Divulgação dos candidatos homologados – BDI 2024

A INOVA dilvulga a lista de candidatos homologados para o BDI 2024, conforme segue:

Vaga para apoio administrativo:

 

Vaga para comunicação social e marketing:

 

Observação: Devido ao alto número de currículos enviados, sendo apenas 2 vagas disponíveis, foram analisados e selecionados apenas alguns para homologação. As entrevistas serão agendadas por e-mail para os currículos selecionados.

UFPel é destaque no Diário Popular, como a maior universidade depositante de patentes do Estado

 

 

O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi) divulgou o ranking dos maiores depositantes de patentes no ano de 2023 no Brasil. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) segue, já há alguns anos, entre as principais instituições depositantes de patentes no Brasil, obtendo, desta vez, a 11ª posição nacional no geral e mantendo-se como a universidade que mais deposita patentes no Rio Grande do Sul. No País, está em 6º lugar dentre as instituições federais e estaduais.

A universidade se destacou no cenário brasileiro com um total de 35 depósitos concedidos. Com essa posição, se equipara ao Instituto Federal Catarinense (IFC) e à Universidade Federal de Sergipe (UFS). No âmbito estadual, a UFPel apresentou mais depósitos do que as demais instituições gaúchas, como a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), que possui 13 depósitos. “Isso demonstra a qualidade dos projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados na instituição”, afirma o coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo da UFPel, ligado à Superintendência de Inovação e Relações Interinstitucionais (Inova), Felipe Marques.

Para ele, projetos desse tipo qualificam não somente a pesquisa, mas o ensino da instituição. “Propiciam que os estudantes apliquem seus conhecimentos em problemáticas reais da sociedade”. Marques também aponta que a UFPel busca sempre efetivar a transferência de tecnologia para a sociedade, por meio do licenciamento da propriedade intelectual. Assim, fica evidente o compromisso da universidde em retornar à sociedade o investimento recebido, contribuindo para o progresso científico, tecnológico e econômico do País.

DEPÓSITO DE PATENTES
As patentes são um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, concedido aos inventores, autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas que sejam detentoras de direitos sobre a criação. É uma forma de reconhecimento do esforço, garantindo ao seu proprietário direitos exclusivos sobre sua invenção. Para proteger e tornar a invenção rentável, é preciso depositar o pedido de concessão junto ao Inpi, que é responsável pela análise do pedido de acordo com as regras da Lei de Propriedade Industrial.

INOVAÇÃO
O portfólio de inovação da UFPel conta com 377 itens que abrangem cultivares, marcas, programas de computador e propriedades industriais. As áreas que mais solicitam o registro de patentes são Biotecnologia, Ciências da Saúde (animal e humana), Química e Engenharia Agrícola. De acordo com o superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, Vinicius Campos, um dos motivos que leva a universidade a estar bem colocada nesse ranking é o trabalho realizado por pesquisadores da instituição. “Um aluno de mestrado, de doutorado, que faz uma tese, gera um trabalho que é passível de ser protegido em uma forma de uma patente”, explica. Campos salienta que essas atividades são sempre uma possibilidade para geração de um novo negócio. “A universidade pode transferir essa tecnologia para alguém e essa tecnologia ser útil para a sociedade de alguma forma, para abrir alguma empresa nova ou alguma tecnologia social, algo nesse sentido”. Nos últimos sete anos, no quesito institucional, a universidade tenta tornar o caminho mais fácil para os depósitos, estimulando que as pessoas pensem nisso e tratando a inovação como um tema importante dentro da instituição. Tudo isso acaba fazendo com que alunos, professores, técnicos e todos que fazem parte da UFPel batalhem para produzir conhecimento. “Isso obviamente leva a um desenvolvimento que está mostrando que a universidade tem capacidade de desenvolver tecnologia. E é isso que tem levado a universidade a ser colocada como uma das primeiras do Estado”, diz.

Fonte: Diário Popular

Parceria da UFPel com o South Summit Brazil 2024 garante desconto no ingresso

 

Nos juntamos ao South Summit Brazil para fortalecer o ecossistema de inovação brasileiro!

