UFPel é destaque no Diário Popular, como a maior universidade depositante de patentes do Estado

O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi) divulgou o ranking dos maiores depositantes de patentes no ano de 2023 no Brasil. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) segue, já há alguns anos, entre as principais instituições depositantes de patentes no Brasil, obtendo, desta vez, a 11ª posição nacional no geral e mantendo-se como a universidade que mais deposita patentes no Rio Grande do Sul. No País, está em 6º lugar dentre as instituições federais e estaduais.

A universidade se destacou no cenário brasileiro com um total de 35 depósitos concedidos. Com essa posição, se equipara ao Instituto Federal Catarinense (IFC) e à Universidade Federal de Sergipe (UFS). No âmbito estadual, a UFPel apresentou mais depósitos do que as demais instituições gaúchas, como a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), que possui 13 depósitos. “Isso demonstra a qualidade dos projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados na instituição”, afirma o coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo da UFPel, ligado à Superintendência de Inovação e Relações Interinstitucionais (Inova), Felipe Marques.

Para ele, projetos desse tipo qualificam não somente a pesquisa, mas o ensino da instituição. “Propiciam que os estudantes apliquem seus conhecimentos em problemáticas reais da sociedade”. Marques também aponta que a UFPel busca sempre efetivar a transferência de tecnologia para a sociedade, por meio do licenciamento da propriedade intelectual. Assim, fica evidente o compromisso da universidde em retornar à sociedade o investimento recebido, contribuindo para o progresso científico, tecnológico e econômico do País.

DEPÓSITO DE PATENTES
As patentes são um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, concedido aos inventores, autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas que sejam detentoras de direitos sobre a criação. É uma forma de reconhecimento do esforço, garantindo ao seu proprietário direitos exclusivos sobre sua invenção. Para proteger e tornar a invenção rentável, é preciso depositar o pedido de concessão junto ao Inpi, que é responsável pela análise do pedido de acordo com as regras da Lei de Propriedade Industrial.

INOVAÇÃO
O portfólio de inovação da UFPel conta com 377 itens que abrangem cultivares, marcas, programas de computador e propriedades industriais. As áreas que mais solicitam o registro de patentes são Biotecnologia, Ciências da Saúde (animal e humana), Química e Engenharia Agrícola. De acordo com o superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, Vinicius Campos, um dos motivos que leva a universidade a estar bem colocada nesse ranking é o trabalho realizado por pesquisadores da instituição. “Um aluno de mestrado, de doutorado, que faz uma tese, gera um trabalho que é passível de ser protegido em uma forma de uma patente”, explica. Campos salienta que essas atividades são sempre uma possibilidade para geração de um novo negócio. “A universidade pode transferir essa tecnologia para alguém e essa tecnologia ser útil para a sociedade de alguma forma, para abrir alguma empresa nova ou alguma tecnologia social, algo nesse sentido”. Nos últimos sete anos, no quesito institucional, a universidade tenta tornar o caminho mais fácil para os depósitos, estimulando que as pessoas pensem nisso e tratando a inovação como um tema importante dentro da instituição. Tudo isso acaba fazendo com que alunos, professores, técnicos e todos que fazem parte da UFPel batalhem para produzir conhecimento. “Isso obviamente leva a um desenvolvimento que está mostrando que a universidade tem capacidade de desenvolver tecnologia. E é isso que tem levado a universidade a ser colocada como uma das primeiras do Estado”, diz.

Fonte: Diário Popular

Publicado em Notícias.