Podcast – Interação da Universidade com a sociedade no contexto do empreendedorismo e inovação.

O Podcast Café Empreendedor bateu um papo com a prof. Ana Paula Centeno, da área de empreendedorismo do CCSO/UFPel e com o prof. Vinicius Campos, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel sobre os meios que a universidade interage com a sociedade para gerar inovação e empreendedorismo. Debateram as ações que a universidade promove para fomentar o empreendedorismo e a inovação, qual é o seu papel nesse processo e sobre os desafios em atuar nessas áreas tão importantes para o desenvolvimento de um país.

O episódio do podcast pode ser acompanhado na íntegra no link: Podcast Café Empreendedor

4ª Sessão do 5º Encontro Nacional de Afiliados – Debate Inovação no Brasil

Academia Brasileira de Ciências

A INOVA/UFPel, representada pelo Professor Vinicius Farias Campos, participou do evento da Academia Brasileira de Ciências, que ocorreu entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro na Universidade de São Paulo. O evento, 5º Encontro Nacional de Afiliados da ABC, tinha como tema “Soberania e Sustentabilidade em Tempos de Mudanças Climáticas”.

Para fechar o segundo dia do 5º Encontro Nacional de Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências (5º ENMA ABC), foram convidados membros da categoria para falar de um tema preocupante na ciência nacional: a inovação. Enquanto o país é o 13º maior produtor de ciência no mundo, é apenas o 54º em inovação, e ainda carece de uma cultura voltada à expansão do conhecimento científico para além da academia. Entre os convidados estavam Bruno Gimenez, que tratou sobre inovação sustentável para a sociedade, e Maurício Cherubin, que falou sobre nova agricultura sustentável, como conciliar segurança alimentar e mudanças climáticas.

Além deles, o professor Vinicius Farias Campos, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, falou sobre a inovação como meio de transformação social. Segundo o professor, transformar pesquisa em inovação para a sociedade é um dos desafios do Brasil no século XXI. Em 2021 foram requeridas 3,4 milhões de patentes no mundo, e o Brasil foi responsável por apenas 24 mil. Destas, apenas 21% foram depositadas por brasileiros. Outra anomalia é a proporção anormal de patentes depositadas por universidades. Esse fato, muitas vezes usado para criticar as instituições públicas, para Vinicius Campos reflete apenas a falta de inovação no setor privado. “Se olharmos as universidades de ponta do mundo, estamos atrás. Precisamos é estimular uma cultura de patentes no país e as universidades têm papel fundamental em puxar esse movimento”, disse.

O Acadêmico também criticou os incentivos presentes na carreira científica, que tendem a desestimular o desenvolvimento de inovação tecnológica. Ele não enxerga uma cultura de inovação dentro da comunidade científica brasileira, com poucos Conselhos, setores e pessoal especializado. “Precisamos de um ambiente institucional favorável. É necessário cobrar as instituições para que melhorem o processo de submissão de artigos, trabalhem com prazos e protocolos definidos, contem com profissionais adequados para isso”, defendeu.

O Marco Legal de C&T determina que as instituições tenham seus próprios setores de inovação, mas muitas delas ainda engatinham nesse processo. “Muitos lugares têm criado centros voltados pra inovação apenas com mesa e tomada pro cientista trabalhar. Precisamos nos perguntar, como pesquisadores nacionais, queremos de fato investir e fazer inovação?”, finalizou.

Mais informações no site: Academia Brasileira de Ciências

Workshop – Encontro Regional FORTEC Sul

Na sexta-feira (25/08), a INOVA participou do Encontro Regional FORTEC Sul, que ocorreu na Escola de Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

No turno da manhã ocorreram palestras e debates sobre os desafios jurídicos enfrentados pelos Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs, com o Dr. Saulo Queiroz – UFRGS, falando sobre instrumentos jurídicos para fomentar os ambientes promotores de inovação; Dra. Ludmila Meira Maia Dias – UFMG, sobre formas alternativas para formalização de NITs; e o Dr. Leopoldo Muraro, do MCTI , que tratou sobre novas ações propostas para fomentar a CT&I nas ICTs.

À tarde, ocorreu palestra sobre valoração de tecnologias, com Ricardo Rezende Ramos, da Petrobras, e rodadas de discussão acerca dos problemas enfrentados pelos NITs quanto a gestão da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias.

Pelotas Parque Tecnológico altera estatuto e passa a atuar como ICT

 

O Pelotas Parque Tecnológico (PPT) modificou recentemente o seu estatuto, passando a atuar como um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). A decisão foi formalizada na assembleia que ocorreu no dia 27 de junho com a orientação do diretor jurídico do PPT, Guilherme Moncks, e permitirá concorrer em novos editais de captação de recurso e desenvolver atividades de pesquisa, inovação científica e tecnológica.

