A Banca Examinadora do Edital 03/2025 EGPS UAB – Tutoria a distância, constituída pela Portaria nº 3, de 14 de Julho de 2025, apresenta o Resultado Final do processo seletivo destinado ao provimento de 05 (cinco) vagas, mais Cadastro Reserva (CR) de tutoria a distânca para atuarem junto ao Curso de Especialização em Gestão para a Sustentabilidade EAD.
Conforme o Edital 03/2025, a classificação final foi realizada por polo, sendo a primeira e a segunda vaga ocupadas pelos(as) candidatos(as) de Ação Afirmativa (AA), prevista na Resolução nº 16/2017, que obtiveram a maior pontuação, uma vez que não houve candidatos(as) pela Ação Afirmativa (AA) da Resolução nº 54/2021.
Os(as) candidatos(as) inscritos em mais de um polo, caso selecionados(as), foram alocados(as) conforme sua pontuação final, respeitando a ordem de preferência indicada na inscrição. O(a) candidato(a) permanecerá no polo em que obteve a primeira colocação, e suas vagas nos demais polos foram automaticamente liberadas para os(as) segundos(as) colocados(as) nas listas de classificação.
Confira abaixo a classificação FINAL dos candidatos por polos:
Prof. Dr. Edgar Ávila Gandra (Presidente)
Profa. Dra. Silvia Prietsch Wendt
Prof. Dr. Marcos Cesar Borges da Silveira
Prof. Dr. Gustavo Peretti Wagner (suplente)
Banca Examinadora Edital 03/2025 EGPS UAB – Seleção de Tutoria a Distância
Constituída pela Portaria 3, de 14 de julho de 2025
A Banca Examinadora do Edital 03/2025 EGPS UAB – Tutoria a distância, constituída pela Portaria nº 3, de 14 de Julho de 2025, apresenta o Resultado Final Preliminar do processo seletivo destinado ao provimento de 05 (cinco) vagas, mais Cadastro Reserva (CR) de tutoria a distânca para atuarem junto ao Curso de Especialização em Gestão para a Sustentabilidade EAD.
Conforme o Edital 03/2025, a classificação final é realizada por polo. Para efeitos de classificação final serão constituídas duas listas de candidatos(as) em cada um dos 05 (cinco) polos e, em ordem decrescente de acordo com a pontuação final, os(as) candidatos(as) foram classificados(as):
a) uma lista com os(as) candidatos(as) aprovados(as) e optantes por vaga de Ação Afirmativa (AA); e,
b) outra lista com os(as) candidatos(as) aprovados(as) em Ampla Concorrência (AC).
Conforme o Edital 03/2025, a primeira e a segunda vaga, das cinco ofertadas, serão ocupadas pelos(as) candidatos(as) de Ação Afirmativa (AA), prevista na Resolução nº 16/2017, que obtiveram a maior pontuação, uma vez que não houve candidatos(as) pela Ação Afirmativa (AA) da Resolução nº 54/2021.
Os(as) candidatos(as) inscritos em mais de um polo, caso sejam classificados(as), serão alocados(as) conforme sua pontuação final, respeitando a ordem de preferência de polo quando da inscrição, ou seja, a primeira inscrição definirá para onde irá o(a) candidato(a) classificado(a). O(a) candidato(a) permanecerá no polo em que obteve a primeira colocação, e suas vagas nos demais polos serão automaticamente liberadas para os(as) segundos(as) colocados(as) na lista de classificação dos polos restantes.
Conforme o Edital Nº 03/2025, para estabelecer a Pontuação Final, a Banca Examinadora considerou a Análise do Curriculo conforme a pontuação requerida pelo(a) candidato(a) no Quadro “Critérios para Avaliação do Currículo”, devidamente acompanhado pelos certificados comprobatórios, somada à pontuação obtida na ENTREVISTA, sendo o resultado da soma dividido por dois.
Recursos
Os candidatos que desejarem interpor recursos ao Resultado Preliminar poderão encaminhar o pedido documentado por escrito e assinado para a Comissão de Avaliação no período de 02 a 06 de sentembro através do e-mail pos.cim.egps.ead@gmail.com.
