Incubadora Conectar possui 2 startups selecionadas no edital Acelera X do Sebrae

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae RS) divulgou o resultado do seu edital Acelera X, em que oferece 25 bolsas para acelerar startups gaúchas. Entre as 25 empresas selecionadas, 2 fazem parte da Incubadora Conectar, vinculada ao Pelotas Parque Científico e Tecnológico.

Os sócios selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 6 mil reais ao longo de seis meses, totalizando R$ 36 mil reais, período no qual irão acelerar e desenvolver a solução proposta. Segundo o edital do Sebrae RS, foram levados em conta critérios como: grau de inovação do projeto proposto, seus benefícios e diferenciais, potencial de mercado, a viabilidade técnica para a entrega do projeto, e o nível de maturidade que evidencie a validação no mercado.

Os selecionados da Incubadora Conectar foram Josiane FeijóMarcos Roberto Alves Ferreira.

INOVA divulga pré-aprovados para bolsas de Inovação

 

A Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (INOVA) divulgou nesta sexta-feira (2) o resultado preliminar das propostas de bolsas para Inovação, referente ao Edital nº 002/2022, do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para a Inovação – MAI/DAI – CNPq (Chamada 12/2020).

As propostas avaliadas e aprovadas podem ser encontradas no link: Declaração INOVA

Evento RS Innovation Agro Stage na 45° Expointer

A INOVA convida a todos e todas para participarem do evento RS Innovation Agro Stage, que ocorrerá na 45° Expointer.
No dia 30 de agosto, o Superintendente de Inovação Vinicius Farias Campos apresentará, junto a outros convidados, casos de sucesso de transferência de tecnologia no agronegócio.
Participe do nosso HUB sobre as conquistas, inovações e o futuro do Agro!
Mais informações no site: https://www.rsinnovationagro.com.br/

INOVA inscreve pesquisadores para o Programa Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação

A Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Pelotas (Inova/UFPel) lançou uma chamada para pesquisadores que desejam orientar projetos no Programa Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) do CNPq na UFPel, levando em conta o aditivo que a Universidade recebeu em bolsas para Inovação. O período de inscrições vai de 17 a 31 de agosto.

O objetivo da chamada é selecionar propostas de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que serão desenvolvidos em conjunto entre empresas e os Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFPel, gerando produtos e processos inovadores a serem aplicados no setor empresarial.

O Programa MAI/DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs por meio do envolvimento de estudantes em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria Universidade-Empresa.

O CNPq irá financiar bolsas de mestrado ou doutorado e iniciação tecnológica para projetos que visem desenvolver tecnologias com empresas parceiras.

Os projetos selecionados irão compor a proposta institucional da UFPel e serão submetidos à Chamada Pública do CNPq 12/2020 – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI pelo Representante Institucional ICT.

O Edital poderá ser encontrado aqui: Edital nº 002/2022

As inscrições devem ser realizadas através do SEI UFPel.

Inscrições abertas para a 6ª edição do CIT – Congresso de Inovação Tecnológica!

Corra para se inscrever no CIT!
O período de inscrições se encerra no dia 19 de agosto.

O evento, através da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional, tem como objetivo acompanhar, promover e divulgar as produções tecnológicas e de inovação de estudantes da Universidade Federal Pelotas e outras instituições que atuam em pesquisas voltadas ao empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e inovação.

A 6ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica acontece entre 17 e 21 de outubro de 2022, de maneira PRESENCIAL.

Para mais informações, acesse o site 8ª edição da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão:

Home

“Inova Ciência”: Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel realiza evento sobre inovação aberta

Ontem, quarta-feira (29/06) foi dia do “Inova Ciência”, evento organizado pela Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, junto à Incubadora de Base Tecnológica – Conectar, ao Programa StartupLab e, com apoio da Lifemed.

 

A ação que contou com a participação dos convidados Tsen Kang, diretor do grupo Jacto; Fernando Henrique Kohlman Schwanke, diretor do IICA e Odir Dellagostin, diretor da FAPERGS, discutiu desde a importância de trabalhar a relação empresa-universidade para o desenvolvimento econômico e social, sobre controle de Ativos Tangíveis e Intangíveis, Ferramentas e Metodologias para organização de instituições, até os cenários e desafios do setor agro+ambiental que nos acompanharão daqui para frente.

 

Ao final do evento nossos organizadores fizeram um balanço sobre as palestras. Vinicius Farias Campos, atual superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel comenta:

“Com lotação máxima da comunidade, o evento foi um sucesso e os temas trazidos foram extremamente importantes em termos de inovação. Nos mostrou que a universidade tem a capacidade para fazer interação tanto com a sociedade, quanto empresas, com o setor produtivo e o setor público em termos de inovação aberta.”

 

Felipe de Souza Marques, Coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo deu a seguinte declaração: “O evento cumpriu seu propósito de falar sobre ideias de inovação aberta e como podemos refletir e organizar nossos processos em desenvolvimento de projetos em parceria com empresas que cheguem à sociedade em forma de produtos e serviços. Um ponto fundamental ressaltado foi a importância da ciência que, sem ela, não se gera inovação e desenvolvimento social, assim como, a importância sobre o conhecimento produzido dentro da academia. Além também da sustentabilidade; fica evidente a necessidade de produção alimentícia que atenda a população olhando para um aspecto ambiental, existem alternativas para produção sem danos à natureza e é isso que precisa ser destacado.”

 

Por último, Tathiana Moreira, agente de inovação do projeto StartupLab, destaca:

“Foi um evento inédito e contou com várias personalidades de ecossistema de inovação. É o começo de um movimento para fomentar um ecossistema inovador na nossa região. Contamos com a presença de professores e colaboradores. Alguns professores que jamais imaginaram participar de um evento com essa temática, saíram com uma nova visão de propósito e tratabilidade de inovação aberta; de abordar o mundo dos negócios dentro da propriedade intelectual, da inovação cientifica, da pesquisa e desenvolvimento e, assim, nos tornarmos referência de transferência de tecnologia, para a indústria e para a comunidade. Que o movimento seja o primeiro de vários que ocorrerão daqui para frente.”

Evento: 6º Workshop para Bolsas de Produtividade do CNPq

No dia 27 de Junho (Segunda-feira) ocorre, de forma on-line, o 6° Workshop para Bolsas de Produtividade do CNPq.

A Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (INOVA) junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) trazem os debatedores Tiago Collares (UFPEL) e Thiago Ardenghi (UFSM), que se juntam aos mediadores Vinícius Farias Campos (INOVA) e Marcos Britto Corrêa (PRPPG), para debater sobre a elaboração de propostas para captação de bolsas de produtividade CNPq.

O início da atividade está marcado para às 14 horas e as inscrições se dão pelo link do formulário https://forms.gle/vMKnHdSbZRcjDx59 quanto pelo QR Code na imagem.

Estão convidados todos os pesquisadores da UFPel interessados, detentores ou não de bolsas de produtividade, para participar do evento.