Início do conteúdo
    Notícias
  • Em busca de cooperação, ALM realiza visita oficial ao Uruguai

    Nos dia 5 e 6 de abril de 2018, integrantes da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) estiveram em visita oficial ao Uruguai,  para reuniões com a  Delegação Uruguaia da Comissão Mista da Lagoa Mirim (DU-CLM). O encontro, realizado na cidade de Treinta y Tres, contou com a presença do Diretor da ALM, Professor Bruno Muller Vieira, acompanhado pelo Coordenador de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (CRinter/UFPel), professor Maximiliano Cenci e do assessor da Reitoria da UFPel, professor Gilberto Collares.

    A comitiva foi recebida pelo engenheiro agrônomo Gustavo Guarino, atual presidente da DU-CLM, além  dos representantes do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, do Ministério da Bovinocultura, Agricultura, de prefeituras e órgãos locais convidados.

    Entre as temáticas tratadas, estiveram a normalização das reuniões CLM, que não tem se reunido pela falta de nomeação de delegados em nível de Governo Federal Brasileiro, propostas de colaboração em projetos, estreitamento de pesquisas acadêmicas e maior coordenação de ações.

    Na ocasião, o diretor da ALM, professor Bruno Vieira, fez uma apresentação da estrutura da ALM e projetos que vem sendo desenvolvidos. O professor Gilberto Collares, por sua vez, relatou  o avanço nas pesquisa de levantamentos batimétricos preliminares no canal de São Gonçalo e Lagoa Mirim, projeto que ele coordena.

    Em sua intervenção, o representante do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, Sub-diretor de Fronteira Jorge Pouy, informou que foram realizadas gestões oficiais para conseguir concretizar as nomeações para a CLM o quanto antes. Além disso, relatou a a inquietude dos delegados uruguaios da CLM em saber a data do chamado à licitação referente a dragagem do canal do Sangradouro, parte da planejada Hidrovia Brasil-Uruguai.

    Ao final dos encontros, os representantes registraram em ata a importância de coordenar as ações no âmbito do Brasil e Uruguai, no que se refere ao território da Lagoa Mirim, bem como a busca por cooperação com instituições internacionais de integração, como Corporação Andina de Fomento (CAF), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a União Europeia. Ficou acertado ainda a visita dos integrantes da DU-CLM  à cidade de Pelotas no mês de maio.

  • ALM divulga lista final dos aprovados para trabalho voluntário

    Em razão da não apresentação de recursos no prazo estabelecido nos editais 001/2018 e 002/2018, a ALM divulga o resultado final, em ordem alfabética,  dos aprovados no processo seletivo para trabalho voluntário. Os estudantes escolhidos serão contatados via e-mail para assinatura do termo de compromisso e data de início das atividades.

    CANDIDATOS APROVADOS – VAGAS ADMINISTRATIVAS
    BRENDA CARDOSO
    FERNANDA VARELLA
    JOANNE DOS SANTOS
    LEÓN BORGES
    PÂMELA CORRÊA
    SUELLEN MARON

     

    CANDIDATOS APROVADOS – VAGAS DE LABORATÓRIO
    ALINE  SIMÕES
    AMANDA PACHECO
    DIOVANA GUTERRES

  • ALM divulga lista dos aprovados para trabalho voluntário

    A Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) divulga o resultado preliminar dos aprovados e cadastro de reserva, em ordem alfabética, do processo seletivo dos editais 001/2018 e 002/2018 de iniciação ao trabalho voluntário.

    Recursos ao resultado preliminar podem ser interpostos nos dias 05/04/2018 e 06/04/2018 através do formulário disponível na página e submetidos via e-mails, que constam nos editais.

