes menores.
tag: #videosemencontros
A carga horária e a frequência devem ser contabilizadas em um calendário de 12 semana (e não em 18 semanas).
A distribuição de carga horária, portanto, deve corresponder ao número de aulas em 12 semanas (computando 6 créditos por semana, ao invés de 4 créditos, para disciplinas de 60h=72h/a).
A frequência não deverá ser aferida a partir de encontros síncronos, mas por meio das atividades desenvolvidas ao longo do tempo, conforme o plano de ensino.
Confira os vídeos sobre presença:
Cobalto: https://www.youtube.com/watch?v=a0X3EdTY5gY
e-AULA: https://www.youtube.com/watch?v=LA8G3sL0lDM&
tag: #cargahoraria
O plano de ensino, considerando os objetivos e a ementa da disciplina, possibilita aos professores reorganizar os conteúdos, propor metodologias para o ensino (com o uso de ferramentas digitais) e planejar a avaliação pelas atividades que serão realizadas pelos alunos.
Plano de Ensino – Calendário alternativo:
https://wp.ufpel.edu.br/ufpeldigital/files/2020/06/Plano-de-Ensino-CA-2020-1.pdf
tag: #comocontemplar
Os vídeos gravados em forma de webconferência são processados durante a madrugada e serão disponibilizados no outro dia, então é necessário clicar no ícone da lixeira que se situa bem a direita no rol de gravações e diminuir o zoom da tela para poder visualizar a tela de confirmação. Caso queira, pode deixar o link oculto e então, quando ficar disponível, excluir o vídeo, assim os alunos não poderão ter acesso ao vídeo.
tag: #excluirvideos
Existe a possibilidade de "PAUSAR" a gravação clicando no botão "GRAVAR". Para recomeçar a gravar é só clicar em “GRAVAR” novamente.
tag: #iniciarvideoconferencia
É possível fazer o download, basta copiar o link do vídeo da web conferência e colar no seguinte endereço:
https://webconf-converter.ufpel.edu.br/
tag: #downloadvideo
Recomenda-se, no máximo, em torno de 70 participantes.
tag: #limitepessoas
O e-AULA é integrado ao Cobalto, sendo assim, para uma pessoa ter acesso a uma disciplina, deve possuir um login no Cobalto e ser incluída por lá pelo professor responsável.
Caso queira realizar um encontro síncrono com pessoas de fora da universidade sugerimos o uso de outras plataformas de webconferência.
Caso queira que os convidados tenham acesso ao conteúdo de sua disciplina no e-AULA é necessária uma formalização, por parte de curso ou centro/instituto, que inclua o usuário externo como professor convidado.
tag: #ia
Para mais informações sobre a plataforma, confira uma playlist sobre ela, disponível no link:
https://www.youtube.com/watch?v=B_XFYG3jDZ8
tag: #problemasgeraiswebconf
Clicando na Tarefa será aberta uma tela com informações, a qual possui um botão de "VER TODOS OS ENVIOS" abaixo. Ao clicar nesse botão é possível ter acesso a todas as tarefas enviadas (talvez seja necessário diminuir o zoom da tela), com suas informações e arquivos anexados.
Clicando no arquivo é possível abri-lo e baixá-lo.
tag: #atividadesenviadas
É de escolha do professor o método de avaliação, pois não há possibilidade de aplicar prova presencial no momento atual.
tag: #exame
As disciplinas ofertadas no Calendário Alternativo e cadastradas no Cobalto serão automaticamente criadas no e-AULA.
O acesso ao e-AULA se dá pelo Cobalto no Menu Professor-->Cadastro--> Turma do e-aula. Será aberta, então, uma tela com um link direto para a turma criada no Moodle. Os projetos seguem no Moodle antigo, sendo necessário solicitar sua criação.
tag: #solicitardisciplinas
Caso não esteja visualizando a sua disciplina/turma no e-AULA solicitamos atenção aos seguintes procedimentos:
1.Verifique no Cobalto, através no menu "Professor -> Cadastros -> Turmas no e-AULA"
* Caso esse menu não esteja visível faça o login novamente no Cobalto (deslogue e logue novamente). Este procedimento é necessário apenas uma única vez (pois esse novo menu fica disponível a partir desse procedimento). Esse novo menu foi disponibilizado em 12/06/2020;
2. Nesse menu "Professor -> Cadastros -> Turmas no e-AULA" é possível verificar a data/horário que o e-AULA foi atualizado e também, caso necessário, o professor pode selecionar a disciplina e pressionar o botão "Atualizar no e-AULA"**
** Lembre-se que apenas turmas entre o numeral 50 e 70 fazem parte do calendário alternativo e podem ser transferidas para o e-AULA;
3. Para acessar a disciplina clique no link do campo "Curso no e-AULA", disponível em: "Professor -> Cadastros -> Turmas no e-AULA";
4. O e-AULA também pode ser acessado diretamente pelo link:
tag: #disciplinanaoaparece
Não é possível incluir convidados externos de forma eventual, é necessário um algum tipo de vínculo formal com a universidade, pois o e-AULA é integrado ao sistema COBALTO. Para este fim, sugerimos o uso do Webconf UFPel, disponível em: https://webconf.ufpel.edu.br/.
