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Bacharelado em Engenharia de Transporte e Mobilidade

Sobre o Curso

A proposta do Curso de Engenharia de Transporte e Mobilidade (CETMob) está sendo criada em parceria entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e é o resultado do compartilhamento de experiências e esforços do Grupo de Trabalho do Centro de Integração do Mercosul (CIM), da UFPel (GT – Portaria nº 22, de 16 de agosto de 2019), e do Grupo de Trabalho da UERGS (GT – Portaria Interna Nº 040/2019), constituídos para estudar a viabilidade e implementação deste projeto.

Atualmente, para que o egresso esteja apto e atualizado à dinâmica das transformações sociais, todo projeto pedagógico deve passar por adequações periodicamente. Em especial, para os cursos da área tecnológica e de engenharia, nas quais os avanços e inovações exigem a revisão constante da estrutura curricular. Esta atualização será debatida e analisada oportunamente pelo futuro NDE, onde as demandas de estrutura do curso se apresentam a partir da comunidade acadêmica e do mercado de trabalho.

A UFPel possui, desde 2011, o Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre (CSTTT), com o objetivo de formar profissionais capacitados a reconhecer, definir e analisar problemas, propor soluções, pensar estrategicamente propostas de Transporte Terrestre, equacionando problemas de organização desta área, inovando e empreendendo. Mas este perfil, aos olhos da academia e do mercado produtivo, pode receber mais especificidades de ciência básica e engenharia, no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos, integração de sistemas de Transporte, desenvolvimento de soluções complexas na área de gestão do Transporte Terrestre e Mobilidade, itens que trazem a necessidade de mercado de um profissional engenheiro na área de Transporte e Mobilidade.

A proposta do curso de Engenharia de Transporte e Mobilidade (CETMOB) está elaborada de acordo com a legislação vigente, tendo como referência as diretrizes previstas no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores em Engenharia, de 2006 e a RESOLUÇÃO Nº 2, DE 24 DE ABRIL DE 2019 do CNE/CES, que institui as novas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em engenharia. Estes documentos constituem guias sobre o perfil de competências e habilidades dos engenheiros, apresentam a carga horária mínima e a infraestrutura recomendada para cada curso. Referência para estudantes, educadores, instituições de ensino superior e público em geral, servem de base também para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e para os processos de regulação e supervisão da educação tecnológica. O catálogo organiza e orienta a oferta de cursos superiores em engenharia, inspirado nas diretrizes curriculares nacionais e em sintonia com a dinâmica do setor produtivo e as expectativas da sociedade.

 

  • Histórico das ações de Transporte e Mobilidade pela UFPel

A proposta deste projeto pedagógico acontece como uma extensão natural da experiência do Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre (CSTTT), que atualmente é ministrado no polo de Eldorado do Sul, pela UFPel, para um curso de engenharia de transporte e mobilidade, com vistas a suprir às necessidades da sociedade justificadas anteriormente. Resgatando um pouco da história, a criação do CSTTT, em 2011, fez parte do Programa de Reestruturação e Expansão Universitária (REUNI), realizado através de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o intuito de ampliar o ensino superior federal nas universidades brasileiras.

Com a proposta do REUNI, foi possível a proposição do curso, ressaltando, além do aporte de recursos financeiros, a possibilidade de contratação de docentes e técnicos administrativos. A proposição do Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre na UFPel tomou como base a seguinte legislação:

  • Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB);
  • Decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino;
  • Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/CP 3, de 18 de dezembro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia;
  • Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE)/CES nº 277, de 07 de dezembro de 2006. Encaminha uma proposta de reorganização da educação profissional e tecnológica de graduação, segundo uma nova metodologia que reúne os cursos em grandes eixos temáticos;
  • Portaria nº 10 do Ministério da Educação (MEC), de 28 de julho de 2006. Aprova o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Com a criação do Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre incorporou-se a região de Eldorado do Sul ao mapa de desenvolvimento das tecnologias em Transporte Terrestre no Rio Grande do Sul. Esse curso permitiu formar mão-de-obra qualificada para impulsionar o progresso e trazer novas perspectivas econômicas para a região. O registro do CSTTT no CREA/RS ocorreu ainda em 2016 e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação reconheceu o CSTTT através da portaria Nº 294, DE 07 DE JULHO DE 2016, tendo alcançado a nota final global 4,0, tendo a dimensão 1 (organização didático- pedagógica) com 3,9, a dimensão 2 (corpo docente e Tutorial) com 4,6 e a dimensão 3 (infraestrutura) com: 2,1. O corpo docente e técnico administrativo do CSTTT, junto com toda a comunidade acadêmica discente da UFPel de Eldorado do Sul e parcerias estratégicas diversas, desenvolveram/desenvolvem ou participam de mais de 100 projetos entre trabalhos de conclusão de curso, estágios e atuações profissionais acadêmicas nas modalidades de ensino, pesquisa e extensão. A maioria destes projetos totalmente voltados diretamente a proposição de soluções de problemas da realidade regional. Destacamos temas como: Trânsito e Educação – repensando o trânsito a partir da escola; Teorias da Cidade; O efeito da variabilidade do tempo de viagem na demanda por transporte; Preservando a mobilidade segura, envelhecimento da população e segurança viária – o papel das campanhas de comunicação; Olhares sobre o Transporte Terrestre; Modelos de Previsão de Acidentes de Trânsito em Vias Urbanas; Os desafios logísticos do Rio Grande do Sul; Motocicletas no ambiente urbano: uma realidade em expansão; Índice de Sustentabilidade das Atividades Logísticas; Física e Vídeo Análise Aplicada ao Transporte Terrestre; Jovens e trânsito: estudo exploratório sobre a primeira habilitação; Transporte em Eldorado do Sul/RS: perfil do usuário, caracterização dos usos e deslocamentos cotidianos; Análise de locais e frequência de acidentalidade da cidade de Eldorado do Sul/RS; Análise dos roubos de cargas no estado do Rio Grande do Sul; entre outros. Muito importante também tem sido o reconhecimento das empresas do ramo e órgãos públicos da região metropolitana de Porto Alegre que têm recebido os egressos do CSTTT em função da sólida formação oferecida.

Publicado em 04/04/2023.