Início do conteúdo
“Arqueologia do Sete de Abril. Não perca esta oportunidade, pode ser sua última chance!”

Essa é uma jornada para revelar mistérios. Venha conosco nessa aventura!

Em meio ao restauro do Sete de Abril foram encontrados vestígios arqueológicos que nos ajudam a compreender o cotidiano de quem ocupava o teatro e seu entorno num passado não tão distante. Professores e discentes dos bacharelados em Museologia, Arqueologia e conservação-Restauração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) veem a público apresentar artefatos e dados arqueológicos descobertos no monitoramento das obras de restauro do Theatro Sete de Abril.

Quemos mostrar também os processos de documentação, conservação e extroversão promovidos a partir desse acervo arqueológico no âmbito da disciplina de Arqueologia e Acervos Museais nas dependências do LÂMINA, o Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas.

A exposição do acervo arqueológico do Sete de Abril no interior do próprio Theatro é uma atividade da programação do Dia do Patrimônio e fica aberta ao público presencialmente, no sábado, dias 16 de agosto de 2025.

Te aguardamos!

O Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (LÂMINA) e o Museu Arqueológico e Antropológico da UFPel (MUARAN), a convite da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), vem documentando, conservando e expondo o acervo arqueológico do Sete de Abril desde 2022. As atividades ocorrem durante os períodos letivos da UFPel por meio das disciplinas de Arqueologia e Acervos Museais, optativa do curso de Museologia, e Arqueologia Extensionista, ofertada pelo curso de Arqueologia. Nessa matérias de graduação, discentes de Arqueologia, Museologia e Conservação-Restauração da UFPel selecionam uma pequena parte do acervo para trabalhar ao longo do semestre. O acervo do Sete, que ficava no Casarão 6, agora está na Casa 2 (sede da SECULT).

Que Sete você conhece?

Em 2023, o projeto resultou na exposição “Que Sete você conhece?”, elaborada pela turma de Arqueologia Extensionista. A exposição buscou resgatar a memória do teatro para a cidade de Pelotas por meio do acervo estudado.

 

O que é Arqueologia? Existe Arqueologia em Pelotas? É possível fazer arqueologia de um teatro?

No ano de 2024, a comunicação sobre o acervo foi feita por meio de uma visita guiada ao Theatro, onde turmas de estudantes puderam conhecer a história do local e o processo de pesquisa desenvolvido com o acervo arqueológico.

 

Essa pode ser sua última chance!

Agora, em 2025, te convidamos a visitar a exposição “Arqueologia do Sete de Abril. Não perca a oportunidade. Essa pode ser sua última chance!”. Fruto de um semestre inteiro de trabalho, a mostra busca incentivar a reflexão sobre a importância do acervo arqueológico do Theatro e defende sua permanência em Pelotas.

 

 

Exposição concebida e montada pela turma 2025/1 de Arqueologia e Acervos Museais, disciplina optativa do bacharelado em Museologia da UFPel.

Discentes atuantes:

ANA PAULA DE SOUSA BONORDT;

ANTONIO RAMOS DE SANTANA NETO;

CLAUDIO ROBERTO GOMES FERNANDES;

FELIPE SOUZA CRUZ DE ARAUJO;

IZABELLA CRISTINA DE OLIVEIRA CAVALCANTE;

MIRIAM CRISTINA ALVES AVILA;

RHAYAR VOLPI MEIRA;

SAYWA YOLANDA ALMARAZ FLORES,

 

Monitoria da disciplina atuante:

MAURÍCIO RODRIGUES SOARES;

IGOR DIAS MESQUITA;

CARLA GIOVANA GONÇALVES MALGUEIRO.

 

Equipe de apoio atuante:

HALANA ZSCHAHORNACK;

IORRANA CORREA;

JULIANA GASPAR ROSALINI;

GERSON WENDT SCHWARTZ JUNIOR (eletricista responsável).

 

 

Turma 2024 citada:

ESTER TEIXEIRA GONÇALVES

FERNANDA RIBEIRO DE AVILA

GIOVANA SCHIAVON BARREIRA

JULIA BANDEIRA VAZ

JULIANA BAPTISTA FERREIRA

YASMIN FERRARI DE QUEIROZ

 

Turma 2022-2023 citada:

CARLA GIOVANA GONÇALVES MALGUEIRO;

ISADORA COSTA OLIVEIRA;

JULIANA GASPAR ROSALINI;

NICÓLLY AYRES DA SILVA;

RAQUEL MOTTA CORRÊA PINTO ROMAINE;

RENAN MARQUES AZEVEDO DA MATA.

 

Professores atuantes:

DIEGO LEMOS RIBEIRO;

JAIME MUJICA SALLÉS;

PEDRO LUÍS MACHADO SANCHES.