Início do conteúdo
    Notícias
  • Membros do GeoTer  apresentam artigo no III Congresso Brasileiro de Organização do Espaço (CBOE)

    Membros do grupo GeoTer  apresentam artigo no III Congresso Brasileiro de Organização do Espaço (CBOE) com a temática “Impactos e Mutações no Território Brasileiro: Da Crise Política à Devastação Ambiental no Contexto da Pandemia do Covid-19”  organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro.

    Os artigos foram produzidos pelos mestrandos Antonio Lourence Kila de Queiroz e  Guilherme Augusto Cabreira, com a orientação do Prof.Dr Tiaraju Salini Duarte. Os pesquisadores apresentaram dois artigos “Entre Corpos, Territórios e Significações da Violência : A Retaliação do Corpo Pós-Morte como Símbolo de Poder Dentro Do Sistema Penitenciário Brasileiro”  e “Geopolítica Clássica e sua Relação com o Nazismo: As Justificativas Teóricas/Ideológicas da Política Imperialista do III Reich no Século XX. 

     

    ARTIGO: ENTRE CORPOS, TERRITÓRIOS E SIGNIFICAÇÕES DA VIOLÊNCIA: A RETALIAÇÃO DO
    CORPO PÓS-MORTE COMO SÍMBOLO DE PODER DENTRO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO
    BRASILEIRO.

    GEOPOLÍTICA CLÁSSICA E SUA RELAÇÃO COM O NAZISMO: AS JUSTIFICATIVAS
    TEÓRICAS/IDEOLÓGICAS DA POLÍTICA IMPERIALISTA DO III REICH NO SÉCULO XX.

  •          

             Convidamos a todos/as/es para participarem da nossa primeira live de 2021 com a temática intitulada “As facções e o Sistema Prisional do Rio Grande do Sul” com o pesquisador Eduardo Urrutia.
    Ele possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande e atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal de Pelotas. Exerce a função de Agente Penitenciário, onde desempenhou atividades na Secretaria de Segurança Pública em Porto Alegre. A sua atuação acadêmica é nos seguintes temas: Segurança Pública, Análise Regional, Sistema Prisional e Logística.
                A live ocorrerá no dia 1 JUNHO às 19h aqui em nossa página do facebook Grupo de Pesquisa: Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades
  • Participação em Simpósio Internacional

     

    Pesquisadores do GEOTER publicam artigo no  VII Simpósio Internacional “Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: Saúde, Corpos e Poder na América Latina”. O artigo tem como título: “Por uma cidade que eu possa ter liberdade de ser quem sou: o medo e resistência da população LGBTQIA+ no município de Pelotas”.

    Nele são apresentados os resultados da pesquisa realizada pelo discente Pedro de Moura Alves sobre violência e resistência urbana da comunidade LGBTQIA+.

    Aos que tiverem interesse, segue o artigo para a leitura.

    Artigo – “Por uma cidade que eu possa ter liberdade de ser quem sou”: o medo e resistência da população LGBTQIA+ no município de Pelotas

    Autor: Pedro de Moura Alves; Tiaraju Salini Duarte

  • Publicação na Revista Caminhos de Geografia.

    Pesquisadores do GEOTER publicam artigo na revista Caminhos de Geografia.

    Resumo: “A produção de cerveja no Brasil apresenta-se como uma importante base econômica relacionada a diversos setores. Neste contexto nacional, destacam-se como centros produtores de cerveja a região Sudeste e Sul do território brasileiro. No que tange a região Sul, o estado do Rio Grande do Sul possui o maior número de empresas deste setor. Diante deste contexto, o presente artigo objetiva analisar a produção cervejeira neste estado, desde sua origem no século XIX até sua decadência ao longo da segunda metade do século XX. Pode-se constatar que a produção de cerveja transpassa três períodos: (1) a gênese, relacionada a imigração alemã no inicio do século XIX; (2) a expansão da produção e a passagem de um sistema artesanal/familiar para uma logística industrial no final do século XIX; e, por fim, (3) a decadência da produção com a entrada do capital oriundo da região Sudeste. Após análise dos dados, conclui-se que a produção de cerveja no Rio Grande do Sul passou por diversas fases e, mesmo representando um dos principais pólos produtivos, possui desafios relativos a pensar este setor nos próximos anos”
     
    Clique aqui para abrir:
  • Participação do GeoTer no XXVIII Congresso de Iniciação Científica

    O Grupo de Pesquisa, Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades esteve presente no último dia 24 no XXVIII Congresso de Iniciação Científica. Os membros do GeoTer apresentaram seus artigos para avaliação da banca examinadora, além de serem prestigiados pelo público presente.

    Fotos:

  • Volta das atividades semanais do GeoTer

    Primeira reunião do Grupo de Pesquisa GeoTer: Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades, dando início as atividades no segundo semestre, foi realizada no dia 15 de Agosto. Foi estabelecido o cronograma de atividades do grupo e das possíveis leituras para as primeiras semanas.