Labanatoin para estudantes da Anatomia Humana do Curso de Fisioterapia UFPel

O projeto de ensino n.2069 (Labanatoin – Anatomia Humana Interativa e Clínica (ufpel.edu.br), em diálogo com o Colegiado do Curso de Fisioterapia, a partir dos anseios de reforçar conteúdos teórico-práticos em Anatomia Humana mais contextualizados à formação, pretende organizar para o semestre 2021/2, que se inicia tão logo, encontros presenciais em atividades práticas/interativas em Anatomia Humana.

Nesse sentido, convida-se para participação as egressas ou os egressos em Anatomia Humana do Curso de Fisioterapia UFPel a fim de proporcionar esta oportunidade de qualificar ainda mais a sua formação em Fisioterapia que se iniciou em um contexto pandêmico Covid-19. Considerando a perspectiva de participar do projeto, os aspectos inerentes ao aprofundamento em Anatomia Humana podem se dar em continuidade na interface do Labanatoin.

O que acha?

Caso haja interesse, preencha as informações de contato abaixo. Envia uma mensagem identificada demonstrando interesse em participar conosco. Assim, poderemos organizar esta oportunidade a partir da intenção declarada da participante ou do participante. No texto desta mensagem, coloca o número de matrícula, o nome completo e um endereço de e-mail, assim como um breve texto demonstrando a sua intenção em participar do projeto Labanatoin nesta perspectiva.

O envio da intenção declarada será aceito até o dia 16/05/2022. Com as participantes e/ou os participantes interessados serão organizados os encontros presenciais, percebendo a dinâmica institucional Covid-19, a disponibilidade do Laboratório de Anatomia Humana e acompanhando as resoluções atualizadas de instâncias superiores, como segue:

Portaria nº 924, de 31 de maio de 2021  – que aprova Normas do Sistema de Vigilância Epidemiológica;
Portaria nº 1992, de 03 de dezembro de 2021 , que aprova Normas para retorno de atividades acadêmicas presenciais na UFPel;
Portaria nº 2100, de 17 de dezembro de 2021, que aprova Normas para retorno de atividades presenciais na UFPel;
Compilado de Normas atualizado;
Portaria nº 2006, de 06 de dezembro de 2021 , que trata da obrigatoriedade da comprovação de vacinação contra a COVID-19, com vistas à circulação de pessoas e ingresso nas dependências da UFPel, Portaria nº 186, de 01 de fevereiro de 2022 e  Portaria nº 104, de 21 de janeiro de 2022.
Portaria nº 2101, de 17 dezembro de 2021, que aprova as normas para retorno às atividades e visitação nos museus da UFPel.

Interactive e-learning anatomy

Labanatoin para estudantes egressos da Anatomia Humana do Curso de Fisioterapia UFPel

O projeto de ensino n.2069 (Labanatoin – Anatomia Humana Interativa e Clínica (ufpel.edu.br), em diálogo com o Colegiado do Curso de Fisioterapia, a partir dos anseios de reforçar conteúdos teórico-práticos em Anatomia Humana mais contextualizados à formação, pretende organizar para o semestre 2021/2, que se inicia tão logo, encontros presenciais em atividades práticas/interativas em Anatomia Humana.

Nesse sentido, convida-se para participação as egressas ou os egressos em Anatomia Humana do Curso de Fisioterapia UFPel a fim de proporcionar esta oportunidade de qualificar ainda mais a sua formação em Fisioterapia que se iniciou em um contexto pandêmico Covid-19. Considerando a perspectiva de participar do projeto, os aspectos inerentes ao aprofundamento em Anatomia Humana podem se dar em continuidade na interface do Labanatoin.

O que acha?

Caso haja interesse, preencha as informações de contato abaixo. Envia uma mensagem identificada demonstrando interesse em participar conosco. Assim, poderemos organizar esta oportunidade a partir da intenção declarada da participante ou do participante. No texto desta mensagem, coloca o número de matrícula, o nome completo e um endereço de e-mail, assim como um breve texto demonstrando a sua intenção em participar do projeto Labanatoin nesta perspectiva.

