Sobre a INOVA

A INOVA é o órgão responsável pela política de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e Social da UFPel, e possui a missão de discutir, planejar e coordenar as demandas da Universidade e suas relações com a comunidade regional, nacional e internacional. Além disso, possui papel fundamental no fortalecimento da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.

A INOVA irá incrementar as relações da UFPel com a sociedade, buscando levar o conhecimento gerado na instituição fomentando iniciativas de cooperativismo, associativismo, empreendedorismo social e demais formas de organização de empreendimentos solidários e organizações comunitárias.

Como um de seus principais objetivos, a INOVA irá fomentar atividades que envolvam a formalização de parcerias com instituições públicas e privadas, visando a realização de atividades conjuntas de pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento e/ou inserção de inovações ou melhorias em produtos, serviços ou processos nos diversos setores da economia. Também poderá fomentar atividades relacionadas a criação e/ou gestão de ambientes inovadores, próprios ou em associação com outras organizações públicas e/ou privadas, tais como incubadoras tecnológicas ou sociais, parques tecnológicos e a participação no capital social de empresas de base tecnológica e social, entre outros.