A análise dos recursos será realizada pela Banca Examinadora, levando em consideração a aplicação dos critérios dispostos no Edital Nº 03/2025, bem como, o acesso do requerente a informações e documentos por este produzidos. A Banca Examinadora esclarece que NÃO SERÃO CONSIDERADOS NOVOS DOCUMENTOS e/ou CERTIFICADOS, a fase de recursos é para os candidatos que entenderem que a pontuação gerada não coincide com a requerida pelo(a) candidato (a) Quadro “Critérios para Avaliação do Currículo”.
Confira abaixo a classificação FINAL PRELIMINAR dos candidatos por polos:
Prof. Dr. Edgar Ávila Gandra (Presidente)
Profa. Dra. Silvia Prietsch Wendt
Prof. Dr. Marcos Cesar Borges da Silveira
Prof. Dr. Gustavo Peretti Wagner (suplente)
Banca Examinadora Edital 03/2025 EGPS UAB – Seleção de Tutoria a Distância
Constituída pela Portaria 3, de 14 de julho de 2025
Informamos que as matrículas para o semestre 2025/02 (MÓDULO 1) serão realizadas de maneira on-line via sistema COBALTO, no link https://cobalto.ufpel.edu.br/ no período de 27/08/25 (quarta-feira) a partir das 14:00h até 29/08/25 (sexta-feira) às 18h00min.
– SOU NOVO NA UFPEL: para os novos alunos sem acesso ao COBALTO, pedimos que acesse o link https://cobalto.ufpel.edu.br/, informe seu CPF na caixa “Esqueceu a sua senha”, e em seguida o sistema enviará orientações de primeiro acesso para o e-mail informado no formulário de inscrição da seleção. Esse procedimento de acesso ao COBALTO já pode ser providenciado. Você já tem número de matrícula.
– JÁ ESTUDEI NA UFPEL: para os alunos que já tiveram acesso ao COBALTO, pedimos que acesse o link https://cobalto.ufpel.edu.br/, informe seu CPF na caixa e coloque sua senha, caso tenha esquecido a senha, selecione “Esqueceu a sua senha”, e em seguida o sistema enviará orientações de acesso para o e-mail previamente cadastrado no COBALTO. Esse procedimento de acesso ao COBALTO já pode ser providenciado. Você já tem número de matrícula.
OBS: Estrangeiros que não possuem ainda CPF entrar em contato pelo e-mail apresentado ao final das orientações para efetivar sua matricula neste caso.
Serão 6 (seis) disciplinas ofertadas para este semestre e devem ser todas selecionadas para não haver atraso na conclusão do curso.
Disciplinas do MÓDULO 1:
Gestão e Governança Ambiental Sustentável
Estado, Sociedade e Políticas Sustentáveis
Gaia e a Humanidade
Princípios legais e marco constitucional
Cidade, bem estar e felicidade
Cidades e Comunidades Sustentáveis
IMPORTANTE:
– A matrícula é o que garante a sua permanência e avanço no curso. Quem não EFETUAR MATRÍCULA TODO SEMESTRE perderá sua vaga e será desligado do curso por abandono.
– A disciplina Elaboração de Monografia NÃO deve ser selecionada neste momento. Ela é uma disciplina apenas para manter vínculo quando o aluno não irá se matricular em nenhuma disciplina. Não é o caso de ingressantes.
As aulas começam dia 12/09/25 (sexta-feira). Depois do período de confirmação de matrícula, serão enviadas orientações sobre o curso, seu funcionamento e o acesso à plataforma na qual será realizado.
Dúvidas, entre em contato por este endereço de e-mail o mais breve possível, não perca o prazo de matrícula:pos.cim.egps.ead@gmail.com
A Comissão de Avaliação do EDITAL Nº 91/2025 SELEÇÃO DE ESTUDANTE REGULAR do Curso de Especialização em Gestão para a Sustentabilidade modalidade a distância – EGPS_UAB torna público o RESULTADO FINAL, pós recursos, de seleção dos candidatos por polo de inscrição, nos termos estabelecidos neste Edital.
Os candidatos empatados em último lugar participarão de sorteio a ser realizado amanhã, 27/08, às 11h30 na sala de webconferência abaixo:
As matrículas serão realizadas de 27 (às 14h) a 29 (às 18h) de agosto pelo sistema Cobalto da UFPel. Todos os classificados receberão as orientações sobre como realizar a matrícula por email.
