Notícias do Mercosul

Livro da Série Fronteiras da Integração do Centro de Integração

do Mercosul da UFPEL terá lançamento em Rivera, Uruguai.

A série Fronteiras da Integração se constitui em mais uma importante iniciativa da Universidade Federal de Pelotas, do Centro de Integração do Mercosul/Núcleo de Estudos Fronteiriços e da Fundação Simon Bolívar no contexto da integração latino americana. Estudar, pesquisar e desenvolver as fronteiras do Brasil se constitui em atraente desafio para toda a sociedade e, sobretudo para as universidades brasileiras. Este cenário se torna mais importante pelo fato do Mercosul ainda não estar consolidado como processo de integração social que todos buscamos em torno de uma única patria sul-americana. Por isso, justificam-se as iniciativas para modificar a cultura difundida no passado, na qual a fronteira era um “espaço-problema” para uma nova concepção que privilegia a região como um espaço pleno de oportunidades para o desenvolvimento econômico, social e valorização da cidadania.
Neste contexto, a proximidade geográfica de Pelotas e do estado do Rio Grande do Sul com os países do Prata, a influência da cultura do pampa na constituição do Mercosul foram significativos estímulos para que a UFPEL se dedicasse cada vez mais ao tema da integração regional nos últimos vinte anos. Entre exemplos é a constante atuação da universidade na fronteira, desde a criação da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim em 1994, a inauguração do Centro de Integração do Mercosul no ano seguinte, e mais recentemente, a criação do Núcleo de Estudos Fronteiriços, na fronteira entre Santana do Livramento, no Brasil e Rivera, Uruguai.
Nesse sentido, para descrever o genuíno cidadão fronteiriço, parcialmente brasileiro, parcialmente uruguaio, mas totalmente solidário e integrado em uma região tão peculiar, será lançado na cidade de Rivera, Uruguai, o livro “RIVERA-LIVRAMENTO Una frontera diferente”, de Gladys Bentancor. O tema abordado tem origem na dissertação de Mestrado em Ciências Sociais – Estudos Fronteiriços da Universidad De La República do Uruguay, em Montevideo.

Local: SALA CULTURAL DA ANTEL
Agraciada, 333 – Rivera – Uruguai.
Data: 14/10/11

Hora: 19h30min