Integrantes do grupo de pesquisa de Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades (GEOTER/UFPel) publicam pesquisa

Pesquisadores do grupo de Pesquisa GEOTER apresentaram no evento IV Congresso Brasileiro de Organização do Espaço (CBOE) organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os pesquisadores do grupo de Pesquisa GEOTER da Universidade Federal de Pelotas apresentaram o trabalho DA FRONTEIRA ÀS PLATAFORMAS DE EXPORTAÇÃO: A LOGÍSTICA TERRITORIAL DO TRÁFICO DE DROGAS E O PAPEL DA ESTRUTURA PORTUÁRIA NO TERRITÓRIO NACIONAL.

Resumo do trabalho:

Considerando o crescimento do crime organizado vinculado ao tráfico de drogas e o papel que o Brasil assume no século XXI, referente ao cenário internacional, é que a presente pesquisa delineia seu objetivo geral, o qual visa analisar a teia de relações estabelecidas no território nacional vinculados ao narcotráfico, buscando compreender o papel que a estrutura portuária brasileira desempenha no sistema territorial do tráfico de drogas. Em termos metodológicos, o trabalho dividiu-se em três etapas: levantamento teórico, análise de dados e discussão dos mesmos. Podemos observar como resultados que múltiplos agentes vinculados ao tráfico de drogas atuam no Brasil, os quais buscam conectar um complexo sistema que objetiva colocar os produtos ilícitos em circulação. Nesta seara, nota-se que a estrutura portuária ganha relevância, transformando-se em plataformas de exportação destes entorpecentes para o mercado internacional, ganhando relevância os portos da Região sudeste e sul. Por fim, podemos compreender que espacialmente o narcotráfico consolida, no contexto atual, corredores e rotas em todas as regiões brasileiras e, ao mesmo tempo, diversifica a sua estrutura buscando estabelecer relações reticulares que culminam com a formação de novas plataformas de exportação.

Para baixar o artigo, clique em:

Publicado em 01/06/2023, na categoria Notícias.