A Comissão de Avaliação EDITAL Nº 91/2025 – SELEÇÃO DE ESTUDANTE REGULAR do Curso de Especialização em Gestão para a Sustentabilidade modalidade a distância – EGPS_UAB, torna público o Resultado Preliminar de seleção dos/as candidatos/as por polo de inscrição. Nos termos estabelecidos no Edital Nº 91/2025, estão sendo ofertadas 30 vagas por polo de atuação da UAB (Novo Hamburgo, Sobradinho, Esteio, Sapiranga e Picada Café).
Conforme o Edital Nº 91/2025, a Comissão de Avaliação considerou a Análise do Curriculum Vitae, conforme pontuação apresentada no Anexo IV, DEVIDAMENTE ACOMPANHADA PELOS CERTIFICADOS COMPROBATÓRIOS. Ainda conforme o Edital Nº 91/2025, nenhum/a candidato/a pode participar da seleção sem apresentar toda a documentação requerida no ato da inscrição, não sendo possível inserir novos documentos depois do fechamento do período de inscrições. Dessa forma, a Comissão de Avaliação DESCLASSIFICOU os candidatos que, na análise da documentação, não apresentaram os certificados comprobatórios do currículo e/ou não apresentaram comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Conforme o Edital Nº 91/2025:
Em caso de empate terá prioridade o candidato que tiver obtido a pontuação mais alta no critério “titulação” na análise de Currículo (essa avaliação já foi feita e os candidatos desempatados). No caso de persistir o empate, os candidatos serão convocados a participarem de um sorteio que definirá o preenchimento da vaga, após o período de interposição de recursos. Terão direito à matrícula os candidatos classificados até o limite máximo de vagas.
Os candidatos poderão ter individualmente acesso às notas obtidas na fase única do processo seletivo através do email pos.cim.egps.ead@gmail.com,
Recursos
Os candidatos que desejarem interpor Recursos ao Resultado Preliminar da seleção devem encaminhar o pedido por escrito para a Comissão de Avaliação no prazo de até 72 horas (DE 20 A 22 DE AGOSTO) contadas a partir da divulgação dos resultados através do e-mail pos.cim.egps.ead@gmail.com.
A análise dos recursos será realizada pela Comissão de Avaliação, levando em consideração a aplicação dos critérios dispostos no Edital Nº 91/2025, bem como, o acesso do requerente a informações e documentos por este produzidos.
A CLASSIFICAÇÃO FINAL PÓS RECURSOS será no dia 26 de agosto e as matrículas iniciarão IMEDIATAMENTE após essa publicação. Todos os candidatos selecionados receberão um comunicado com as devidas orientações.
Confira abaixo a classificação PRELIMINAR dos candidatos por polos:
A Banca Examinadora do Edital 02/2025 EGPS UAB – Professor Formador, constituída pela Portaria nº 3, de 14 de Julho de 2025, apresenta o Resultado Final do processo seletivo destinado ao provimento de 06 (seis) vagas, mais Cadastro Reserva (CR) de docentes para atuarem junto ao Curso de Especialização em Gestão para a Sustentabilidade EAD.
Conforme o Edital 02/2025, a classificação final foi realizada por disciplinas. Para efeitos de classificação, foram constituídas duas listas de candidatos (as) em cada uma das 06 (seis) disciplinas e, em ordem decrescente de acordo com a pontuação final, os/as candidatos/as foram classificados/as:
a) uma lista com os (as) candidatos (as) aprovados (as) e optantes por vaga de ação afirmativa; e,
b) outra lista com os (as) candidatos (as) aprovados (as) em ampla concorrência.
Conforme o Edital 02/2025, o (a) primeiro (a) candidato (a) da lista será o ingressante via Ação Afirmativa pela Resolução nº 54/2021 que obteve a maior pontuação.
Os/as candidatos/as que se inscreveram em mais de uma disciplina foram selecionados, conforme sua pontuação final, para a primeira disciplina em que ficaram em 1º lugar, ficando os segundos colocados no Cadastro Reserva.
