‘Tem que sofrer pra aprender’

‘Tem que sofrer pra aprender’

Quantos de nós crescemos ouvindo ‘tem que sofrer pra aprender’, ‘somente sofrendo, você vai valorizar o que tem’, etc.? E agora, mesmo desejando uma vida sem sofrimento para as nossas crianças, nos pegamos, vez ou outra, repetindo essas ideias. É como se aquelas vozes ainda ecoassem em nossas cabeças e nos dessem segurança para que aquilo que aprendemos de forma difícil seja sempre lembrado por nós.

Temos visto que muitos daqueles que foram ensinados através do sofrimento, se negam agora a continuar aprendendo. Preferem abandonar a escola a seguirem sendo ignorados em suas necessidades de conhecer. Outros, tentam replicar esse sofrimento às novas gerações, como um padrão de normalidade e/ou prova de afeto.

E se pudéssemos dizer a todas as pessoas que passam por nossa infância que descobrimos um outro caminho para continuar aprendendo? Diferentes teorias nos mostram que aprender tem a ver com relacionar o que é novo com aquilo que já sabemos. Não precisamos mais sofrer para valorizar o que aprendemos, pois temos um acúmulo de sabedoria que cresce a cada dia e honramos todo novo saber que desenvolvemos.
Aprender é um processo que requer respeito, confiança, envolvimento e é assim que apoiamos cada criança em suas necessidades e ritmos.