Início do conteúdo
    Notícias
  • Integrantes do grupo de pesquisa de Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades (GEOTER/UFPel) publicam pesquisa

    Pesquisadores do grupo de Pesquisa GEOTER apresentaram no evento IV Congresso Brasileiro de Organização do Espaço (CBOE) organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os pesquisadores do grupo de Pesquisa GEOTER da Universidade Federal de Pelotas apresentaram o trabalho DA FRONTEIRA ÀS PLATAFORMAS DE EXPORTAÇÃO: A LOGÍSTICA TERRITORIAL DO TRÁFICO DE DROGAS E O PAPEL DA ESTRUTURA PORTUÁRIA NO TERRITÓRIO NACIONAL.

    Resumo do trabalho:

    Considerando o crescimento do crime organizado vinculado ao tráfico de drogas e o papel que o Brasil assume no século XXI, referente ao cenário internacional, é que a presente pesquisa delineia seu objetivo geral, o qual visa analisar a teia de relações estabelecidas no território nacional vinculados ao narcotráfico, buscando compreender o papel que a estrutura portuária brasileira desempenha no sistema territorial do tráfico de drogas. Em termos metodológicos, o trabalho dividiu-se em três etapas: levantamento teórico, análise de dados e discussão dos mesmos. Podemos observar como resultados que múltiplos agentes vinculados ao tráfico de drogas atuam no Brasil, os quais buscam conectar um complexo sistema que objetiva colocar os produtos ilícitos em circulação. Nesta seara, nota-se que a estrutura portuária ganha relevância, transformando-se em plataformas de exportação destes entorpecentes para o mercado internacional, ganhando relevância os portos da Região sudeste e sul. Por fim, podemos compreender que espacialmente o narcotráfico consolida, no contexto atual, corredores e rotas em todas as regiões brasileiras e, ao mesmo tempo, diversifica a sua estrutura buscando estabelecer relações reticulares que culminam com a formação de novas plataformas de exportação.

    Para baixar o artigo, clique em:

  • Integrantes do grupo de pesquisa de Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades (GEOTER/UFPel) publicam artigo sobre a produção (micro)cervejeira no estado do Rio Grande do Sul.

    O artigo intitulado “A produção (micro)cervejeira no estado do Rio Grande do Sul: da decadência produtiva a renovação do setor” foi publicado na Revista Estudos Geográficos da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro.

    O texto ressalta qua a produção (micro)cervejeira no Brasil apresenta-se como um importante setor da economia e, nesse contexto, o estado do Rio Grande do Sul desponta como um dos principais polos produtivos do território nacional.

    O estudo realizado pelo GEOTER teve como objetivo analisar a produção (micro)cervejeira no estado sulino em dois recortes temporais: o primeiro, centrado no processo de estruturação e decadência da produção e, o segundo, denominado de renovação produtiva.

    Para baixar o artigo, clique em:

  • Dia 03/11 às 19H continuamos com a programação do XVII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais com a terceira palestra intitulada “Fronteiras gaúchas: formas, funções processos e estruturas” com a Profª. Dra. Adriana Dorfman.
    – Para saber mais sobre o Seminário de Estudos Urbanos e Regionais e para realizar sua inscrição no evento clique no link
    – A transmissão da palestra ocorrerá pelo nosso canal no Youtube:
  • No dia dia 29 de SET às 19h ocorrerá a live intitulada “Invenção das tradições e cultura gaúcha: Uma análise através do livro O Continente de Érico Veríssimo” com o Prof. Luciano Martins da Rosa (Doutorando no programa de Pós-Graduação em Geografia – UNICAMP)

    – A transmissão ocorrerá em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/GeoTerUFPEL

  •  

    Membro do grupo GeoTer  tem aceite de artigo no X Simpósio Nacional de Geografia da Saúde com a temática “Dimensões Geográficas dos Impactos e Desafios das Pandemias”.  O evento tem como proposta um dialogo sobre a necessidade de se dar continuidade aos debates sobre as crises vivenciadas pela sociedade em 2020 proporcionadas pela pandemia de COVID-19, abordando sobre o desenvolvimento de ações mais eficientes na gestão da saúde pública.

