Palestra Sobre a Política Nacional de Museus

No dia 24/09/2021, às 17 h, acontecerá a palestra de encerramento da Primavera dos Museus, realizada pela Rede de Museus da UFPel, com o título: Política Nacional de Museus: o que restou?

Desafiados pelo tema da 15ª edição da Primavera dos Museus, propõe-se, nessa conversa, colocar em debate a Política Nacional de Museus, na perspectiva das perdas e dos recomeços. O campo museal viveu um período alvissareiro no início dos anos de 2000, consubstanciado pelo estabelecimento da Política Nacional de Museus (PNM), da criação do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e do Estatuto Brasileiro de Museus. Foram avanços de relevo, antecedidos por inúmeras outras experiências, que traduzem o ativismo de diversos profissionais de museus, associações e entidades, em todas as partes do Brasil. Hoje, vivemos uma crise sem parar; um eclipse dessas políticas. Contudo, imaginando o presente como releitura de reminiscências do passado, que mira necessariamente para um futuro, convém indagar: quais fragmentos das políticas de museus restaram e como podemos nos mobilizar para o futuro, em que a luz há de reaparecer?

Para assistir ao encontro, acessem a página da Rede de Museus no Instagram, Facebook ou pelo link abaixo.

Link: bit.ly/2XoZljd (WebConf da UFPel)

Publicado em 22/09/2021, na categoria Notícias.