Início do conteúdo
Projetos de Pesquisa

         

          A constituição da geopolítica enquanto área do saber nos possibilita compreender as diversas formas de projeção das relações de poder no espaço. A geopolítica clássica, neste sentido, constituiu-se como uma forma de pensar as relações de poder tendo como princípio basilar o Estado-Nação. Este pensamento possibilitou que o conhecimento geopolítico viesse a se tornar um receituário para as relações imperialistas no século XIX. Na contracorrente a este raciocínio, surgem no século XXI diversas formas de construir um saber geopolítico que convirja no sentido de estudos contra hegemônicos desta abordagem.

         O objetivo geral do presente projeto de pesquisa é analisar a constituição da geopolítica na atualidade buscando compreender os diversos discursos que constituem a ordem hegemônica e contra hegemônica, bem como a incidência dos mesmos para a formação dos territórios. Partindo deste objetivo, metodologicamente dividimos a pesquisa em três eixos: No primeiro buscamos analisar a geopolítica clássica, com o intuito de compreender, a partir de revisão bibliográfica, as bases do pensamento desta área. No segundo momento será realizado um levantamento acerca da produção geopolítica contemporânea em diversas plataformas de publicação com a intenção de entender as pesquisas que vem sendo realizadas bem como suas matrizes teóricas. Por fim, a partir deste levantamento serão analisados os múltiplos olhares sobre esta área no século XXI e, tendo como base estas discussões, construir um arcabouço teórico acerca de uma geopolítica contra hegemônica.

   

Territórios microcervejeiros no estado do Rio Grande do Sul: uma análise do Circuito Espacial de Produção e do Círculo de Cooperação Econômica.

           A produção cervejeira no Brasil movimenta um significativo mercado, que permeia deste o setor primário até o terciário. Nesta conjuntura o que estrutura-se é a uma crescente dicotomia entre o oligopólio produtivo de cerveja e as microcervejarias, constituindo na atualidade um campo de disputas de mercados e a tentativa de sobrevivência destas ultimas frente a um poder econômico das grandes corporações do setor. Esta problemática evidencia-se ao observarmos o crescente número de empresas deste ramo que são criadas no final do século XX e início do XXI. Constatou-se que existiam aproximadamente 100 cervejarias na década de 1990, totalizando no ano de 2017, o equivalente a 675 estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No contexto de expansão, o estado do Rio Grande do Sul/BR desponta como o líder no setor, possuindo um total de 142 empresas. Nesse sentido, o presente projeto busca analisar os territórios microcervejeiros no estado do Rio Grande do Sul tendo como base as dinâmicas do Circuito Espacial de Produção (CEP) e dos Círculos de Cooperação Econômica (CCE). Em termos metodológicos, dividimos a pesquisa em três etapas. A primeira consiste no levantamento teórico e na construção da pesquisa de campo, sendo está caracterizada por uma revisão bibliográfica que visa analisar as dinâmicas econômicas e sociais vinculadas a construção dos territórios microcervejeiros, com o intuito de construir um roteiro de entrevistas com base no referencial teórico/metodológico dos Circuitos Espaciais de Produção (CEP) e os Círculos de Cooperação no Espaço (CCE).

         A segunda etapa concentra-se na realização do campo empírico, que ocorrerá com base no mapeamento das empresas do estado do Rio Grande do Sul; em seguida serão elencados 20% do total por região para a realização da pesquisa, objetivando a construção de um diagnóstico do setor. A terceira e última etapa metodológica centra-se na sistematização dos dados, tendo como referencial teórico o CEP e CCE em conjunto com a ferramenta de análise textual discursiva. Após a realização das três etapas, será elaborado o relatório final do projeto em conjunto com a publicação dos dados em periódicos, livros e eventos da área. Tem-se como meta apresentar respostas para a estruturação deste setor emergente no Brasil e no Rio Grande do Sul, possibilitando construir um planejamento territorial efetivo para a manutenção das microcervejarias.