Ingresso

O ingresso no curso de Música Licenciatura se dá sempre no início de cada ano acadêmico pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC). Atualmente existem duas formas principais de ingresso no curso, além das formas de ingresso extra vestibular:

(1) Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a utilização de seu resultado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU);

(2Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE/UFPEL)uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação que se constitui em um processo seriado composto por três etapas, gradual e sistemático, que acontece ao longo do Ensino Médio (E.M.).

Ou pelo ingresso extra vestibular (3), nas seguintes modalidades: (3.1) Reopção (para alunos da UFPEL que pretender mudar de curso); (3.2) Reingresso (destinado a estudantes em trancamento que pretendem retornar ao curso); (3.3) Transferência voluntária (para alunos de outras Instituições de Ensino Superior [IES] que pretendem ingressar no curso); (3.4) Portador de título (para estudantes já graduados que pretendem realizar o curso).

Todas as formas de ingresso são regulamentadas na UFPEL pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) da Pró-reitoria de Ensino (PRE)Geralmente os editais de ingresso são publicados cerca de dois meses antes do fim dos semestres acadêmicos. Em cada semestre consta no edital o número de vagas para cada curso e são publicados, em anexo, os critérios de seleção para o curso – em que são definidas as modalidades que serão aceitas, além de critérios eliminatórios e classificatórios de seleção dos candidatos.