     

    CANDIDATOS APROVADOS – VAGAS ADMINISTRATIVAS
    BRENDA CARDOSO
    FERNANDA VARELLA
    JOANNE DOS SANTOS
    LEÓN BORGES
    PÂMELA CORRÊA
    SUELLEN MARON
    CADASTRO DE RESERVA 
    ADRIANO ANTIQUEIRA
    GABRIEL DA SILVA
    ISADORA MALLMANN
    KÁSSIA SCHIERHOLT
    MARINA FILGUEIRAS

     

    CANDIDATOS APROVADOS – VAGAS DE LABORATÓRIO
    ALINE  SIMÕES
    AMANDA PACHECO
    DIOVANA GUTERRES
    CADASTRO DE RESERVA 
    ALESSANDRA LAZUTA
    ANDRESSA SOUSA
    JAÍNE ANDRADE
    JUNIOR MOSCHEN
    LAIS DO NASCIMENTO
    LIARA KURTZ
    MAIARA COSTA
    MICHEL VIEIRA
    PAULA SCHUMANN
    RENAN VIDAL
    RITIELLE ANJOS
    TAMIRES GARCIA
    VITÓRIA FERREIRA

     

  • ALM divulga horário das entrevistas dos candidatos para Trabalho Voluntário na Agência

        A Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim – ALM, divulga a lista dos candidatos aptos ao processo seletivo dos Editais 01 e 02/ 2018 de Iniciação ao Trabalho Voluntário, a comparecem à entrevista amanhã, terça-feira, 03 de abril de 2018, na sede da Agência (Rua Lobo da Costa, 447), nos horários abaixo indicados:

    Vagas Administrativas: sala 13

    CANDIDATOS HORÁRIO DA ENTREVISTA
    ADRIANO ANTIQUEIRA 13:00h
    BRENDA CARDOSO 13:15h
    FERNANDA VARELLA 13:30h
    GABRIEL DA SILVA 13:45h
    ISADORA MALLMANN 14:00h
    JOANNE DOS SANTOS 14:15h
    KÁSSIA SCHIERHOLT 14:30h
    LEÓN BORGES 14:45h
    MARINA FILGUEIRAS 15:00h
    PÂMELA CORRÊA 15:15h
    SUELLEN MARON 15:30h

     

    Vagas no Laboratório: Laboratório da ALM

     

    CANDIDATO HORÁRIO DA ENTREVISTA
    ALESSANDRA MAGNUS LAZUTA 14:00
    ALINE MACHADO SIMÕES 14:10
    AMANDA PACHECO 14:20
    ANDRESSA ABREU DE SOUSA 14:30
    DIOVANA DA SILVA GUTERRES 14:40
    JAÍNE DA SILVA ANDRADE 14:50
    JÚNIOR MOSCHEN 15:00
    LAIS MENA R. DO NASCIMENTO 15:10
    LIARA KURTZ 15:20
    MICHEL VIEIRA 15:30
    PAULA SCHUMANN 15:40
    RENAN SOUSA VIDAL 15:50
    RITIELLE ANJOS 16:00
    TAMIRES GARCIA 16:10
    VITÓRIA SOUSA FERREIRA 16:20

     

  • A ALM lança editais para trabalho voluntário em laboratório de águas e efluentes e na área de relações internacionais e desenvolvimento

    A Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim – ALM, no uso de suas atribuições, torna público os editais 01 e 02/2018 de Iniciação ao Trabalho Voluntário para vagas no setor administrativo e laboratório, respectivamente.

    No setor administrativo serão disponibilizadas 4 (vagas) para estudantes dos cursos de Relações Internacionais, Jornalismo, Processos Gerenciais, Administração ou Engenharia de Produção. Já para o laboratório são 3 (três) vagas para estudantes que tenham interesse em realizar atividades ligadas ao monitoramento de águas e efluentes.

    Os interessados devem enviar documentação e ficha de inscrição preenchida, entre os dias 26 e 31 de março, para os e-mails paulo.alm.ufpel@gmail.com no caso das vagas administrativas e lab.alm@gmail.com se o interesse for para vagas no laboratório.

    A carga horária é de 12 horas semanais, com horários flexíveis, por um período de 6 meses, podendo ser renovada no interesse da ALM e do estudante. Ao final do período os estudantes receberão um certificado de horas, atestando a experiência na área em que tiver desempenhado suas atividades.

    As vagas detalhadas, requisitos, documentação necessária, método de seleção, data de resultados e ficha de inscrição, podem ser conferidos nos Editais abaixo.

