#Publicações: Novo artigo do Midiars analisa como a checagem de fatos circula em grupos de extrema-direita do Facebook

O novo artigo dos pesquisadores do Midiars “Framing Covid-19: how fact-checking circulate on the facebook far-right”, analisa um dos fatores fundamentais para compreender o fenômeno da desinformação, que é a dificuldade de circulação da checagem de fatos. Com o intuito de observar a influência política sobre a desinformação, analisamos como os links de checagem de fatos sobre a pandemia de Covid-19 circularam entre grupos e páginas de extrema-direita em comparação com outros grupos que também compartilharam desinformação no Facebook. Além disso, foi analisado o enquadramento dado aos links de checagem de fatos, ou seja, se o objetivo do compartilhamento, nesses grupos, foi legitimar ou desqualificar o trabalho das agências de checagem.

Nossos resultados sugerem que os grupos de extrema-direita são mais propensos a resistir à checagem de fatos. Além disso, embora a checagem circule em alguns grupos politicamente radicalizados, o enquadramento dado é justamente o da negação, ou seja, a checagem de fatos passa a ser objeto de questionamento. Os resultados apontam, também, o caráter conspiratório do discurso desses grupos, especialmente em relação à imprensa profissional. Por fim, nossos achados indicam que um efetivo combate à desinformação precisa ir além do aumento da checagem de fatos, especialmente por parte das plataformas.

O artigo faz parte do novo livro publicado pelo LabCom (Universidade da Beira Interior) e que faz parte da coleção Communication Books: Disinformation Studies: Perspectives from an Emerging Field. O e-book completo está disponível para download gratuito no link: https://labcomca.ubi.pt/disinformation-studies-perspectives-from-an-emerging-field/