    O artigo foi produzido pelo mestrando Eduardo Schumann, com a orientação do Prof. Dr. Tiaraju Salini Duarte. O pesquisador apresentou o artigo intitulado “As Redes Urbanas e a difusão do SARS-COV-2: Uma Análise da Região de Saúde Sul do Rio Grande do Sul”

    Para acessar o texto, clique abaixo:

  • Covidamos para a nossa live intitulada “Diálogos sobre a prática docente e as condições de trabalho no ensino de Geografia” ocorrerá no dia 5 de agosto às 19h com o Prof. Igor Armindo Rockenbach. A transmissão ocorrerá em nossa página do Facebook Grupo de Pesquisa: Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades

  •  

    Membro do grupo GeoTer  apresentam artigo no I Encontro Nacional da Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo (I EN_ReBECCa) e V Seminário Regional Comércio, Consumo e Cultura nas Cidades (V SRCCC). Ambos os eventos são atividades promovidas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador-Barbalho, sob a coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Cidade, Espaço Urbano e Sustentabilidade Socioespacial (NEP-CEUS) e da Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo (ReBECCa).

    O artigo apresentado foi produzido pelo graduando Yves Pereira de Souza com a orientação do Prof. Dr. Tiaraju Salini Duarte. O artigo intitulado “A sociedade de Consumidores e a Emergência do Consumo Virtual: Uma análise do E-commerce no Brasil no ano de 2020”

    Para baixar, clique na imagem:

     

  • Membros do GeoTer  apresentam artigo no III Congresso Brasileiro de Organização do Espaço (CBOE)

    Membros do grupo GeoTer  apresentam artigo no III Congresso Brasileiro de Organização do Espaço (CBOE) com a temática “Impactos e Mutações no Território Brasileiro: Da Crise Política à Devastação Ambiental no Contexto da Pandemia do Covid-19”  organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro.

    Os artigos foram produzidos pelos mestrandos Antonio Lourence Kila de Queiroz e  Guilherme Augusto Cabreira, com a orientação do Prof.Dr Tiaraju Salini Duarte. Os pesquisadores apresentaram dois artigos “Entre Corpos, Territórios e Significações da Violência : A Retaliação do Corpo Pós-Morte como Símbolo de Poder Dentro Do Sistema Penitenciário Brasileiro”  e “Geopolítica Clássica e sua Relação com o Nazismo: As Justificativas Teóricas/Ideológicas da Política Imperialista do III Reich no Século XX. 

     

    ENTRE CORPOS, TERRITÓRIOS E SIGNIFICAÇÕES DA VIOLÊNCIA: A RETALIAÇÃO DO
    CORPO PÓS-MORTE COMO SÍMBOLO DE PODER DENTRO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO
    BRASILEIRO.

    GEOPOLÍTICA CLÁSSICA E SUA RELAÇÃO COM O NAZISMO: AS JUSTIFICATIVAS
    TEÓRICAS/IDEOLÓGICAS DA POLÍTICA IMPERIALISTA DO III REICH NO SÉCULO XX.

  •       Convidamos a todos/as/es para participarem da nossa primeira live de 2021 com a temática intitulada “As facções e o Sistema Prisional do Rio Grande do Sul” com o pesquisador Eduardo Urrutia.
    Ele possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande e atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal de Pelotas. Exerce a função de Agente Penitenciário, onde desempenhou atividades na Secretaria de Segurança Pública em Porto Alegre. A sua atuação acadêmica é nos seguintes temas: Segurança Pública, Análise Regional, Sistema Prisional e Logística.
                A live ocorrerá no dia 1 JUNHO às 19h aqui em nossa página do facebook Grupo de Pesquisa: Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades
  • Participação em Simpósio Internacional

     

    Pesquisadores do GEOTER publicam artigo no  VII Simpósio Internacional “Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: Saúde, Corpos e Poder na América Latina”. O artigo tem como título: “Por uma cidade que eu possa ter liberdade de ser quem sou: o medo e resistência da população LGBTQIA+ no município de Pelotas”.

    Nele são apresentados os resultados da pesquisa realizada pelo discente Pedro de Moura Alves sobre violência e resistência urbana da comunidade LGBTQIA+, com a orientação do Prof. Dr. Tiaraju Salini Duarte 

    Aos que tiverem interesse, segue o artigo para a leitura.