Integrantes do grupo de pesquisa de Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades (GEOTER/UFPel) publicam artigo sobre a produção (micro)cervejeira no estado do Rio Grande do Sul.
O artigo intitulado “A produção (micro)cervejeira no estado do Rio Grande do Sul: da decadência produtiva a renovação do setor” foi publicado na Revista Estudos Geográficos da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro.
O texto ressalta qua a produção (micro)cervejeira no Brasil apresenta-se como um importante setor da economia e, nesse contexto, o estado do Rio Grande do Sul desponta como um dos principais polos produtivos do território nacional.
O estudo realizado pelo GEOTER teve como objetivo analisar a produção (micro)cervejeira no estado sulino em dois recortes temporais: o primeiro, centrado no processo de estruturação e decadência da produção e, o segundo, denominado de renovação produtiva.
Para baixar o artigo, clique em:
Dia 03/11 às 19H continuamos com a programação do XVII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais com a terceira palestra intitulada “Fronteiras gaúchas: formas, funções processos e estruturas” com a Profª. Dra. Adriana Dorfman.
– Para saber mais sobre o Seminário de Estudos Urbanos e Regionais e para realizar sua inscrição no evento clique no link
No dia dia 29 de SET às 19h ocorrerá a live intitulada “Invenção das tradições e cultura gaúcha: Uma análise através do livro O Continente de Érico Veríssimo” com o Prof. Luciano Martins da Rosa (Doutorando no programa de Pós-Graduação em Geografia – UNICAMP)
Membro do grupo GeoTer tem aceite de artigo no X Simpósio Nacional de Geografia da Saúde com a temática “Dimensões Geográficas dos Impactos e Desafios das Pandemias”. O evento tem como proposta um dialogo sobre a necessidade de se dar continuidade aos debates sobre as crises vivenciadas pela sociedade em 2020 proporcionadas pela pandemia de COVID-19, abordando sobre o desenvolvimento de ações mais eficientes na gestão da saúde pública.
O artigo foi produzido pelo mestrando Eduardo Schumann, com a orientação do Prof. Dr. Tiaraju Salini Duarte. O pesquisador apresentou o artigo intitulado “As Redes Urbanas e a difusão do SARS-COV-2: Uma Análise da Região de Saúde Sul do Rio Grande do Sul”
Para acessar o texto, clique abaixo:
Covidamos para a nossa live intitulada “Diálogos sobre a prática docente e as condições de trabalho no ensino de Geografia” ocorrerá no dia 5 de agosto às 19h com o Prof. Igor Armindo Rockenbach. A transmissão ocorrerá em nossa página do Facebook Grupo de Pesquisa: Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades
Membro do grupo GeoTer apresentam artigo no I Encontro Nacional da Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo (I EN_ReBECCa) e V Seminário Regional Comércio, Consumo e Cultura nas Cidades (V SRCCC). Ambos os eventos são atividades promovidas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador-Barbalho, sob a coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Cidade, Espaço Urbano e Sustentabilidade Socioespacial (NEP-CEUS) e da Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo (ReBECCa).
O artigo apresentado foi produzido pelo graduando Yves Pereira de Souza com a orientação do Prof. Dr. Tiaraju Salini Duarte. O artigo intitulado “A sociedade de Consumidores e a Emergência do Consumo Virtual: Uma análise do E-commerce no Brasil no ano de 2020”
Membros do grupo GeoTer apresentam artigo no III Congresso Brasileiro deOrganização do Espaço (CBOE) com a temática “Impactos e Mutações no Território Brasileiro: Da Crise Política à Devastação Ambiental no Contexto da Pandemia do Covid-19” organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro.
Os artigos foram produzidos pelos mestrandos Antonio Lourence Kila de Queiroz e Guilherme Augusto Cabreira, com a orientação do Prof.Dr Tiaraju Salini Duarte. Os pesquisadores apresentaram dois artigos “Entre Corpos, Territórios e Significações da Violência : A Retaliação do Corpo Pós-Morte como Símbolo de Poder Dentro Do Sistema Penitenciário Brasileiro” e “Geopolítica Clássica e sua Relação com o Nazismo: As Justificativas Teóricas/Ideológicas da Política Imperialista do III Reich no Século XX.
ENTRE CORPOS, TERRITÓRIOS E SIGNIFICAÇÕES DA VIOLÊNCIA: A RETALIAÇÃO DO CORPO PÓS-MORTE COMO SÍMBOLO DE PODER DENTRO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO.
GEOPOLÍTICA CLÁSSICA E SUA RELAÇÃO COM O NAZISMO: AS JUSTIFICATIVAS TEÓRICAS/IDEOLÓGICAS DA POLÍTICA IMPERIALISTA DO III REICH NO SÉCULO XX.
Convidamos a todos/as/es para participarem da nossa primeira live de 2021 com a temática intitulada “As facções e o Sistema Prisional do Rio Grande do Sul” com o pesquisador Eduardo Urrutia.
Ele possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande e atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal de Pelotas. Exerce a função de Agente Penitenciário, onde desempenhou atividades na Secretaria de Segurança Pública em Porto Alegre. A sua atuação acadêmica é nos seguintes temas: Segurança Pública, Análise Regional, Sistema Prisional e Logística.
Pesquisadores do GEOTER publicam artigo no VII Simpósio Internacional “Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas: Saúde, Corpos e Poder na América Latina”. O artigo tem como título: “Por uma cidade que eu possa ter liberdade de ser quem sou: o medo e resistência da população LGBTQIA+ no município de Pelotas”.
Nele são apresentados os resultados da pesquisa realizada pelo discente Pedro de Moura Alves sobre violência e resistência urbana da comunidade LGBTQIA+, com a orientação do Prof. Dr. Tiaraju Salini Duarte
Aos que tiverem interesse, segue o artigo para a leitura.