Conforme previsto no item 2.3 do Edital EGPS UAB 02/2025 e no Art. 20 da Portaria nº 309, de 27 de setembro de 2024, da CAPES, a seleção priorizou os docentes efetivos do quadro da instituição. Docentes substitutos e externos participaram da classificação final, mas são convocados apenas para preenchimento de vagas remanescentes não ocupadas por docentes efetivos, independentemente da pontuação final atingida.
Classificação Final por Disciplinas
Lista 1 – Candidatos (as) aprovados (as) e optantes por vaga de ação afirmativa
Disciplina IV – Princípios legais e marco constitucional
Pontuação Final
Classificação
Débora Alessandra Peter (PCD)
68,2
1º lugar
Lista 2 – Candidatos (as) aprovados (as) em ampla concorrência
Disciplina I – Gestão e Governança Ambiental Sustentável
Pontuação Final
Classificação
Marislei da Silveira Ribeiro
90
1º lugar
Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
76,7
assume a disciplina V
Eduarda Medran Rangel
69,5
CR
Roberta Machado Karsburg
66,6
Elka Carolina Ojeda
62,2
Pedro Mascarenhas de Souza Pinheiro
53,5
Simone Colvara Alves
14,6
Alessandra Bandeira da Rosa
5,1
Disciplina II – Estado, Sociedade e Políticas Sustentáveis
Pontuação Final
Classificação
Isabel Cristina Rosa Barros Rasia
96,5
1º lugar
Gabrielito Rauter Menezes
83,1
CR
Roberta Machado Karsburg
66,6
Anderson Orestes Cavalcante Lobato
20
Simone Colvara Alves
14,6
Disciplina III – Gaia e a Humanidade
Pontuação Final
Classificação
Pedro Mascarenhas de Souza Pinheiro
53,5
1º lugar
Roberta Machado Karsburg
66,6
CR
Simone Colvara Alves
14,6
Disciplina IV – Princípios legais e marco constitucional
Pontuação Final
Classificação
Eugênia Antunes Dias
86,1
CR
Bruno Cozza Saraiva
75,7
Daniel Lena Marchiori Neto
75,1
Roberta Machado Karsburg
66,6
Michele Vollrath Bento
55,2
Simone Colvara Alves
14,6
Disciplina V – Cidade, bem estar e felicidade
Pontuação Final
Classificação
Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
76,7
1º lugar
Roberta Machado Karsburg
66,6
Pedro Mascarenhas de Souza Pinheiro
53,5
CR
Simone Colvara Alves
14,6
Disciplina VI – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Pontuação Final
Classificação
Isabel Cristina Rosa Barros Rasia
96,5
assume a disciplina II
Raquel da Fonseca Holz
83,2
1º lugar
Marielen Priscila Kaufmann
78
CR
Valdirene Hessler Bredow
78
Eduarda Medran Rangel
69,5
Roberta Machado Karsburg
66,6
Anelize Milano Cardoso
40,5
Silvana da Silva Rodrigues
16,5
Simone Colvara Alves
14,6
Prof. Dr. Edgar Ávila Gandra (Presidente)
Profa. Dra. Silvia Prietsch Wendt
Prof. Dr. Marcos Cesar Borges da Silveira
Prof. Dr. Gustavo Peretti Wagner (suplente)
Banca Examinadora Edital 02/2025 EGPS UAB – Seleção de Professor Formador
Constituída pela Portaria 3, de 14 de julho de 2025
A Comissão de Seleção comunica que a publicação do resultado preliminar de classificação dos candidatos na Seleção de Aluno Regular – Edital 01/2025 – EGPS UAB será no dia 19 de agosto de 2025. Esse adiamento deve-se ao alto número de inscritos na seleção.
A Comissão de Seleção comunica a retificação do cronograma do processo seletivo de aluno regular do Curso de Especialização em Gestão para a Sustentabilidade UAB, conforme segue:
28/07 – Divulgação de inscrições homologadas
28/07 a 01/08 – Período para interposição de recursos
03/08 – Homologação pós recursos
04/08 a 14/08 – Análise de currículo
16/08 – Resultado preliminar
16/08 a 20/08 – Período para interposição de recursos
A Comissão de Seleção (Portaria 3, de 14 de julho de 2025) torna pública a pontuação da análise de currículo e os dias e horários de realização das entrevistas (Quadro I), segunda etapa de avaliação dos candidatos participantes da seleção de bolsistas UAB/CAPES para a função de tutoria à distância junto ao Curso de Especialização em Gestão para a Sustentabilidade.
