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Estrutura Curricular

O PPC é centrado na formação de excelência do estudante para inserção no mercado de trabalho, num processo que tende a atuar entre a teoria e prática sendo o professor facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem, permitindo ao aluno ser efetivamente construtor ativo do seu saber, com foco na realidade da região de inserção da UFPel. A estrutura curricular do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado prevê oito (08) semestres para sua integralização, podendo o aluno concluí-lo em no mínimo oito (08) semestres e no máximo de quatorze (14) semestres.

O currículo é organizado em regime semestral e apresenta competências e habilidades desenvolvidas através de disciplinas estruturadas sobre as bases científicas, tecnológicas e de gestão, ofertadas na modalidade presencial e à distância (EaD), conforme Portaria do MEC nº 1.134, de 10 de outubro de 2016. Nas disciplinas estão previstas atividades práticas, exercícios e visitas técnicas que propiciem uma aproximação do corpo discente com sua futura atuação.

Permeando todas estas fases, a inserção das atividades optativas oportunizam a flexibilização do currículo para sua integralização, bem como ocorre nas atividades complementares, no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) e, também é possível, em alguns estágios. As atividades complementares é o que têm o melhor caráter de flexibilizar o currículo, incentivando o protagonismo dos estudantes, pois considera o aproveitamento de conhecimentos e de experiências vivenciadas pelos acadêmicos, em estudos e/ou práticas, como ações de pesquisa, ensino, extensão etc.

Para atender à legislação vigente das DCN para Educação das Relações Étnico Raciais: Lei 10.639/2003 e ao Parecer CNE/CP 3/2004, o PPC aborda o tema ao longo do curso, atendendo a transversalidade em interdisciplinaridade, nas disciplinas: Sociedade e Meio Ambiente, Temas Éticos e Culturais do Ambiente, Política Ambiental Brasileira e Legislação Ambiental, como pode ser observado em suas ementas.

Da mesma forma, a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA – Lei nº 9.795/1999, Decreto nº. 4.281/2002, estão contempladas ao longo do curso, atendendo a transversalidade em interdisciplinaridade, nas diferentes disciplinas formativas.


» PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) – 2023:

PPC – Gestão Ambiental (Bach.) – 2023