Pesquisadores do GEOTER publicam artigo na revista Caminhos de Geografia.

Pesquisadores do GEOTER publicam artigo na revista Caminhos de Geografia.

Resumo: “A produção de cerveja no Brasil apresenta-se como uma importante base econômica relacionada a diversos setores. Neste contexto nacional, destacam-se como centros produtores de cerveja a região Sudeste e Sul do território brasileiro. No que tange a região Sul, o estado do Rio Grande do Sul possui o maior número de empresas deste setor. Diante deste contexto, o presente artigo objetiva analisar a produção cervejeira neste estado, desde sua origem no século XIX até sua decadência ao longo da segunda metade do século XX. Pode-se constatar que a produção de cerveja transpassa três períodos: (1) a gênese, relacionada a imigração alemã no inicio do século XIX; (2) a expansão da produção e a passagem de um sistema artesanal/familiar para uma logística industrial no final do século XIX; e, por fim, (3) a decadência da produção com a entrada do capital oriundo da região Sudeste. Após análise dos dados, conclui-se que a produção de cerveja no Rio Grande do Sul passou por diversas fases e, mesmo representando um dos principais pólos produtivos, possui desafios relativos a pensar este setor nos próximos anos”
 
Link do artigo:

Convite para participar do debate semanal do grupo.

Participação do GeoTer no XXVIII Congresso de Iniciação Científica

O Grupo de Pesquisa, Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades esteve presente no último dia 24 no XXVIII Congresso de Iniciação Científica. Os membros do GeoTer apresentaram seus artigos para avaliação da banca examinadora, além de serem prestigiados pelo público presente.

 

Convite para reunião semanal GeoTer

Convite para reunião semanal do GeoTer

Volta das atividades semanais do GeoTer

Primeira reunião do Grupo de Pesquisa GeoTer: Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades, dando início as atividades no segundo semestre, foi realizada no dia 15 de Agosto. Foi estabelecido o cronograma de atividades do grupo e das possíveis leituras para as primeiras semanas.

Participação no VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia

Membros do grupo de pesquisa recebem aceites para participar do VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia (SEMPGEO)  na modalidade de apresentação oral em formato de banner, o evento ocorrerá entre os dias 8 e 10 de Outubro na Universidade Federal de Pelotas. O evento é organizado anualmente pelo  Programa de Pós  Graduação em Geografia.

Palestra no XV Seminário de Estudos Urbanos e Regionais

Coordenador do Grupo de Pesquisa GeoTer – Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades participou como palestrante no XV Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, sobre a temática de Facções Criminais e a Fronteira Sul.

Participação do grupo no XV Seminário de Estudos Urbanos e Regionais

O grupo GeoTer – Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades participou do XV Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, na modalidade de apresentações orais envolvendo as respectivas pesquisas de cada participante. O evento ocorreu entre os dias 26 e 28 de Junho, organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR) do Departamento de Geografia (DeGeo) do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Reunião do grupo de Pesquisa – GEOTER

No dia 11 de abril ocorreu a reunião do Grupo de Pesquisa – GEOTER, na qual discutiu-se os conceitos de  território e territorialidades.