O vice-presidente do Conselho de Administração do PPT, Vinicius Campos, explica que a mudança irá estimular o desenvolvimento do parque, visto que até então as atividades de pesquisa e ensino só poderiam acontecer dentro dos parceiros envolvidos nos projetos, que eram considerados ICTs. Agora, será possível realizá-las na própria estrutura do Pelotas Parque. “A maioria dos parques tecnológicos nasce naturalmente nas universidades, portanto já são ICTs, o que não foi o nosso caso. Contudo, o parque já atingiu maturidade, é uma instituição bem consolidada, e está preparada para essa nova fase”, destaca.

As ICTs são organizações sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas que realizam e incentivam pesquisas científica e tecnológica para a criação de soluções que respondam às necessidades da sociedade de maneira inovadora. Graças à alteração, será permitido que o PPT participe, por exemplo, em editais de fomento público para captar recursos diretamente de empresas para desenvolver projetos específicos. Será possível ainda atuar dentro das Leis de Informática e Lei do Bem, que caracteriza um conjunto de incentivos fiscais para incentivar a inovação tecnológica às pessoas jurídicas.

Além de se tornar um ICT, o Pelotas Parque Tecnológico também adicionou uma nova modalidade para a realização das suas assembleias. Agora, está autorizado o formato híbrido, com assembleias on-line e presenciais, facilitando a participação de todos os envolvidos.

O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa.

Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior.

Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

Fonte: Jornal Tradição

 

UFPel promove levantamento sobre inovação

“Você sabe o que é inovação”? Esse é o questionamento lançado pela Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da Universidade Federal de Pelotas (Inova/UFPel) para a realização do Data Inova – Levantamento Institucional sobre Inovação. A ideia é que a comunidade da UFPel possa responder a um breve questionário sobre aspectos de inovação.

O levantamento busca obter dados sobre o conhecimento da comunidade acadêmica acerca do tema inovação para subsidiar tomadas de decisão da universidade, embasando elaboração de políticas e estratégias de inovação para a UFPel. Também auxiliará a traçar o perfil quanto ao conhecimento da temática, fortalecendo ações específicas para o público universitário. O Data Inova ainda tem a proposta de chamar atenção para o tema e buscar democratizar a inovação pela Universidade.

Trata-se se um questionário objetivo, que leva em torno de três minutos para ser respondido. No instrumento, a pessoa respondente encontrará perguntas individualizadas sobre, por exemplo, sua categoria e lotação na Universidade, questões de gênero e diversidade, perguntas gerais sobre seus conhecimentos em inovação, além de questionamentos relacionados à inovação na UFPel e na região.

As pessoas que participarem receberão as respostas ao final do questionário e poderão se informar sobre o tema da inovação, além de inteirar-se sobre as atividades que a Universidade vem desenvolvendo. Também poderão cadastrar seus contatos, de forma anônima, para receber informações via celular a respeito do assunto. Além disso, como outra forma de escuta, poderão sugerir ideias, ações e atividades que podem ser desenvolvidas nesse campo.

Os dados coletados não possuem fins científicos e serão apresentados no final do ano no formato de um relatório para a comunidade da UFPel. Conforme explica o superintendente da Inova, Vinícius Campos, esse relatório irá subsidiar tomadas de decisões da administração e de planejamento sobre a inovação na UFPel. Os dados identificarão necessidades, oportunidades e lacunas que subvencionarão possíveis ações específicas de apoio administrativo a determinadas unidades acadêmicas e administrativas, assim como ações específicas de auxílio, no tema, para os diferentes públicos da Universidade. Um evento deverá ser elaborado para apresentar o relatório à comunidade.

De acordo com Campos, recentemente a comunidade da UFPel vem se tornando protagonista na construção, entre outras esferas, do planejamento universitário. “Assim, atualmente, a escuta da comunidade para tomadas de decisões é uma rotina, oriunda do entendimento que a Universidade deve ser conduzida pela sua comunidade. Nessa perspectiva, a sensibilização das pessoas ao tema é de notória relevância, gerando interesse e engajamento na estruturação participativa deste novo desafio”, pontuou.

O Data Inova é uma construção entre a Inova e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, através da Coordenação de Desenvolvimento Participativo (CDIP/Proplan). Além disso, conta com apoio da Coordenação de Diversidade e Inclusão (CODin) e da Coordenação de Comunicação Social da UFPel (CCS).

PRPPG e INOVA divulgam resultados da extração de dados dos Editais de IC e IT

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) juntamente com a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (INOVA) divulgaram hoje o resultado preliminar da extração de dados dos currículos Lattes dos pesquisadores que solicitaram bolsas nos editais de Iniciação Científica (IC) e/ou Tecnológica (IT).

A planilha com os dados extraídos dos currículos dos pesquisadores pode ser encontrada no link https://wp.ufpel.edu.br/prppg/editais-da-pesquisa/.

Sugere-se aos pesquisadores solicitantes que utilizem o filtro “nome”, para buscar a linha correspondente a sua produção. Na planilha, poderão ser encontrados os quantitativos de produção para cada categoria constante na tabela de pontuação do edital.

