O Colegiado do Curso de Gestão Ambiental – Bacharelado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) manifesta sua tristeza pelo falecimento do professor Cleiton Stigger […]
Prezados(as) alunos e alunas, A pedido da Coordenação, trago as informações referentes à formatura institucional de 2023/2 fornecidas pela CRA: “1 – O […]
Prezados(as), Encaminho convite para o evento abaixo: Prezados, O Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN) e os Programas de […]
Prezados(as) alunos(as), Informo as principais datas relacionadas ao processo de matrícula para o semestre 2023/2, de acordo com o calendário acadêmico https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendarios-academicos/calendario-academico-2023/ – Período de matrícula […]
2º SEMESTRE SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Fundamentos de Educação Ambiental Sociedade e Meio Ambiente Cartografia Estado, Mercado e Economia do Meio Ambiente […]
No último dia 20 de maio, alunos do curso de Gestão Ambiental (foto) visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Na oportunidade, os alunos interagiram com um espaço de formação e informação, considerando a concepção e dinâmica de participação ativa dos visitantes. O Museu possui coleções científicas nas áreas de Zoologia, Botânica, Paleontologia e Arqueologia, que juntas, compõem um amplo testemunho da biodiversidade e da ocupação humana da Região Sul do Brasil. Exposições interativas, como “Ciência e Cuidado” e “Eletrostática” ganham destaque, contudo o ambiente expõe ainda os conteúdos como “Espaço Wallace”, “Fluidos: Das Células às Estrelas”, “Mamíferos Aquáticos” e “Marcas da Evolução” tornam a visita instigante, estimulante e despertam a criatividade.
De acordo com o prof. Maurício Pinto da Silva – organizador da atividade – entre os 26 alunos participantes, apenas 04 já haviam visitado o Museu, “nesse sentido, a Universidade proporciona oportunidades que parecem simples ou sem significado, contudo são muitas vezes a primeira experiência de viajar em grupo, visitar um lugar e conhecer outras pessoas”. Afirma ainda, considerando seu conteúdo e sua forma interativa, “este lugar deveria ser visitado constantemente, em diferentes oportunidades, sob diferentes perspectivas”, referindo-se aos conteúdos teóricos ministrados em diferentes disciplinas no curso de Gestão Ambiental.
O Museu da PUCRS foi eleito o 9º melhor Museu do Brasil na edição de 2016 da premiação Travellers’ Choice, e classificado como nº.1 entre 228 atrações de Porto Alegre, além disso, figura na lista dos 25 melhores museus da América do Sul com a 17.ª posição.
É com satisfação que vimos por meio deste convidá-los (as) para o Seminário sobre Impactos dos Projetos de Mineração: o que sabemos e o que queremos?, assim como a programação. O seminário ocorrerá nos dias 5 e 6 de Junho em São Lourenço do Sul, no Galpão Crioulo do Camping Municipal.
Além das mesas redondas, haverá, na tarde do dia 6 de junho, discussões em grupos de trabalho, divididos por segmentos da comunidade (docentes, representantes dos municípios/estados, estudantes, comunidade atingida, etc.). A partir destes debates, será construída a Carta de São Lourenço sobre os Impactos dos Projetos de Mineração.
Salientamos a importância deste Seminário e contamos com a participação dos discentes e docentes da Universidade Federal de Pelotas, em especial do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, tanto para ampliação quanto para qualificação do debate, através da troca de saberes e experiencias com base na diversidade natural que compõe a riqueza de nossa região. Para tanto,aproveitamos a ocasião para solicitar divulgação do Evento junto à comunidade acadêmica.
O prazo para trancamento de disciplinas foi prorrogado até dia 29 de maio de 2017.
O expediente externo dia 29/05 será das 13:30 às 20:30.
Informações sobre trancamento de disciplinas:
O aluno poderá realizar o trancamento de disciplinas no período determinado pelo calendário acadêmico (22 – 26/5/2017), obedecido o limite mínimo de 08 créditos estabelecidos para o curso, por semestre/ano. A solicitação de trancamento de disciplina deverá ser realizada na secretaria acadêmica, através do preenchimento de formulário específico para este fim.
Informa-se que no dia 24 de maio de 2017, não haverá expediente na secretaria acadêmica em virtude de paralisação dos servidores técnicos administrativos da UFPel.
A paralisação foi deliberada em assembleia da categoria realizada no dia 16 de maio.
A partir do dia 25 de maio, o atendimento da secretaria acadêmica volta a seu horário normal de funcionamento.
O III Seminário Gestão Ambiental Pública, realizado em Pelotas, entre os dias 17 e 19 de maio, contou com a participação de alunos e professores do curso de Gestão Ambiental da UFPel. Na oportunidade, alunos e professores apresentaram trabalhos, além de contribuírem com mesas de debate e minicursos.
Na oportunidade, a discente Diana Katherine Guerra, da Universidade de Santo Tomás/Colômbia – que esteve em mobilidade internacional na UFPel em 2016 – apresentou os trabalhos “A agenda Brasil/Colômbia e a transnacionalidade da gestão ambiental” e “A alimentação em instituições de ensino: um estudo da política de Brasil e Colômbia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS12”, ambos com a participação de professores e alunos do curso. Ainda sob a orientação do professor Maurício Pinto da Silva o discente Ottoni De Leon apresentou o trabalho “A utilização de um sistema de informação na valoração do meio ambiente”.