O envio da intenção declarada será aceito até o dia 13/03/2022. Com as participantes e/ou os participantes interessados serão organizados os encontros presenciais, percebendo a dinâmica institucional Covid-19, a disponibilidade do Laboratório de Anatomia Humana e acompanhando as resoluções atualizadas de instâncias superiores, como segue:

Portaria nº 924, de 31 de maio de 2021  – que aprova Normas do Sistema de Vigilância Epidemiológica;
Portaria nº 1992, de 03 de dezembro de 2021 , que aprova Normas para retorno de atividades acadêmicas presenciais na UFPel;
Portaria nº 2100, de 17 de dezembro de 2021, que aprova Normas para retorno de atividades presenciais na UFPel;
Compilado de Normas atualizado;
Portaria nº 2006, de 06 de dezembro de 2021 , que trata da obrigatoriedade da comprovação de vacinação contra a COVID-19, com vistas à circulação de pessoas e ingresso nas dependências da UFPel, Portaria nº 186, de 01 de fevereiro de 2022 e  Portaria nº 104, de 21 de janeiro de 2022.
Portaria nº 2101, de 17 dezembro de 2021, que aprova as normas para retorno às atividades e visitação nos museus da UFPel.

Interactive e-learning anatomy

Medicina Social certifica mais de 100 mil pessoas em autoaprendizagem

Medicina Social certifica mais de 100 mil pessoas em autoaprendizagem

A Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) completou 10 anos em dezembro de 2020 e o Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que é uma de suas instituições fundadoras, se soma para comemorar. No contexto da UNA-SUS, o DMS tem desenvolvido atividades de educação permanente de profissionais de saúde, em larga escala, marcadas pelo compromisso com o Sistema Único de Saúde, tendo como propósito a melhoria dos serviços de saúde.

A primeira iniciativa foi o Curso de Especialização em Saúde da Família, ofertado para médicos, enfermeiros e dentistas de todo o país, entre 2011 e 2017, que certificou 2.329 profissionais. O curso enfatizava a reflexão sobre a prática e requeria  a realização de uma intervenção no serviço para qualificar uma das ações programáticas típicas da atenção primária à saúde.

A partir de junho de 2015, o Departamento de Medicina Social passou a ofertar Módulos de Autoaprendizagem, como atividade de extensão, com carga horária de 45 horas, que podem ser realizados online e contam com certificação automática. Já foram lançados seis módulos: Abordagem Domiciliar de Situações Clínicas Comuns no Idoso (2015); Abordagem Domiciliar de Cuidados Paliativos e Óbitos no Domicílio (2016); Situações Clínicas Comuns em APS (2016); Situações Odontológicas Comuns em APS (2016); Problemas Respiratórios mais Comuns nos  Adultos na Atenção Básica (2019); e Situações Clínicas Comuns em APS 2 (2020).

Os módulos são baseados em casos clínicos interativos e incluem um conjunto de materiais de apoio para a prática profissional, como calculadoras médicas, escalas e  fluxogramas. Estes módulos são disponibilizados em um aplicativo para usuários web, desenvolvido pelo departamento, que funciona em computadores, tablets ou smartphones. O aplicativo permite que os usuários resolvam as atividades off-line e realizem a sincronização para obtenção do certificado quando tiverem acesso à internet, o que facilita sua utilização em áreas remotas.

Os módulos de autoaprendizagem do DMS atingiram a marca de mais de 100 mil pessoas certificadas. Todos os materiais educacionais produzidos para esses cursos são disponibilizados em acesso aberto na Plataforma Kurt Kloetzel (P2K) que, em 2020, teve mais de 1,6 milhão de acessos.

Certamente as iniciativas do DMS-UFPel no âmbito do Sistema UNA-SUS vão continuar a contribuir para a educação permanente dos profissionais de saúde. Além dos módulos já disponíveis, em breve será lançado um novo Módulo de Autoaprendizagem: Contato Covid – Rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos de Covid-19.

Coordenação de Comunicação Social » Medicina Social certifica mais de 100 mil pessoas em autoaprendizagem (ufpel.edu.br)

Reedição do I Portas Abertas para Ciência e Inclusão

Reedição do I Portas Abertas para Ciência e Inclusão

Dias 26 e 27 de agosto de 2021 às 19:30 – 100% online.
Contaremos com audiodescrição e libras.

