Mariana Reis apresenta trabalho sobre Educação Midiática

O trabalho Media literacy for teachers through engaged multiliteracy (Letramento midiático para professores pelo multiletramento engajado), de autoria da pesquisadora do Midiars Mariana Reis, foi aprovado no congresso da International Society of Cultural-historic Activity Research (ISCAR), que acontece em agosto, em Rotterdam.

O trabalho apresenta as ações desenvolvida pelas Brincadas Midiáticas, uma iniciativa de formação de professores da educação básica de instituições públicas e privadas em educação midiática por uma perspectiva crítica, ancorada na abordagem sócio-histórico-cultural. Nas oficinas de formação, os professores aprendem os conceitos-chave da educação midiática a partir de suas próprias vivências com as mídias, e pensam em propostas pedagógicas para diferentes segmentos e componentes curriculares a partir do multiletramento engajado. Ou seja, as propostas partem da realidade dos estudantes, seguem para um momento de conceitualização e reflexão crítica, e desembocam na produção de mudanças sociais, por meio de intervenções na realidade dos próprios estudantes.

Até o momento, duas oficinas já ocorreram na PUC-SP, em formato híbrido, e outras cinco estão programadas para acontecer até o final do ano, todas gratuitas. O combate à desinformação, os direitos humanos, o letramento informacional, a análise crítica da mídia e o letramento algorítmico são alguns dos temas que permeiam as discussões. Para mais informações e para conferir o material das oficinas, acesse https://bit.ly/brincadasmidiaticas2024

O mesmo trabalho também será apresentado no International Media Literacy Research Symposium, em julho, nos Açores.

Para acessar a programação preliminar do evento, clique aqui.