tag: #convidadosexternoswebconf
Para que você possa se comunicar com um grupo de pessoas, deve primeiro criá-lo. Para isso o procedimento é o seguinte:
No menu do lado esquerdo da sua tela, clique em "participantes" e depois no ícone de engrenagem que aparece do lado direito, então clique em "grupos" -> "criar grupo". Agora você deve preencher os dados requisitados e clicar em "salvar mudanças". Você será direcionada de volta para a tela anterior, clique no seu grupo e depois em "adicionar/remover usuários", então selecione os alunos com quem deseja se comunicar (para selecionar vários, clique com o botão esquerdo do mouse em um nome, fique segurando e mova o mouse para baixo) com isto feito basta clicar em "voltar aos grupos".
Para mandar mensagens ao grupo que você acabou de criar é só clicar no ícone de mensagens e ele estará na aba dos grupos.
Você também tem a opção de mandar uma mensagem individual para todos os alunos ao mesmo tempo. Para isso basta clicar em "participantes" e depois no "quadradinho" que está ao lado esquerdo da tabela (assim você seleciona todos ao mesmo tempo) e descer a página até onde se localiza a opção "Com usuários selecionados..." e selecionar "enviar uma mensagem". Irá aparecer uma tela para digitar a mensagem e é só enviar.
tag: #comunicargrupo
Para receber as notificações dos fóruns via e-mail você precisa ser assinante do mesmo. Para fazer isso vá no fórum, clique no ícone de engrenagem no canto direito superior e selecione "assinatura automática" (todos serão assinantes a menos que desativem essa opção).
tag: #mensagensnotificadas
Para editar as gravações realizadas no webconf você deve ser o responsável pela sala e realizar o download logo depois você pode utilizar um programa de sua preferência para realizar a edição. Após a edição, sugerimos realizar o upload através do YouTube para disponibilizar o acesso.
tag: comoeditogravacao
É possível criar um questionário e configurá-lo no formato que você preferir como por exemplo questões objetivas, dissertativas e etc. Desta forma, você poderá seguir os seguintes passos: Menu de seleção (engrenagem azul) -> Editar configurações -> Adicionar Recursos ou Atividades (no módulo desejado) -> Questionário. Em questionário há algumas opções para a duração da atividade e respostas, o formato do questionário, Feedback, revisão, penalidades etc.
tag: como-fazer-prova
Não é possível utilizar a webconf integrada ao e-AULA para visitantes (que não tenham cadastro no cobalto) Neste caso a orientação é utilizar as salas das webconferências externas, disponíveis em https://webconf.ufpel.edu.br/ pois não é possível incluir convidados eventuais na webconf integrada ao e-AULA.
tag: participantes-externos-tcc
Para realizar a inclusão de monitores no E-Aula deve-se acessar ao Cobalto ->Menu ->Professor->Turmas no E-Aula-> Acessar a Disciplina desejada->Verificar qual dos tipos de monitores é mais adequado-> Pesquisar o nome do monitor-> Optar por um dos tipos de monitores-> Clicar em Adicionar. Após o procedimento os monitores que estiverem na lista serão exportados para o E-aula durante a noite, porém se for necessário exportar com urgência é possível fazer manualmente clicando em atualizar no E-aula. Para o intérprete de libras, o procedimento é o mesmo.
tag: inclusao-monitor-interprete
Para fazer backup dos arquivos que foram postados no ambiente basta clicar no ícone de engrenagem que se encontra no canto superior a direita da tela -> backup -> marcar as opções desejadas -> clicar em ‘próximo’ até ‘executar backup’. Pode-se também clicar em ‘pular para passo final’ (assim o backup será feito de imediato, ficando selecionadas as opções predefinidas).
tag: backup-e-aula
Se houver um arquivo de backup salvo, basta clicar em ‘restaurar’ no menu de configurações a direita da tela e escolher o desejado e clicar em ‘restaurar’.
Link: https://e-aula.ufpel.edu.br/admin/tool/recyclebin/index.php?contextid=9390
tag: exclui-recuperar
Sim! É possível através do botão posicionado no lado esquerdo da tela, representado por um ícone de engrenagem, à direita do nome “usuários”, selecionando a opção “colocar todos em mudo”. Além dessa opção, também existem as opções “colocar todos em mudo, exceto o apresentador” ou restringir algum participante em específico.
tag: silenciar-webconf
Pressionando o botão posicionado no lado esquerdo da tela, representado por um ícone de engrenagem, à direita do nome “usuários”, é possível criar as “salas de apoio”, na qual determina-se o tempo, os participantes em cada sala, permitir os membros escolherem ou não suas salas ou conduzir esse direcionamento de forma aleatória
tag: salas-webconf
A atualização de informações do cobalto para o E-aula é automática e é realizada durante a noite porém se for necessário atualizar alguma informação urgente é só acessar o cobalto->professor->turmas no e-aula->selecione a disciplina desejada->atualizar no e-aula.
tag: atualizar-cobalto-p-e-aula