De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva, o evento foi um sucesso, e uma excelente oportunidade para disseminar conhecimento e debater a temática da gestão ambiental, além de proporcionar a professores, alunos e pesquisadores da temática ambiental um espaço para apresentação de estudos em desenvolvimento.
A acadêmica Diana Katherine Guerra, da Universidade Santo Tomás, de Villavicencio, na Colômbia, esteve em Pelotas para debater questões ligadas à temática ambiental, por meio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Diana foi aluna intercambista no semestre passado, quando desenvolveu trabalhos junto à comunidade acadêmica da UFPel. A estudante retornou ao município para participar de uma série de atividades ligadas aos frutos desse envolvimento.
Na agenda em Pelotas, Diana foi recebida pelo reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, ministrou palestra, apresentou trabalho no 3º Seminário de Gestão Ambiental Pública -realizado no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) -, visitou o Núcleo de Tecnologias Sociais (TecSol) da UFPel e participou de atividades junto aos colegas da UFPel.
Durante seu intercâmbio, a estudante colombiana cursou disciplinas nas graduações de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental, desenvolvendo estudos nos segmentos de geopolítica ambiental, em parceria com o professor Maurício Pinto da Silva, e políticas alimentares nas instituições de ensino.
Ao receber a acadêmica, o reitor da UFPel falou sobre o papel das universidades nos processos de gestão ambiental pública, que deve ser de protagonismo – a exemplo do que ocorre na cidade de Diana e que ela relatou em sua palestra. Ao mesmo tempo, o dirigente salientou a importância de os intercâmbios gerarem produtos, como é o caso da estudante, que além de publicar trabalhos científicos, compartilha experiências e reforça a união entre os países. “Muitas vezes o intercâmbio fica como uma passagem apenas. Mas pelo perfil e interesse dela, foram gerados produtos dessa relação”, observou Pinto da Silva.
Palestra
Na tarde do dia 16, Diana falou sobre os desafios sociais e ambientais da substituição de veículos de tração animal, processo que está em discussão em Pelotas e pela qual sua cidade, Villavicencio, passou recentemente. O município colombiano tem aproximadamente 400 mil habitantes e características socioambientais semelhantes às pelotenses.
Diana abordou questões ligadas à fauna e resíduos e ainda a situação dos trabalhadores que usam veículos de tração animal e o uso do espaço público. Na Colômbia, a mudança está ligada ao Código Nacional de Trânsito e proíbe, desde 2002, circulação de veículos de tração animal. De acordo com a estudante, um decreto em 2010 determinou a regulamentação disso, com informações sobre adoção de animais, destinação dos veículos, capacitações, entre outros aspectos. Segundo ela, não apenas deve se proibir, mas conscientizar e orientar sobre como fazer essa substituição.
Cine debate: 23/05 às 17:00 no Centro de Integração do Mercosul. Apresentação do filme e após, debate com os produtores.
Exposição fotográfica no sagão do CIM!
“Um Fio de Esperança: Independência ou Guerra no Saara Ocidental” é dirigido por Rodrigo Duque Estrada e Renatho Costa e narra a história de resistência do povo saharaui, que há décadas luta pela independência de seu território – a última colônia africana – da ocupação marroquina. Frustrados com o processo de paz da ONU, os refugiados saharauis não descartam a retomada do conflito armado para recuperar o que é seu por direito.
As coordenações dos cursos CST Gestão Ambiental e Gestão Ambiental Bacharelado informam aos seus alunos os novos procedimentos para solicitação de SEGUNDA CHAMADA DE AVALIAÇÃO – em vigor a partir de 2017/1.
Para solicitar segunda chamada de avaliação o aluno deverá:
– entregar na secretaria do curso devidamente preenchido, assinado dentro do prazo de 72 horas úteis a contar da data da realização da avaliação. Anexando comprovante da justificativa. Em caso de impossibilidade de apresentar comprovante de justificativa, o aluno deverá declarar de próprio punhos os motivos pelos quais não pode realizar a avaliação.
– as solicitações serão apreciadas e deliberadas pela coordenação do curso.
Veja abaixo artigo Regulamento de Ensino de Graduação na Universidade Federal de Pelotas que trata dobre o tema:
– “Art. 68. O discente que, por impedimento legal, doença atestada por serviço médico de saúde ou motivo de força maior, devidamente comprovado, faltar a uma avaliação, poderá realizá-la em outro momento, desde que requeira por escrito ao Colegiado de Curso até 3 (três) dias úteis após a realização da avaliação anterior.”
O aluno poderá realizar o trancamento de disciplinas no período determinado pelo calendário acadêmico (22 – 26/5/2017), obedecido o limite mínimo de 08 créditos estabelecidos para o curso, por semestre/ano. A solicitação de trancamento de disciplina deverá ser realizada na secretaria acadêmica, através do preenchimento de formulário específico para este fim.