Considerando o grande número de candidatos, solicitamos a confirmação na participação da etapa da entrevista, através do link: https://forms.gle/bmmqFS6NHzZ7mZCe9
Os candidatos que desejarem encaminhar recurso referente à pontuação no Quadro de Títulos, poderão fazê-lo ao final de todo o processo de avaliação, ou seja, pós realização das entrevistas, quando poderão interpor recurso a ambas pontuações.
Os candidatos que forem participar da entrevista, deverão entrar na Sala de Webconf no horário predefinido no Quadro I.
A Comissão de Seleção do Edital 02/2025 (PORTARIA Nº 3, DE 14 DE JULHO DE 2025), seleção de Professor Formador para o Curso de Especialização em Gestão para a Sustentabilidade UAB apresenta o resultado preliminar no Quadro I.
A classificação final será por disciplinas. Os candidatos que se inscreveram em mais de uma disciplina serão alocados conforme sua pontuação final, sendo que a disciplina será definida pela coordenação do curso. Ainda, o processo classificatório obedecerá o item 2.3 do Edital 02/2025 e as inscrições em Vagas Afirmativas.
2.3 O processo seletivo priorizará a participação dos docentes efetivos do quadro da instituição, sendo admitida a ocupação de vagas não preenchidas por professores externos.
Quadro I – Resultado preliminar
Disciplinas
Candidatos
Pontuação Currículo
Pontuação Entrevista
Total
Gestão e Governança Ambiental Sustentável
Alessandra Bandeira da Rosa
10,3
N/C
5,1
Eduarda Medran Rangel
39
100
69,5
Elka Carolina Ojeda
49,5
75
62,2
Marislei da Silveira Ribeiro
80
100
90
Pedro Mascarenhas de Souza Pinheiro
42
100
71
Roberta Machado Karsburg
53,3
80
66,6
Simone Colvara Alves
29,3
N/C
14,6
Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
53,5
100
76,7
Estado, Sociedade e Políticas Sustentáveis
Anderson Orestes Cavalcante Lobato
40
N/C
20
Gabrielito Rauter Menezes
66,2
100
83,1
Isabel Cristina Rosa Barros Rasia
92,3
100
96,5
Roberta Machado Karsburg
53,3
80
66,6
Simone Colvara Alves
29,3
N/C
14,6
Gaia e a Humanidade
Pedro Mascarenhas de Souza Pinheiro
42
100
71
Roberta Machado Karsburg
53,3
80
66,6
Simone Colvara Alves
29,3
N/C
14,6
Princípios legais e marco constitucional
Bruno Cozza Saraiva
59
90
74,5
Daniel Lena Marchiori Neto
50,3
100
75,1
Débora Alessandra Peter (PCD)
46
95
70,5
Eugênia Antunes Dias
72,3
100
86,1
Michele Vollrath Bento
25,5
85
55,2
Roberta Machado Karsburg
53,3
80
66,6
Simone Colvara Alves
29,3
N/C
14,6
Cidade, bem estar e felicidade
Pedro Mascarenhas de Souza Pinheiro
42
100
71
Roberta Machado Karsburg
53,3
80
66,6
Simone Colvara Alves
29,3
N/C
14,6
Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
53,5
100
76,7
Cidades e Comunidades Sustentáveis
Anelize Milano Cardoso
11
70
40,5
Eduarda Medran Rangel
39
100
69,5
Isabel Cristina Rosa Barros Rasia
93
100
96,5
Marielen Priscila Kaufmann
71
85
78
Raquel da Fonseca Holz
66,5
100
83,2
Roberta Machado Karsburg
53,3
80
66,6
Silvana da Silva Rodrigues
33
N/C
16,5
Simone Colvara Alves
29,3
N/C
14,6
Valdirene Hessler Bredow
66
90
78
Conforme o Edital 02/2025 – Retificação 03 – Alteração Cronograma (3165200), o prazo para interposição de recursos ao resultado preliminar é de 7 a 11 de agosto de 2025 pelo email: pos.cim.egps.ead@gmail.com.