Para auxiliar quem quer pensar um pouco melhor nos discursos na consulta feita à comunidade para as eleições para a reitoria, fizemos um grafo de co-ocorrência de conceitos nos programas de gestão com as propostas de cada chapa. Esse tipo de análise de texto é uma forma de Linguistica de Corpus, onde trabalhamos no sentido de desvelar conceitos que estão mais associados à cada chapa. Os grafos mostram quais conceitos mais aparecem nos programas (tamanho das palavras), por grupo (cores são conceitos que tendem a aparecer mais vezes juntos) e por co-ocorrência (a espessura da conexão mostra o quanto tendem a aparecer juntos).
Cada chapa tem dois grafos, um de co-ocorrências gerais (números duros), ou seja, conceitos que mais aparecem no plano mesmo; e co-ocorrências normalizadas, que é mais útil, muitas vezes, para observar temáticas gerais que aparecem no programa.
Método
Para montar essas imagens, utilizamos o programa de cada chapa disponível nas páginas (links a seguir). Todas as palavras são contabilizadas, retirando-se as chamadas stopwords (palavras que geralmente acrescentam pouco ao corpus, como artigos, preposições, pronomes e etc.). O corpus é quase exclusivamente composto de substantivos e verbos (principalmente porque há pouca adjetivação no material). Então, contabilizamos a frequência de cada palavra. Fechamos com um conjunto de 100-110 mais citadas (varia pelo número total de ocorrências – entre 5 e 10 vezes no mínimo). A partir disso, analisamos as “unidades de sentido”, que consideramos parágrafos neste caso, onde analisamos as co-ocorrências dos conceitos. De posse dessa matriz, construímos grafos que foram submetidos a um algoritmo de grupabilidade (tendência dos nós de estarem mais “próximos” uns dos outros) e distribuição para visualização.
Há bastante semelhanças, mas também bastante diferenças em cada um.
Chapa 1: UFPEL Diversa
Grafo 1: Co-ocorrências gerais (Números totais)
Grafo 2: Co-ocorrências Normalizadas
Chapa 2: UFPEL Mais
Grafo 1: Co-ocorrências gerais (Números totais)
Grafo 2: Co-ocorrências gerais Normalizadas
Chapa : UFPEL #TOCONTIGO
Grafo 1: Co-ocorrências gerais (Números totais)
Grafo 2: Co-ocorrências gerais Normalizadas
Chapa 4: UFPEL RAIZ
Grafo 1: Co-ocorrências gerais (Números totais)
Grafo 2: Co-ocorrências gerais Normalizadas
Para ler melhor os grafos, clique nas imagens para ver em tamanho maior.