Início do conteúdo
    Notícias
  • Concurso Professor Efetivo

    A Universidade Federal de Pelotas, por meio da Coordenação de Administração de Pessoal –
    CAP, torna pública a realização de Concurso Público de Provas e Títulos para a CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR. Dentre as vagas disponíveis, destacamos a exigência de GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA, COM DOUTORADO EM QUALQUER ÁREA.

     

    Edital_Concurso Professor Efetivo UFPel

  • Logo do Curso de Museologia

    O Curso de Bacharelado em Museologia, da Universidade Federal de Pelotas, tem o prazer de anunciar o resultado final do concurso para seleção de sua nova logomarca. A vencedora foi a Proposta #1, de Gabriel Bicho!

    Agradecemos a Flora Jerozolimski e a Nicólly Ayres pelo envio de suas propostas, e também a todas e todos que participaram do processo de escolha com seus votos. Nesta etapa final, nós tivemos 23 votos válidos, sendo 16 votos na Proposta #1 e 7 votos na Proposta #2.

    A partir deste momento, nossa coletividade está oficialmente autorizada a utilizar a nova logo em seus projetos, trabalhos, eventos, congressos, encontros, simpósios, publicações e outras atividades vinculadas ao Curso.

    Para baixar todas as opções em Alta Resolução, basta acessar nosso Linktree (Museologia UFPel | Linktree) e clicar no ícone “Download nova logomarca alta resolução | Museologia UFPel”.

     

    Daniel Souza,
    Coordenador do Curso de Bacharelado em Museologia da UFPel

  • Palestra Sobre a Política Nacional de Museus

    No dia 24/09/2021, às 17 h, acontecerá a palestra de encerramento da Primavera dos Museus, realizada pela Rede de Museus da UFPel, com o título: Política Nacional de Museus: o que restou?

    Desafiados pelo tema da 15ª edição da Primavera dos Museus, propõe-se, nessa conversa, colocar em debate a Política Nacional de Museus, na perspectiva das perdas e dos recomeços. O campo museal viveu um período alvissareiro no início dos anos de 2000, consubstanciado pelo estabelecimento da Política Nacional de Museus (PNM), da criação do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e do Estatuto Brasileiro de Museus. Foram avanços de relevo, antecedidos por inúmeras outras experiências, que traduzem o ativismo de diversos profissionais de museus, associações e entidades, em todas as partes do Brasil. Hoje, vivemos uma crise sem parar; um eclipse dessas políticas. Contudo, imaginando o presente como releitura de reminiscências do passado, que mira necessariamente para um futuro, convém indagar: quais fragmentos das políticas de museus restaram e como podemos nos mobilizar para o futuro, em que a luz há de reaparecer?

    Para assistir ao encontro, acessem a página da Rede de Museus no Instagram, Facebook ou pelo link abaixo.

    Link: bit.ly/2XoZljd (WebConf da UFPel)