    EDITAL_001/2018

    EDITAL 002/2018

    FICHA DE INSCRIÇÃO – EDITAL 001/2018

    FICHA DE INSCRIÇÃO – EDITAL 002/2018

    RECURSO AOS EDITAIS

  • Integração vai financiar Eclusa

    Barragem Eclusa – Foto: Manoela Nogueira

    O Ministério da Integração Nacional assumiu a responsabilidade financeira sobre a manutenção da Barragem Eclusa, enquanto a UFPEL continuará com a responsabilidade técnica e administrativa do serviço. A decisão foi tomada na sexta feira, 4 de agosto, em reunião na Casa Civil, em Brasília, entre representantes da Universidade e do Governo Federal, o que representa um alívio para o orçamento da UFPEL.

    A comitiva da UFPEL contou com as presenças do Reitor, Pedro Curi Hallal, do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Otávio Peres, do Coordenador da Agência da Lagoa Mirim, Bruno Vieira, do Superintendente de Gestão de Recursos, Denis Franco, e dos assessores Alexandre Gastal e Gilberto Collares. Por parte do Planalto, estiveram presentes, além da Casa Civil, representantes do Ministério dos Transportes, do Ministério da Integração Nacional, da Secretaria de Patrimônio da União, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

    Ao longo dos últimos meses, estabeleceu-se debate jurídico e político sobre a quem incumbiria a responsabilidade financeira pelas despesas de manutenção e operação da barragem. Na reunião dessa sexta-feira, restou definido que essa responsabilidade é do Ministério da Integração Nacional. Mas uma nova reunião foi agendada na Casa Civil para o dia 10 de agosto, para definir os detalhes do repasse de recursos financeiros do Ministério da Integração Nacional para a UFPel. Para esta reunião, também estão convocados os Ministérios da Fazenda e do Planejamento.

    Ainda que nem tudo esteja definido, o Reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, comemora o resultado da reunião: “A Eclusa está fechada há cerca de um mês, por absoluta falta de recursos financeiros para sua manutenção mínima. Com a reunião dessa semana, chegou-se a um consenso sobre o financiamento da barragem, o que possibilitará seu funcionamento normal no curto, médio e longo prazos”.

    O coordenador da Agência da Lagoa Mirim, Bruno Vieira, lembra que os resultados positivos da reunião eram muito necessários. “As comportas precisam de manutenção corretiva imediata, e também são necessários investimentos vultosos em serviços de revitalização da estrutura. Por isso, a definição da responsabilidade pela manutenção financeira da barragem foi um passo importantíssimo”.

    A barragem foi construída pelo DNOS no final da década de 70 no Canal São Gonçalo. Desde sua fundação até o início da década de 90, a manutenção era feita pela SUDESUL. Com a extinção do órgão, em 1994, a UFPel assumiu a responsabilidade pela barragem. Em 2002, decreto da Casa Civil dividiu a responsabilidade pela manutenção da barragem entre a UFPel e o Ministério da Integração. No entanto, de lá para cá, a Universidade é que tem assumido integralmente o serviço, pois nunca houve repasse rotineiro de recursos específicos para esse fim. Nesse cenário, a Universidade acabou utilizando recursos de seu custeio próprio para manter o funcionamento da barragem e a operação da eclusa.

    A Eclusa funciona no canal São Gonçalo, ponto de ligação entre a Lagoa dos Patos e a Lagoa Mirim. Sua principal função é evitar a salinização da Lagoa Mirim e longo trecho do Canal São Gonçalo. Entre suas atribuições, está também a garantia do abastecimento de água para todo o município de Rio Grande, permitir a irrigação de expressiva parcela da produção de arroz da região e ainda, numa obra recente, a instalação de uma unidade de captação de água para o SANEP. Em termos de navegação, a Eclusa também é estratégica pela possibilidade que a hidrovia oferece para a comunicação com o Uruguai.

  • RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO AO TRABALHO DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA LAGOA MIRIM, DE ACORDO COM O EDITAL 04/2017

    SELECIONADO:

    ANDRESSA DRÖSE

    SUPLENTES:

    1º)FELIPE RODRIGUES PRESTES

    2º)BRUNA MOREIRA SELL

    3º)MAYLA TALITTA VIEIRA COSTA

    4º)MATEUS YUKIO TAGATA

    5º)EDUARDA SILVEIRA GOMES

    6º)DAIANA NIESWALD MINKS

    7º)LIARA KURTZ

    8º)JULIANO VASCONCELLOS SINOTTI

    9º)ROBERTA BEZERRA DA SILVA

    O ALUNO SELECIONADO DEVERÁ ENTREGAR NA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA LAGOA MIRIM, NO DIA 05 DE JUNHO DE 2017, DAS 9H ÀS 11H,  A CÓPIA DO CPF E O COMPROVANTE DE CONTA CORRENTE (SOMENTE CONTA CORRENTE DO PRÓPRIO ALUNO; NÃO PODE SER CONTA DE TERCEIROS, CONJUNTA OU CONTA POUPANÇA).

    CASO HAJA DESISTÊNCIA  DO PRIMEIRO SELECIONADO, SERÁ CHAMADO O 1º SUPLENTE E ASSIM SUCESSIVAMENTE.

  • Horário das entrevistas dos candidatos a Bolsa de Iniciação ao Trabalho na Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim

    Estamos divulgando os horários das entrevistas dos candidatos homologados, que irão ocorrer dia 30/05 (terça-feira), na Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (R. Lôbo da Costa, 447), na Sala 02.

    Candidato Horário
    Amanda Vassoler Dias 8h00
    Andressa Dröse 8h15min
    Bruna Moreira Sell 8h30min
    Daiana Nieswald Minks 8h45min
    Eduarda Silveira Gomes 9h
    Eduardo Cardoso 9h15min
    Felipe Rodrigues Prestes 9h30min
    Gabriela Portantiolo Nunes 9h45min
    Gabriela Tombini Ponzi 10h
    Jade Silva de Oliveira 10h15min
    Juliano Vasconcellos Sinotti 10h30min
    Liara Kurtz 10h45min
    Mariana dos Santos Bono 11h
    Mateus Yukio Tagata 11h15min
    Mayla Talitta Vieira Costa 11h30min
    Roberta Bezerra da Silva 11h45min

    Além disso, informamos que a seleção se dará com base nos seguintes critérios:

    • Atendimento aos requisitos exigidos pelo edital;
    • Melhor aptidão com ambiente em que serão desempenhadas as tarefas deste programa de bolsas;
    • Avaliação das entrevistas pela comissão responsável pela seleção (comissão formada por no mínimo 2 servidores da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim).

    OBS: 1) O atraso no horário da entrevista acarretará na desclassificação do candidato.

    2) Os candidatos não homologados, não cumpriram os requisitos solicitados no edital;

  • A Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim torna público o Edital 04/2017 de Bolsas de Iniciação ao Trabalho

    A ALM possui uma vaga de ampla concorrência para desenvolver atividades no Laboratório de Águas e Efluentes, na área de coleta de análises química e microbiológicas.

    • Período de Inscrição: 15/05/2017 a 24/05/2017.
    • Carga Horária: 20h semanais
    • Documentação: Deve ser entregue no Laboratório de Águas e Efluentes da Agência da Lagoa Mirim, no horário das 8:00 às 17:30.

    EDITAL 04/2017 – Bolsa de Iniciação ao Trabalho ALM

  • ALM apoia Primeira Feira do Peixe no Capão do Leão

    A UFPel, através da Agência da Lagoa Mirim (ALM), estará prestando suporte e apoio no desenvolvimento da Primeira Feira Municipal do Peixe no Capão do Leão. Nesta feira, a ser realizada nestas quinta (13), das 10h às 17h, e sexta-feira (14), das 9h ao meio-dia, serão comercializadas vivas as primeiras tilápias produzidas no município, sob ação conjunta da ALM, Emater e produtores rurais do Capão do Leão. A Feira será realizada no Jardim América, em frente à Escola Municipal Prefeito Elberto Madruga.

    A UFPel deu suporte tecnológico e logístico durante o processo de criação dos peixes, através de projeto pioneiro na aplicação da tecnologia dos bioflocos na criação inicial das tilápias. “Com esta tecnologia, foi permitido o repasse de alevinos de maior porte aos produtores, que finalizaram a engorda em tempo reduzido, atingindo o tamanho comercial antes da chegada das baixas temperaturas”, diz o professor Ricardo Robaldo, responsável pelo projeto.