O HISALES tem publicado livros com resultados de pesquisas e produções vinculadas ao grupo de pesquisa e também aqueles em parceria com outras instituições que investigam temas afins.
LIVROS DO HISALES
Eliane Peres (Org.)
[livro esgotado – acesse aqui o texto na íntegra]
Do quê lembramos quando recordamos nosso processo de alfabetização? Da professora, da escola, da sala de aula, da infância, dos colegas, das lições, das letras, das gravuras, da cartilha, da merenda, do recreio, dos castigos, das brincadeiras… De tudo isso? De nada disso? O objetivo deste livro é fundamentalmente este: conhecer o que e como as pessoas rememoram sua alfabetização, quais são suas “memórias de alfabetização”. O livro Memórias de Alfabetização, escrito em 2007 e editado pela Seiva Publicações, é resultado de um trabalho coletivo de 23 integrantes do grupo de pesquisa HISALES e apresenta 18 textos com as memórias de alfabetização de diferentes pessoas em “evidência” no campo educacional, cultural, político, religioso ou artístico, em âmbito local, regional e nacional.
…………………………………………………………………………………………………………………
CARTAS DE PROFESSOR@S CARTAS A PROFESSOR@S – ESCRITA EPISTOLAR E EDUCAÇÃO
Eliane Peres & Antônio Maurício Medeiros Alves (Orgs.)
O livro, publicado em 2009, analisa diferentes tipos de cartas escritas ou recebidas por professores e professoras. Consideradas sem prestígio e valor literário ou científico – denominados por Fabre (1993) de “écritures ordinaires”-, mas que circulam abundantemente no cotidiano escolar, as cartas revelam práticas e representações (CHARTIER, 1990) de docentes e discentes, além de indícios da própria cultura escolar, entre outros aspectos. A obra apresenta onze capítulos e foi produzida coletivamente pelo grupo de pesquisa HISALES com o intuito de problematizar, portanto, as “escritas ordinárias” que circulam no cotidiano escolar.
…………………………………………………………………………………………………………………
PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS NO RIO GRANDE DO SUL NOS SÉCULOS XIX E XX
Eliane Peres & Chris de Azevedo Ramil (Orgs.)
Esse livro, publicado em 2018 pela Editora Appris, é composto por seis capítulos que abordam os livros didáticos sob diferentes perspectivas. Há muito a temática da produção didática, da circulação e da utilização dos livros escolares no Rio Grande do Sul estava a merecer uma obra específica que reunisse diferentes pesquisas, sob diferentes abordagens e que cobrisse períodos diversos. É o caso deste livro: da produção à circulação e indícios de usos, do século XIX ao século XX, do fornecimento dos livros aos conteúdos e métodos de ensino, passando pela análise de projetos gráficos e editoriais e de propostas de autores, editores, ilustradores, entre outros profissionais, pelas disputas em torno dos livros etc. Os capítulos da presente obra dão conta da variedade e da pluralidade de possibilidades de abordagem desse artefato cultural que foi – e continua sendo – um dos mais importantes nos processos de escolarização.
Os autores que participam do livro são: Eliane Peres, Chris de Azevedo Ramil, Caroline Braga Michel, Eduardo Arriada, Gabriela Medeiros Nogueira e Antonio Mauricio Medeiros Alves. O prefácio é de Anne Marie Chartier.
Venda do livro: no Hisales e/ou diretamente com os autores (fazer contato prévio via e-mail para solicitar), e também no site da Editora Appris.
Contato das organizadoras do livro: Eliane Peres (eteperes@gmail.com) e Chris Ramil (chrisramil@gmail.com)
…………………………………………………………………………………………………………………
ARQUIVOS PESSOAIS: FONTES POTENCIAIS EM BAÚS ESCONDIDOS
Vania Grim Thies (Org.)
Este livro, organizado e publicado em 2023 pela Editora Criação é o resultado das discussões realizadas na disciplina Seminário Avançado Arquivos Pessoais: sensibilidades pelos estratos do tempo, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Seguindo a metáfora do baú, as autoras foram desafiadas a abrir arquivos pessoais ou institucionais, seus e de outras mulheres, na busca de fontes para problematização do tema, o que acabou motivando a organização da obra que se apresenta. A coletânea conta com prefácio de Eliane Peres, 07 capítulos e posfácio de Maria Teresa Santos Cunha.
A obra está disponível para acesso gratuito. Acesse o e-book aqui.
