HORÁRIO DAS DISCIPLINAS OFERTADAS PELOS CURSOS DE HISTÓRIA BACHARELADO E LICENCIATURA NO CALENDÁRIO ALTERNATIVO

Horário Calendário Alternativo – Tanto a Correção de Matrícula (de 16-06 a 19-06), quanto a Matrícula Especial (22-06) serão feitas por e-mail (hist.ufpel@gmail.com).

PRAE informa sobre solicitação do rancho com insumos não perecíveis – período maio/junho

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) informa que estará disponível para preenchimento, entre das 8h do dia 11 às 20h do dia 13 de maio, formulário de solicitação do rancho com insumos não perecíveis, para o período de 30 de maio a 28 de junho. Essa medida destina-se exclusivamente aos bolsistas integrais, que efetuarem o cadastro no período informado. Para inscrição acesse aqui.

A lista de homologados será divulgada nas páginas da PRAE e da UFPel no dia 14 de maio.

A entrega dos insumos ocorrerá no dia 29 de maio, em três pontos de distribuição:

– RU da Rua General Telles esquina Rua Andrade Neves (antiga CEU), em horário a ser divulgado.

– Faculdade de Medicina (FAMED), situada à Av. Duque de Caxias, 250 – Fragata, em horário a ser divulgado.

– Escola Superior de Educação Física (ESEF), situada à Rua Luís de Camões, 625 – Três Vendas, em horário a ser divulgado.

Os estudantes poderão levar marmita para o dia, sendo que aqueles que retirarem o rancho no RU da Telles deverão retirá-la nesta Unidade.

Estudantes que optarem pela retirada do rancho não poderão frequentar o Restaurante Universitário entre os dias 30 de maio e 28 de junho, exceto para a retirada do Kit desjejum, às quintas- feiras, para aqueles previamente cadastrados.

A lista contendo os insumos e quantidades previstas está disponível nos links (vegetariano e não vegetariano).

Contato: ru.praeufpel@gmail.com

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E MONOGRAFIAS DOS CURSOS DE HISTÓRIA LICENCIATURA E BACHARELADO

Mariana Mirapalheta Insaurriaga

Bruna Gabrielle Silva Zanetti

Paulo Roberto Bastos Portela

Maria Aparecida Recart

LOPES, Jéssica Bitencourt. A indústria têxtil e de vestuário A.J. Renner e seus trabalhadores no acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (1933-1943). 2018.

Léo Araújo Lacerda

Karina Gonçalves Cardozo

Denise Vieira da Silva

BRAATZ, João. Não se conhece nada mais dhármico para um xátria do que a luta A guerra por meio do Bhagavad Gita

Ana Maria Lacau Macedo

Leticia Campagnolo Cavalheiro

Nota sobre as Carteirinhas

A Identificação Estudantil é um documento com foto onde consta o seu nome e o número de matrícula e é necessária para a utilização dos restaurantes da Universidade, do transporte de apoio e das bibliotecas.

Para fazer o cadastro e obter a carteirinha da UFPel o estudante deve estar devidamente matriculado. O processo é realizado em qualquer biblioteca da UFPel.

Os novos estudantes devem utilizar a carteirinha digital através do aplicativo do Cobalto instalado no celular. A carteirinha física está sendo confeccionada apenas para casos específicos.

Em caso de dúvidas entre em contato através do e-mail identificacao@ufpel.edu.br

Matrícula Especial 2020/1

As matrículas especiais serão realizadas nos dias 10 e 11/03, diretamente no Colegiado dos Cursos de História, das 15:30 às 21:30.

Lembrando que esta matrícula é modalidade destinada a alunos que queiram cursar disciplina em curso diferente daquele pelo qual o aluno mantém vínculo regular na Instituição.

Correção de Matrículas

A CORREÇÃO DE MATRICULA SERÁ DE 02/03/2020 ATÉ 06/03/2020 E PODERÁ SER FEITA DE MODO PRESENCIAL OU POR FORMULÁRIO ONLINE, CONFORME LINK:

Salientamos que o sistema só abre a partir do dia 02/03 e que a correção de matrícula pode ser feita das duas formas: por meio deste link ou presencialmente. No entanto os formulários só serão aceitos até o dia 06/03 às 15:30.

NOVO HORÁRIO DO COLEGIADO DE HISTÓRIA

O Colegiado dos Cursos de História terá novo horário de funcionamento a partir de 02/03/2020:
  • DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 15:30 ÁS 21:30 HORAS.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO – Feriado de Carnaval/2020

ATENÇÃO!!

Em regime de exceção ao turno único adotado pela UFPel (das 08h00min às 12h00min), no dia 26 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas), o horário de atendimento do Colegiado será das 14h às 18h.

Lembramos ainda, que nos dias 24 e 25 de fevereiro, conforme consta no Calendário Acadêmico da Instituição, haverá Ponto Facultativo de atendimento.

HISTÓRIA MEDIEVAL II

ATENÇÃO A DISCIPLINA DE HISTÓRIA MEDIEVAL II (BACHARELADO) FOI CANCELADA. MAIS INFORMAÇÕES COM O PROFESSOR FERNANDO CAMARGO, CHEFE DO DEPARTAMENTO, OU COM A PROFESSORA LORENA, COORDENADORA DO COLEGIADO. COM RELAÇÃO AOS FORMANDOS PEDE-SE QUE ENTRE EM CONTATO COM O COLEGIADO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

VIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA E SAÚDE

Saúde e enfermidade em perspectivas plurais

DATAS: 21 e 22 de novembro de 2019

ONDE: Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
Auditório do CEHUS (Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagens). Universidade Federal de Pelotas – UFPel. R. Cel. Alberto Rosa, 117. Centro. Pelotas – Rio Grande do Sul

INSCRIÇÕES:

Ouvintes: até o 1º dia do evento, se houver vagas
Apresentadores de trabalhos: até **27 de outubro de 2019**
Valor da inscrição para ouvintes e apresentadores: R$ 30,00

POSSIBILIDADE DE PUBLICAÇÃO – Existe possibilidade de publicação futura de trabalhos apresentados no evento no formato e-book, condicionada ao número de participantes interessados.

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – Mesmo que o tema do Encontro seja “Saúde e Enfermidade em Perspectivas Plurais”, os trabalhos podem ter temas variados, desde que dialoguem com questões que envolvam história e saúde.

Realização: GT História e Saúde (Anpuh-RS), Programa de Pós-Graduação em História da UFPel; Programa de Pós-Graduação Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel
Apoio: Memória e Cultura – Unimed Federação/RS; Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul