Neste post, agregamos os links para acessar algumas das reportagens e comentários da imprensa e outras instituições de pesquisa sobre relatório “Desinformação, Mídia Social e Covid-19“, lançado no dia 17 de maio.
Reportagens da imprensa:
- A UOL produziu uma reportagem dando destaque especial para um dos resultados da nossa pesquisa: Circulação de fake news cresce após falas de Bolsonaro na TV, aponta estudo.
- A reportagem do Nexo discutiu diversos pontos do nosso relatório, dando especial destaque para o enquadramento político da desinformação sobre Covid-19: Como a política agrava a desinformação na pandemia.
- O Portal de Camaquã também repercutiu o nosso estudo, citando os nossos principais resultados e recomendações para combater a desinformação: Laboratório MIDIARS lança relatório sobre desinformação e Covid-19 na mídia social brasileira.
Análise:
- A Taís Seibt, da Afonte Jornalismo de Dados, publicou um comentário sobre a nossa pesquisa, analisando os resultados do relatório e também discutindo formas de combate à desinformação: Furar as bolhas da desinformação só será possível se políticos entrarem na conversa.
Newsletter:
- A International Fact-Checking Network – Poynter indicou o nosso relatório como sugestão de leitura em sua newsletter, a Factually.
- Também fomos citados na newsletter do ObjETHOS, que dá destaque para um dos resultados do nosso relatório: o alto engajamento dos usuários que compartilham desinformação.
Quer conversar conosco sobre o relatório? Entre em contato por raquel.recuero@ufpel.edu.br (Raquel Recuero) ou fbonowsoares@gmail.com (Felipe Soares).