Letramento Digital: Coordenadora do Midiars palestra sobre discurso de ódio e crimes virtuais para alunos do IFSul Campus Jaguarão

No dia 29 de agosto, a pesquisadora e coordenadora do Midiars, Taiane Volcan, apresentou a palestra “Discurso de ódio e crimes virtuais: a materialidade das redes” para os estudantes do ensino médio e técnico integrado do IFSul Campus Jaguarão. O objetivo da palestra foi trabalhar no letramento digital dos estudantes e também no combate ao discurso de ódio em ambientes digitais, temática que tem instigado uma série de ações no Campus.

Na conversa, Taiane falou sobre plataformização das relações sociais, materialidade das interações no ambiente virtual e sobre a legislação vigente, além de projetos em tramitação, que visam dar conta das novas demandas da sociedade no contexto mediado. Ela apresentou algumas das leis que são utilizadas para combater crimes na internet e alguns projetos de lei que estão sendo debatidos no Congresso Nacional com esta finalidade.

Aulas públicas, entrevistas e palestras sobre letramento digital fazem parte de um dos eixos de atuação do Midiars e visam levar as contribuições acadêmicas de pesquisadores do grupo para a sociedade em geral. Com isso, além de contribuir com a formação de jovens e adultos para o uso das plataformas digitais, é possível aproximar a comunidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito da universidade.