Usando nosso cupom UFPEL_30OFF_ATT, você garante 30% OFF para participar do South Summit Brazil 2024. Aproveite 🚀

 

Mais uma vez, Porto Alegre será o ponto de encontro global de investidores, startups e empresas. As duas primeiras edições superaram expectativas, e a próxima será ainda maior e melhor! São esperados:

📌 +130 fundos de investimento;

📌 +120 speakers internacionais e

📌 20 unicorn founders.

 

Nós já estamos prontos para três dias intensos de conexões e negócios.

Nos vemos em Porto Alegre, nos dias 20 a 22 de março de 2024!

https://bit.ly/TicketsSouthSummitBrazil2024

INOVA/UFPel lança diretrizes para impulsionar empreendedorismo inovador entre servidores e servidoras

A INOVA/UFPel estabeleceu novas diretrizes para incentivar o empreendedorismo e a inovação entre seus servidores docentes e técnico-administrativos. Essa iniciativa, alinhada com a legislação brasileira sobre inovação e tecnologia, busca fomentar a criação e a melhoria de produtos, processos ou serviços inovadores, bem como a participação dos servidores no capital social de empresas de base tecnológica.

O memorando-circular nº 1/2024/INOVA/GR/REITORIA, emitido pela Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional, ressalta a importância de harmonizar as atividades empreendedoras com as normativas legais vigentes: Memorando-Circular Nº 1-2024

A participação dos servidores em empresas, enquanto acionistas, cotistas ou comanditários, é permitida através Lei nº 8.112 de 1990.

Para assegurar a conformidade com a Lei nº 12.813/2013, que trata de conflitos de interesse no serviço público, a UFPel implementou um procedimento específico. O Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflitos de Interesses (SeCI), desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), oferece um canal para consultas e autorizações relativas ao exercício de atividades privadas pelos servidores.

Vinicius Farias Campos, superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional, destaca que essa iniciativa visa não apenas a conformidade legal, mas também a segurança jurídica dos servidores e a contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do país. “Essas diretrizes buscam dar tranquilidade para os servidores(as) e colocar a capacidade de geração de soluções da universidade pública à serviço da sociedade”, afirma.

Além disso, explica que a maioria das consultas realizadas através do sistema SeCI não apresentam conflitos de interesse ou identificam situações mitigáveis, o que reforça a viabilidade e o estímulo para a participação dos servidores em atividades empreendedoras.

A INOVA, juntamente com o Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (EPITTE) da UFPel, prestará assistência aos servidores no processo de consulta e análise de potenciais conflitos de interesse. Esse esforço conjunto visa promover uma cultura de inovação e empreendedorismo dentro da Universidade, alinhando-se com as diretrizes nacionais e internacionais em ciência, tecnologia e inovação.

Inovação na UFPel é destaque no Diário Popular

O Jornal Diário Popular publicou, na terça-feira (26/12), uma matéria sobre a inovação na UFPel. Algumas das ações e projetos destacados na matéria foram o Data INOVA, projeto que investigou o conhecimento e percepções sobre inovação entre os membros da universidade, e o Projeto Cluster, que obtém recursos para o desenvolvimento de bioprodutos focados no bem-estar animal.

A Incubadora Conectar também foi citada como uma das principais ações que vêm sendo feitas para incluir ainda mais a inovação na universidade.

 

Leia a matéria na íntegra em: Diário Popular

Parceria entre UFPel e South Summit Brazil garante desconto para estudantes e servidores

Parceria entre UFPel e South Summit Brazil garante desconto para participação de estudantes e servidores da universidade no evento.

 

 

South Summit Brazil 2024 – Membros da comunidade da UFPel têm desconto na inscrição para o evento.

Pela segunda vez consecutiva, Porto Alegre será a sede do South Summit Brazil, que acontecerá entre os dias 20, 21 e 22 de março de 2024.

O evento é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios.

Através de uma parceria entre UFPel e o South Summit Brazil, realizada pela Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional, os estudantes e servidores da UFPel recebem 30% de desconto para inscrição do no evento.

Para se inscrever com este desconto, acesse o site https://www.southsummit.co/pt/tickets-brazil/ que direciona à área de compra de ingressos, selecione o ingresso attendee e insira o código UFPEL30OFF_ATT no campo “cupom” até o dia 20 de março de 2024.