LIVROS EM PARCERIA COM INSTITUIÇÕES
LIVROS ESCOLARES E ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO BRASIL (SÉCULOS XIX-XX)
Eliane Peres & Elomar Tambara (org.)
Publicado em 2003 pela Seiva Editora e Fapergs, o livro apresenta seis capítulos que abordam questões referentes aos livros didáticos, especialmente às cartilhas de alfabetização e às práticas escolares de leitura e escrita, resultados iniciais do projeto “Cartilhas Escolares: ideários, práticas pedagógicas e editoriais – construção de repertórios analíticos e de conhecimento sobre a história da alfabetização e das cartilhas (MG/RS/MT, 1870-1996)”. Os textos tem autoria de Francisca Izabel Pereira Maciel, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Lázara Nanci de Barros Amâncio, Eliane Peres, Elomar Tambara, Diana Gonçalves Vidal e Isabel de Lourdes Esteves.
…………………………………………………………………………………………………………………
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT – Séc. XIX e XX)
Isabel Cristina Alves da Silva Frade & Francisca Izabel Pereira Maciel (org.)
Esse livro, produzido em 2006, retrata o esforço coletivo do projeto interinstitucional “Cartilhas Escolares: ideários, práticas pedagógicas e editoriais – construção de repertórios analíticos e de conhecimento sobre a história da alfabetização e das cartilhas (MG/RS/MT, 1870-1996)”. Editado com o apoio do CNPQ, Fapemig e do Ceale, o livro foi organizado em quatro partes: as partes I, II e III referem-se à diferentes pesquisas sobre a história da alfabetização, com foco em um impresso específico – as cartilhas escolares – produzidas em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, respectivamente. A parte IV é constituída por um repertório geral de cartilhas, disponíveis em diferentes acervos regionais. Com apresentação de Magda Soares, o livro apresenta nove estudos de autoria de Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Francisca Izabel Pereira Maciel, Eliane Peres, Lazara Nanci de Barros Amâncio e Cancionila Janzkovski Cardoso.
…………………………………………………………………………………………………………………
ESTUDOS DE HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO E DA LEITURA NA ESCOLA
Cleonara Maria Schwartz, Eliane Peres & Isabel Cristina Alves da Silva Frade & (org.)
Editado em 2010 pela Edufes, o livro apresenta novos resultados do projeto “Cartilhas Escolares: ideários, práticas pedagógicas e editoriais – construção de repertórios analíticos e de conhecimento sobre a história da alfabetização e das cartilhas (MG/RS/MT, 1870-1996)” que em sua trajetória foi ampliado a partir da adesão de pesquisadores de mais trás estados brasileiros (ES, RJ e AM). Foram reunidos textos que indicam resultados de estudos de pesquisadores dos seis estados, sobre a história da alfabetização e da leitura na escola, compreendendo os séculos XIX e XX. Ao todo são dez artigos de autoria de Cancionila Janzkovski Cardoso, Carlos Humberto Alves Corrêa, Cecília M. A. Goulart, Cláudia Maria Mendes Gontijo, Cleonara Maria Schwartz, Eleonora Cretton Abílio, Eliane Peres, Fernanda Cristina Campos da Rocha, Francisca Izabel Pereira Maciel, Helenara Facin, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Janaína Soares Martins Lapuente, Lázara Nanci de Barros Amâncio, Lilian Lopes Martin da Silva, Luciana Domingos de Oliveira e Sílvia Cunha Gomes.
…………………………………………………………………………………………………………………
MINHA CASA É MAIOR DO QUE O MUNDO: MEMÓRIAS, SENTIMENTOS E APRENDIZAGENS
Roselusia Teresa de Morais Oliveira, Lisiane Sias Manke & Vania Grim Thies
Este livro, elaborado e publicado em 2020 pela Editora Criação, é uma produção interinstitucional dos grupos de pesquisa Heduca, Hisales e Relicário. Trata-se de um projeto poético-pedagógico para as práticas de ensino e de aprendizagem no Ensino Fundamental. Produzido no momento histórico da pandemia do Covid-19, a obra é um convite para sentir, tocar e habitar o mundo dentro das diferentes casas. O material consta com a apresentação da profa. Dra. Eliane Peres, um prelúdio, duas propostas pedagógicas compostas pela possibilidade de diferentes experiências pedagógicas. As ilustrações foram feitas por crianças de diferentes idades. Consta, ainda, com diferentes fontes e sugestões para consultas. Acesse o e-book aqui.