Inscrições                 Instagram do evento

Anatomia Humana e-learning – calendário remoto emergencial

Sistema UNA-SUS presta homenagem à UFPel

Sistema UNA-SUS presta homenagem à UFPel

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está celebrando dez anos. Constituído por 35 Instituições de Ensino Superior, realiza a educação permanente de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, em larga escala, através de educação a distância, constituindo um amplo acervo de recursos educacionais em acesso aberto na Plataforma ARES. A celebração ocorre no 26º Encontro da Rede UNA-SUS que está sendo realizado on-line, no período de 07 a 11 de dezembro. Neste contexto, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi homenageada entre as instituições pioneiras, com destaque para a atuação da instituição na elaboração e oferta do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE).

No encontro, a coordenadora de projetos da UNA-SUS no Departamento de Medicina Social da UFPel, professora Anaclaudia Fassa, ressaltou a trajetória da UFPel, desde 2011, no Sistema UNA-SUS. A participação da Instituição teve início com o Curso de Especialização em Saúde da Família, através de educação a distância, com a oferta inicial de mil vagas, para médicos, enfermeiros e dentistas de todo o país. Com mais de 4 mil vagas ofertadas e 2,3 mil concluintes, incluindo profissionais alocados em áreas remotas, o curso teve uma concepção pedagógica inovadora e foi pioneiro ao requerer implementação de intervenções no serviço como tema do Trabalho de Conclusão de Curso.

A UFPel elaborou também seis módulos de autoaprendizagem, baseados em casos clínicos interativos, que contam com 69 mil alunos certificados e aportou para o PROFSAUDE sua experiência com a integração disciplinar e com a ênfase na reflexão sobre a prática. A Plataforma Kurt Kloetzel, desenvolvida para hospedar os recursos educacionais da UFPel, teve nos oito primeiros meses de 2020 mais de 1 milhão de acessos.

A experiência da UFPel mostra que é possível desenvolver iniciativas educacionais através de educação a distância, de forma predominantemente assíncrona que sejam marcadas pela flexibilidade e busca da transdisciplinaridade, centrada no processo do sujeito de aprendizagem autônomo e usando metodologias ativas como estratégias promotoras do processo.

O Sistema UNA-SUS propicia intensa troca de experiências e colaborações entre as instituições públicas participantes da rede e incentiva a inovação e a experimentação.

I Portas Abertas – Para ciência e inclusão no Departamento de Morfologia

Durante os dias 22 e 23 de outubro, o Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas, promoverá o evento “I Portas Abertas – Para ciência e inclusão no Departamento de Morfologia” em um formato totalmente Online.
A proposta do evento consiste em divulgar para a comunidade que a ciência pode ser propriedade de todos, independente das limitações que apresentem de forma temporária ou permanente.
A programação traz um passeio por parte dos laboratórios e acervo de peças anatômicas, tanto animal como humana, assim como, apresentação de projetos e ações de acessibilidade dentro da Universidade Federal de Pelotas e seus parceiros.
O evento disponibilizará certificado de 12 horas para aqueles que participarem dos dois dias de evento.
As inscrições são totalmente gratuitas e estão sendo realizadas através do link:https://www.even3.com.br/portasabertasmorfo/
As palestras ocorrerão no canal do Youtube do evento das 16h ás 18h nos dias 22 e 23 de outubro: https://www.youtube.com/channel/UCwHFxGMxbTAPDTxKpC9Y8cg

Conheça o NATE UFPel

UFPel suspende atividades acadêmicas por três semanas

UFPel suspende atividades acadêmicas por três semanas

Convite Palestra sobre o tema “DOR” com Dr. Orlando Colhado dia 06/06/2019

Em promoção conjunta da DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA e DIREÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA/UFPEL na quinta-feira, dia 6/6/2019, no Anfiteatro da Fac. Medicina, será concretizada a Palestra “DOR” , a cargo do Prof. Dr. Orlando Colhado

 

Continue lendo