UFPel inaugura espaço de inovação voltado à área de bioprodutos com apoio da INOVA e recursos da FAPERGS

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) revelou ontem a abertura do espaço de inovação Innovat B3, uma iniciativa pioneira focada em bioprodutos. O projeto, que recebeu um aporte de R$ 2,6 milhões do governo do Estado, simboliza um novo marco na jornada da universidade rumo à integração da inovação em suas operações.

Durante a cerimônia, Vinicius Farias Campos, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, enfatizou a importância da inovação como um novo eixo de atuação da universidade. “Nosso papel na INOVA – UFPel é criar condições e um ambiente propício para iniciativas como essa. É essencial considerar a inovação como o quarto eixo da universidade, juntamente com Ensino, Pesquisa e Extensão,” disse Campos.

Foto: Maurício Tonetto/Secom

O Innovat B3, coordenado pelo professor Claudio Pereira, abriga laboratórios em dois contêineres e se concentra na produção de suplementos e bioprodutos derivados de fontes alternativas. Este esforço é parte de uma colaboração entre a UFPel, a Fundação Universidade de Rio Grande (FURG) e startups como Algasul e Nuinset.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, presente no evento, destacou os investimentos históricos feitos em 2022 e 2023 pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Leite ressaltou a importância do equilíbrio fiscal para tais investimentos, bem como a necessidade de ajustes para manter as contas do Estado saudáveis.

Simone Stülp, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, salientou o potencial das universidades gaúchas, especialmente em termos de qualificação de professores e pesquisadores. “A excelência na academia e nas instituições de ciência e tecnologia em todo o estado é nosso diferencial,” afirmou Stülp.

A reitora da UFPel, Isabela Andrade, expressou orgulho pelo lançamento dos laboratórios e enfatizou a importância do apoio governamental para impulsionar os projetos da universidade.

O novo espaço não apenas fortalece a posição da UFPel como um centro de inovação, mas também promove a pesquisa e o desenvolvimento sustentável, marcando um avanço significativo na jornada da universidade rumo à integração da inovação em seu cerne.

Publicado em Notícias.