Início do conteúdo
Geografia Política e Geopolítica

ARTIGO: DIVERSIDADE E POSSÍVEIS CAMPOS DE PESQUISA EM GEOPOLÍTICA NA GEOGRAFIA BRASILEIRA.

Autores: William Martins Lourenço, Tiaraju Salini Duarte

Resumo: A Geopolítica enquanto área do saber nos possibilita compreender as diversas formas de projeção das relações de poder no espaço. A denominada Geopolítica Clássica, neste sentido, constituiu-se como uma forma de pensar essas tendo como base do Estado-Nação. Na contracorrente surgem no século XXI distintas pesquisas que buscam construir um conhecimento que diversifica as formas de compreender esta área. Neste sentido, o objetivo geral do presente trabalho é analisar o campo de saber da Geopolítica na ciência Geográfica, buscando compreender a constituição e diversidade de pesquisas sobre esta área. Como base empírica utilizamos o repositório de dados da CAPES, tendo como recorte as dissertações e teses publicadas no ano de 2016-17. A
metodologia da pesquisa se divide em: revisão bibliográfica, coleta de dados e análise textual descritiva. Por fim, evidenciou-se que, por mais que existam pesquisas que trabalham o EstadoNação como um pilar, a diversidade de temáticas oriundas desta área constroem na atualidade novos rumos para este conhecimento.

ARTIGO: GUERRA DE CANUDOS (1896 – 1897): DA EMANCIPAÇÃO SERTANEJA A BARBÁRIE PROMOVIDA PELO ESTADO-NAÇÃO.

Autores: Robinson Santos Pinheiro, Tiaraju Salini Duarte

A partir da revisão bibliográfica sobre a biografia de Antônio Conselheiro, a formação de Belo Monte e a Guerra de Canudos, se objetiva teoricamente versar acerca da emancipação sertaneja que culminou num dos maiores conflitos armados no campo brasileiro. Na barbárie denominada Guerra de Canudos (1896 – 1897), de um lado estavam os sertanejos, localizados na cidade de Belo Monte, norte do estado da Bahia, liderados pelo religioso e simpatizante da Monarquia Antônio Conselheiro; e de outro lado estava o Exército, representante do Governo Republicano (1889). De forma geral, o ataque aos sertanejos foi justificado pelo argumento do perigo da Monarquia se reorganizar. Contudo, de fato, o que explica a Guerra foi o interesse de retomada do poder regional por parte de algumas lideranças religiosas, políticas e econômicas; pois a organização de vida em Belo Monte permitiu romper com um sistema que há séculos sufocava os sertanejos: a concentração de terra e de água. A terra e a água tinham o seu uso socializado, o que permitiu a divisão mais justa da riqueza gerada, garantindo melhor qualidade de vida para os sertanejos. Tal fato fez com que Belo Monte, diante à miséria do sertão semiárido, fosse considerada um paraíso terrestre.

ARTIGO: GEOPOLÍTICA E A GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DE PESQUISAS ATRAVÉS DO BANCO DE DADOS DA CAPES NOS ANOS DE 2016 E 2017. AUTORES: WILLIAM MARTINS LOURENÇO; TIARAJU SALINI DUARTE

Para compreender a construção de um discurso geopolítico devemos buscar análises que se centram nas diversas formas de poder que emanam das distintas organizações mundiais. Desta maneira, a Geopolítica nos remete a dimensão e organização política do espaço pelos atores que o compõe e seus variados campos de disputa. Pensar na Geopolítica no contexto atual nos remete a uma análise que busca dar conta de um movimento global intenso, tanto na velocidade como também na fluidez de informações, fronteiras, tecnologias, etc. As transformações no planeta, hoje em grande medida condicionadas ao fluxo de capital e a (in)soberania dos Estados Nacionais, nos remete a compreender as diversas formas de controle espacial. Na era dos processos de globalização que confluem na formação de diversos discursos (hegemônicos e contra hegemônicos), a Geopolítica busca uma reafirmação enquanto campo do saber geográfico.

 

RESUMO EXPANDIDO: A GEOPOLÍTICA: CAMPOS DO SABER HEGEMÔNICOS E CONTRA- HEGEMÔNICOS NA GEOGRAFIA. AUTORES: WILLIAM MARTINS LOURENÇO; TIARAJU SALINI DUARTE.

Para compreender a construção de um discurso geopolítico, devemos buscar análises que centram-se nas diversas formas de poder que emanam das mais distintas organizações sociais em suas múltiplas escalas. Desta maneira, a Geopolítica nos remete a uma dimensão política do espaço, na qual os atores que a compõem estão submersos em variados campos de disputa. A partir desta problemática, o objetivo geral do presente trabalho é analisar a constituição da Geopolítica na ciência geográfica no contexto atual, buscando compreender os diversos discursos que constituem a ordem hegemônica e contra hegemônica deste saber.

RESUMO EXPANDIDO: NEOLIBERALISMO E PRIVATIZAÇÕES: NOTAS PRELIMINARES SOBRE O CASO BRASILEIRO. AUTORES: GUILHERME AUGUSTO CABREIRA; AMÓS JUVÊNCIO PEREIRA DE MOURA; TIARAJU SALINI DUARTE

Autores: Guilherme Augusto Cabreira, Tiaraju Salini Duarte

A década de 1950 marca o período em que o Estado brasileiro emprega esforços substanciais para efetivar seu processo de industrialização, a internacionalização de sua economia e a inserção intensiva e subordinada do país no capitalismo mundial. Para que tais objetivos fossem alcançados, o governo brasileiro, sobre a presidência de João Café Filho, lança em 17 de Janeiro de 1955 a Instrução 113 da Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), iniciativa responsável por orientar o país rumo à sua internacionalização, criando condições institucionais favoráveis ao aporte do capital internacional em território brasileiro.