Início do conteúdo
2011 – CIM

A filosofia e o cinema religioso: o conflito espiritual da humanidade em 40 obras cinematográficas

O ciclo de cinema acontece todas as sextas às 20hs no Centro de Integração do Mercosul. Durante o dia podem ser retiradas as senhas para assistir o filme. Mais informações pelo telefone: 3284 5526 (ISP) 3222 0404 (Mercosul).

Coordenação do Prof. Luís Rubira.
Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFPel. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), suas linhas de pesquisa são Nietzsche e a Filosofia Clássica Francesa. O presente ciclo de cinema é um Projeto de Extensão do autor no Departamento de Filosofia, e o segundo de uma série cuja temática é proposta a cada ano.

A programação completa do CICLO está disponível na página da UFPel:

http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2011/03/24/programacao-do-ciclo-a-filosofia-e-o-cinema-religioso

 

Exposição do Concurso Fotográfico da Igreja do Porto fica até o dia 16 no Centro de Integração do Mercosul

Tendo em vista a qualidade das 45 fotos que integram a exposição do Concurso Fotográfico da Igreja do Porto, iniciada no dia 5/12, a Coordenação do Centro de Integração do Mercosul e a Pastoral da Comunicação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus decidiram prorrogar a mostra por mais uma semana, ou seja, até dia 16/12. A exposição acontece das 8 às 12h e das 14 às 22h, sendo que na segunda semana já terá em destaque as fotos premiadas do 1º ao 10º lugar, escolhidas pelo Júri técnico, bem como a mais votada pelo júri popular.

Como se recorda, o concurso integra a programação oficial das comemorações do bicentenário de Pelotas e do centenário da paróquia, alem de arrecadar fundos para as obras sociais da paróquia. Importante: A votação popular para escolher a foto mais linda encerrará na data prevista no regulamento, ou seja, dia 9 de dezembro, às 20h, sendo o horário de votação das 14 às 20h. O Centro de Integração do Mercosul fica localizado na esquina da Andrade Neves com Lobo da Costa.

 

29 de novembro – 16 anos do Centro de Integração do Mercosul

O Centro de Integração do Mercosul completa 16 anos nesta terça-feira(29). Hoje, o Centro está consolidado como importante elo entre a UFPel, as comunidades local e do Mercosul, priorizando sua atuação na Metade Sul do RS, a partir de ações que valorizem o potencial da sociedade, através de atividades que contribuam na formação de uma consciência integracionista com os demais países.

Clique aqui e saiba mais!

 

 

Livro da Série Fronteiras da Integração do
Centro de Integração do Mercosul da UFPEL terá lançamento em Rivera, Uruguai.

A série Fronteiras da Integração se constitui em mais uma importante iniciativa da Universidade Federal de Pelotas, do Centro de Integração do Mercosul/Núcleo de Estudos Fronteiriços e da Fundação Simon Bolívar no contexto da integração latino americana.
Clique aqui e saiba mais!

Local: SALA CULTURAL DA ANTEL
Agraciada, 333 – Rivera – Uruguai.
Data: 14/10/11

Hora: 19h30min

 

PALESTRA

“O futuro das relações Brasil-Uruguai ante os desafios que se apresentam no âmbito do Mercosul” a ser proferida pelo Vice-Chanceler uruguaio Roberto Conde. O evento será realizado no dia 11 de outubro de 2011, no auditório do Gabinete do Reitor, no Campus Porto (Rua Gomes Carneiro, nº 1, Pelotas-RS)

 

UFPel promove o Congresso Internacional de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional no Mercosul
23 de Agosto de 2011

A UFPel promove, entre os dias 05 a 07 de outubro de 2011, no auditório do 4° andar do Campus Porto, o Congresso Internacional de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional no Mercosul – O papel da universidade. O evento visa reunir a comunidade acadêmica e a sociedade civil para tratar de temas relevantes ao desenvolvimento e à gestão pública no contexto do MERCOSUL.
Sendo a Universidade o espaço propício para esse encontro e debate, temas como: Fundo de Convergência estrutural e fortalecimento institucional do Mercosul – FOCEM, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS, Planejamento estratégico municipal, Movimento geo-econômico da fronteira, Tecnologias e Inovação, Dificuldades e Oportunidades na fronteira com Uruguai e Argentina, serão tratados, a partir de experiências nacionais e internacionais.

 

Teia cultural

O Centro de Letras da UFPel realizou nos dias 8 e 9 de junho, a I Teia Cultural, evento que visou unir algumas das diversas graduações da Universidade Federal de Pelotas em um encontro de interdisciplinariedade, para propiciar a docentes e discentes uma maior interação entre áreas, abordando os diferentes aspectos culturais da contemporaneidade.

[Voltar]

Publicado em 07/05/2012.