Foram disponibilizadas também a planilha de produção artística, para pesquisadores da área de artes/música e a planilha de trabalhos completos em eventos segundo o qualis da área de computação.

Os dados foram extraídos dos currículos Lattes no dia 07/06/2023. Alterações feitas após a data não serão aceitas.

De acordo com o previsto no edital, os pesquisadores podem solicitar revisão de sua avaliação por meio de recurso, os quais serão recebidos impreterivelmente até o próximo sábado,  24/06/2023.

Os recursos devem ser encaminhados por e-mail para: cpesqufpel@gmail.com.

O título do e-mail deve conter a seguinte informação: “Nome do candidato: Recurso Editais IC/IT”.

No corpo do e-mail deve ser solicitado de maneira clara e objetiva qual item deve ser revisado, acompanhado de comprovação.

Após a avaliação de solicitações de revisões serão divulgados os resultados finais dos editais, com previsão até o dia 28/06.

7° Workshop para redação de bolsas de Produtividade DT do CNPq

 

A INOVA – Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) promovem em conjunto, na próxima quarta-feira (21 de junho de 2023), às 16h, o 7º Workshop para Bolsas de Produtividade DT do CNPq na UFPel, que será realizado na Sala de Treinamento II, no Pelotas Parque Tecnológico (Av. Domingos de Almeida, 1785).

A atividade é presencial e o público da UFPel não precisará realizar inscrição.

Os facilitadores do Workshop serão os professores Marcos Britto Corrêa, Vinicius Farias Campos e Felipe de Souza Marques.

O objetivo do evento é realizar um treinamento e troca de experiências dos pesquisadores para elaboração de propostas para captação de bolsas de produtividade do CNPq. Estão convidados todos os pesquisadores e pesquisadoras da UFPel interessados, detentores ou não de bolsas de produtividade, para participar do evento. O Workshop é referente à Chamada CNPq nº 04/2023 – Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT, que encerra a submissão de propostas no dia 23 de junho de 2023.

PRPPG e INOVA lançam editais de bolsas de IC e IT 2023/24

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (INOVA) lançaram no dia 15 de maio, os editais institucionais de bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) da UFPel para o período 2023/2024. Os pesquisadores interessados devem submeter o pedido até o dia 02 de junho de 2023, por meio do módulo “Bolsas” no Cobalto. Para realizar a solicitação o pesquisador necessita ser servidor(a) efetivo(a) do quadro da UFPel em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais ou Dedicação Exclusiva (DE)  e deve ter projeto de pesquisa ou ação de pesquisa cadastrado no Cobalto, devendo estar aprovado no COCEPE até o dia 12 de agosto de 2023. A vigência mínima do projeto ou ação deve ser de 01 de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024.

Ao todo, oito modalidades de bolsas são oferecidas, quatro voltadas para iniciação científica (PIBIC/CNPq, PROBIC/FAPERGS, PBIP-AF/UFPel, PBIP-JC/UFPel) e quatro voltadas à iniciação à área tecnológica e de inovação (PIBITI/CNPq, PROBIT/FAPERGS), PBIP-IT/UFPel e PBEI/UFPel).

Nos editais de IC, as diretrizes gerais que vêm sendo adotadas nos últimos 5 anos foram mantidas, buscando uma ampla distribuição de bolsas entre as diferentes áreas do conhecimento, incluindo o PBIP-JC, que destina 15 bolsas de IC para docentes jovens doutores ou que ingressaram recentemente na carreira docente.

Como novidade, a partir de 1º de setembro os valores das bolsas nas modalidades da UFPel (PBIP-AF/UFPel, PBIP-JC/UFPel, PBIP-IT/UFPel e PBEI/UFPel) serão reajustados de R$ 500,00 para R$ 700,00, acompanhando os valores das bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq. Todas as bolsas com recursos próprios da Universidade são destinadas a alunos de ações afirmativas.

Os editais na íntegra podem ser conferidos no site da PRPPG.

UFPel participa do maior evento de Inovação e Tecnologia do país – South Summit Brazil 2023

 

Na última sexta-feira (31), o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional Vinicius Farias Campos participou de um Painel sobre Transferência de Tecnologia no South Summit Brazil 2023, representando a Universidade Federal de Pelotas.

O evento ocorreu nos dias 29, 30 e 31 de março, levando mais de 22 mil pessoas ao Cais Mauá, incluindo startups e empresas de diversos países, e reuniu fundos de investimento com volume de 123 bilhões de dólares sob gestão.

Além do Painel sobre Transferência de Tecnologia, o Superintendente também participou de Painel sobre a Rede SulBiotec.


UFPel tem aprovação integral no Programa Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação

Através do Edital MAI-DAI (Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação) deste ano a UFPel recebeu aprovação integral em bolsas de mestrado e doutorado.

A meta é promover a pesquisa nas organizações científicas, tecnológicas e inovadoras e encorajar a colaboração das instituições com empresas.

A UFPel já havia obtido aprovação em edições anteriores do Edital em 2018 e 2020.

 

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