II Ciclo de Debates: Outros tempos, outra escola de Educação Infantil

Tendo oficialmente encerrado as atividades referentes ao II Ciclo de Debates: Outros tempos, outra escola de Educação Infantil, a equipe do LabForma gostaria de agradecer a todas e todos que, de alguma forma, contribuíram para realização deste evento, que assistiram as lives, comentaram, compartilharam em suas redes, mandaram e-mails, mensagens e não apenas participaram.

Entendemos que estas diversas formas de participação indicam também o envolvimento com o trabalho docente e o apoio às propostas do LabForma, pois todos, mesmo à distância, se fizeram presentes todos os dias. Foram 10 encontros, todas as terças-feiras, entre os dias 02/06 e 04/08, para debater sobre uma outra escola de Educação Infantil que vem sendo projetada desde que convivemos com a pandemia de COVID-19. Nestes encontros, pessoas de diversas regiões se reuniram, dentre elas, estão os municípios de Pelotas, Jaguarão, Rio Grande, Campinas, Porto Belo, Capão do Leão, Santa Maria, São José do Norte, Piratini, Arroio do Padre, Vale do Sol, São Lourenço do Sul, Florianópolis, Vera Cruz, Belo Horizonte, Guaíba, Santa Vitória do Palmar, Montevidéu, Pedro Osório, Encruzilhada do Sul, Canguçu, Capão da Canoa, Londrina, Nova Santa Rita, Santa Cruz do Sul e Guarujá.
Ao longo do debate, fomos construindo e apontando alguns princípios para a prática na Educação Infantil, como o de que toda formação é autoformação e, assim, as mudanças em nossa prática pedagógica começam necessariamente por alterações subjetivas; o ambiente virtual pode servir, neste momento, para fortalecer as experiências de vínculo com as famílias e as crianças, sendo presença na ausência; as sugestões de atividades para serem feitas em casa precisam levar em consideração os diferentes ritmos das crianças e suas possibilidades de execução, pois os pais não podem ser tomados como auxiliares da professora em sua ausência; os cuidados com a saúde emocional de crianças e professores ganham destaque neste momento de isolamento social; Educação Infantil com significado formativo se faz na relação com as famílias, mas casa e escola denotam especificidades de ações que precisamos preservar; o planejamento na Educação Infantil é a soma das intenções do professor e da crianças; a intencionalidade educativa no cotidiano da Educação Infantil reside em toda atividade que promove experiências de significado para a criança e oportuniza a integração de conhecimentos.
Após fazer uma retrospectiva de tudo que passou, concluímos que nosso evento foi cheio de potência criativa e reiteramos aqui nossa gratidão e a manifestação de que, junto a vocês, seguiremos lutando e resistindo em nome de uma educação pública, gratuita e de qualidade por e para todas as crianças.
Para aqueles que não conseguiram acompanhar ao vivo o II Ciclo de Debates, lembramos que os encontros estão disponíveis no nosso canal do Youtube.
Link do nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UC2xptvn9pD-MHXRYG6p0Dsw

Até breve,

Equipe Labforma