UFPel inaugura espaço de inovação voltado à área de bioprodutos com apoio da INOVA e recursos da FAPERGS

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) revelou ontem a abertura do espaço de inovação Innovat B3, uma iniciativa pioneira focada em bioprodutos. O projeto, que recebeu um aporte de R$ 2,6 milhões do governo do Estado, simboliza um novo marco na jornada da universidade rumo à integração da inovação em suas operações.

Durante a cerimônia, Vinicius Farias Campos, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, enfatizou a importância da inovação como um novo eixo de atuação da universidade. “Nosso papel na INOVA – UFPel é criar condições e um ambiente propício para iniciativas como essa. É essencial considerar a inovação como o quarto eixo da universidade, juntamente com Ensino, Pesquisa e Extensão,” disse Campos.

Foto: Maurício Tonetto/Secom

O Innovat B3, coordenado pelo professor Claudio Pereira, abriga laboratórios em dois contêineres e se concentra na produção de suplementos e bioprodutos derivados de fontes alternativas. Este esforço é parte de uma colaboração entre a UFPel, a Fundação Universidade de Rio Grande (FURG) e startups como Algasul e Nuinset.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, presente no evento, destacou os investimentos históricos feitos em 2022 e 2023 pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Leite ressaltou a importância do equilíbrio fiscal para tais investimentos, bem como a necessidade de ajustes para manter as contas do Estado saudáveis.

Simone Stülp, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, salientou o potencial das universidades gaúchas, especialmente em termos de qualificação de professores e pesquisadores. “A excelência na academia e nas instituições de ciência e tecnologia em todo o estado é nosso diferencial,” afirmou Stülp.

A reitora da UFPel, Isabela Andrade, expressou orgulho pelo lançamento dos laboratórios e enfatizou a importância do apoio governamental para impulsionar os projetos da universidade.

O novo espaço não apenas fortalece a posição da UFPel como um centro de inovação, mas também promove a pesquisa e o desenvolvimento sustentável, marcando um avanço significativo na jornada da universidade rumo à integração da inovação em seu cerne.

UFPel se destaca com Inovação no Ranking das Universidades Empreendedoras de 2023

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) alcançou uma posição de destaque no cenário educacional brasileiro, com seu projeto Data INOVA sendo reconhecido como uma “Boa Prática de Inovação” no ranking das Universidades Empreendedoras de 2023 pela Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Esse projeto inovador, desenvolvido pela Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (INOVA) e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), propôs um levantamento institucional sobre inovação, envolvendo a comunidade acadêmica em um processo participativo e democrático.

O Data INOVA consistiu em um questionário breve, mas abrangente, investigando o conhecimento e percepções sobre inovação entre os membros da Universidade, incluindo questões de gênero, diversidade e aspectos específicos da inovação na UFPel e na região. A iniciativa não só coletou dados valiosos para o planejamento e a implementação de estratégias de inovação na Universidade, mas também buscou promover o engajamento e a conscientização sobre o tema dentro da comunidade universitária.

O Data INOVA teve a participação de cerca de 3 mil pessoas. Na avaliação do superintendente da INOVA, Vinícius Campos, o número, impressionante e inédito, reflete o sucesso do projeto. “A INOVA e a Proplan agradecem imensamente essa participação massiva da comunidade universitária”, disse.

Os resultados desse levantamento serão compilados em um relatório a ser apresentado à comunidade da UFPel em breve.

Campos enfatiza a importância desse relatório no planejamento e na tomada de decisões, destacando que os dados coletados revelarão necessidades, oportunidades e lacunas, oferecendo suporte para ações específicas em unidades acadêmicas e administrativas, além de auxiliar diferentes públicos da Universidade.

Com base nos resultados, serão apresentadas ações imediatas para implementação ainda no início do ano de 2024.

De acordo com o superintendente, esse projeto reflete um novo paradigma na UFPel, no qual a comunidade acadêmica se torna protagonista na construção do planejamento universitário, demonstrando o compromisso da instituição com a inovação e com a participação ativa de seus membros em seu processo de desenvolvimento.

A expectativa, com esse destaque, é que o sucesso do Data INOVA possa inspirar outras instituições de ensino a adotarem abordagens semelhantes para promover a inovação em seus ambientes.

Confira aqui.